Conheça os tipos de métricas e como elas auxiliam o seu negócio!

Métricas

Métricas são formas diferentes de mensuração de resultados dentro do marketing digital, capazes de mostrar de forma pontual o resultado de ações, erros e também ideias de soluções para tais problemas, garantindo sempre um ponto positivo para a empresa.

Ao longo deste conteúdo, entenda mais sobre o que são essas métricas, quais seus benefícios e os principais tipos de análise que você pode começar hoje na sua empresa.

O que são métricas?

Fortemente utilizadas no marketing digital, métricas são formas de verificação e análise de resultados de estratégias digitais, capazes de traduzir a potencialidade de campanhas e também verificar possíveis erros e soluções.

Basicamente as métricas servem para que o trabalho que está sendo realizado por uma equipe de marketing ou comercial seja verificado em seu todo, considerando se tudo o que foi colocado em prática surtiu efeito ou alcançou o objetivo esperado.

Por exemplo, se a equipe de marketing de uma empresa de projeto de paisagismo de alto padrão colocou um projeto novo nas redes sociais, com o objetivo de trazer cada vez mais clientes para o negócio, é interessante que um acompanhamento seja feito.

Nesse caso, ao concluir a campanha, isto é, ao veicular a comunicação após as datas sugeridas para finalização do investimento de anúncios, é interessante que seja feita uma verificação quanto às pessoas atingidas, buscando entender os resultados.

Quase sempre, em campanhas de marketing, empresas investem pesado na divulgação de informações, e isso é um fator considerado para que seja feita uma investigação completa, mostrando se o público certo foi atingido, a linguagem funcionou, dentre outras situações.

Outro fator relevante dentro da análise de métricas de campanhas é verificar se o investimento feito valeu o número de clientes fechados pela marca. Uma empresa de, por exemplo, projeto de instalações elétricas pode ter tido mais curtidas do que vendas em um mês.

Nesses casos, o mais interessante é analisar ponto a ponto, compreendendo que nem sempre curtidas e compartilhamentos, ou qualquer outro tipo de manifestação positiva digitalmente vale como uma métrica positiva.

É por isso que profissionais que utilizam métricas para mensurar resultados quase sempre conseguem encontrar os erros por dentro de todo o processo. Conforme o exemplo acima, o que será que fez o público curtir as publicações, mas não comprar o produto?

Será que houve uma boa comunicação, aliada a um bom design e uma boa escrita de redação que está induzindo a pessoa a procurar a solução de seus problemas, e não apenas dar relevância a uma postagem em uma rede social?

Da mesma forma que costumamos fazer uma avaliação de imóvel residencial antes e depois de nos mudarmos, é preciso se dedicar às análises de métricas, que muitas vezes nos dizem claramente o que existe de errado com nosso negócio.

Conheça os benefícios desses indicadores

É compreensível que uma análise de qualidade nos resultados de uma empresa, sejam eles satisfatórios ou negativos, em um olhar um pouco menos aprofundado, podem guiar estratégias para o descobrimento de novas oportunidades.

As métricas têm esse potencial, justamente porque se baseiam em resultados de atitudes determinadas, e não em um todo. É como se elas verificassem o sucesso de uma música não a partir da voz de um cantor, mas pela divulgação do álbum ao público.

Entende abaixo algumas das muitas vantagens de utilizar esses indicadores dentro do planejamento e construção de estratégias da sua empresa.

Implementar melhorias individuais

É entendível que dentro de um processo complexo, quase sempre algumas partes acabem sendo consideradas mais determinantes que as outras. Mesmo assim, todas são importantes e devem ser consideradas no resultado final a ser descoberto.

A mesma situação acontece quando estudamos métricas resultantes desses processos. Cada parte deve ser altamente estudada, para que possíveis erros possam ser consertados, assim como acertos, de modo que sejam amplamente compartilhados.

Esse compartilhamento de pontos positivos quase sempre ajuda a melhorar trabalhos individuais, fazendo com que as pessoas responsáveis pelo processo se sintam mais donas do negócio, incentivadas a arriscar e melhorar ainda mais.

Essa também é uma ótima vantagem para aqueles que precisam implementar melhorias, já que a análise cobre todas as áreas, e acaba dando atenção aos pontos que quase sempre passam batido, por exemplo, empresas de instalações elétricas em uma startup.

Nesse exemplo ilustrativo, podemos entender que para o pleno funcionamento do negócio é preciso ter entendimento que os contratos com empresa que fornece instalações elétricas estão em pleno funcionamento e não apresentam riscos para o cliente.

Caso seja verificado algum tipo de empecilho, é interessante que esses itens sejam revisados, antes mesmo que algo possa acontecer e atrapalhar o desenvolvimento de trabalhos dessa empresa de tecnologia.

Conduzir as estratégias da empresa

Boas estratégias de comunicação surgem da análise de métricas, que ajudam a decifrar onde está sendo feito um trabalho ameno e onde estão sendo vistos resultados bons, que podem servir de exemplo para outras ações.

Em uma empresa de manutenção de portão automático, por exemplo, uma campanha nas redes sociais mostrou que mídias com colaboradores contando histórias engraçadas dentro do trabalho trouxeram mais clientes fiéis e engajados nas redes e fora delas.

Quase todo o dinheiro investido em anúncios teve efeito positivo nessa campanha específica, mostrando que esse é um ótimo conteúdo para ser impulsionado pela rede. Dessa forma, uma nova estratégia, por meio de métricas, foi criada na companhia.

Podemos entender, então, que a plena análise dos resultados pode fazer com que novas ideias e ações dentro de uma empresa surjam, trazendo maiores efeitos, já que sua ação já foi previamente comprovada em outros resultados.

Influência nas tomadas de decisões

Por exemplo, está com dúvida de implementar uma nova forma de divulgar um novo serviço na venda de motor para porta automática em uma empresa de aparelhos hidráulicos? Verifique as métricas de suas comunicações passadas e encontre a resposta para essa ação.

Um dos principais fatores trazidos com a análise de métricas é entender se uma ação tem potencial para ser realizada, visto que dados de tentativas anteriores ou até mesmo campanhas similares mostraram bons resultados.

Quanto mais informações, dados e métricas positivas você tiver para comprovar o bom uso de uma ideia comunicacional dentro do marketing, com certeza mais chances você terá de trazer sucesso para aquela sua ação, mesmo que ela seja inédita em termos gerais.

Validam os investimentos

Dentro de empresas de marketing, e por meio de trabalhos de análise de métricas, é possível comprovar a usabilidade e o investimento em ferramentas diversas, que são apostas de profissionais para melhores resultados dentro do setor.

Por exemplo, uma empresa de marketing que trabalha para uma loja de estruturas metálicas tem como ideia implementar uma ferramenta de disparo de e-mail marketing, que também funciona como análise de resultados.

A partir da compra dessa ferramenta foi possível verificar, em pelo menos três meses de trabalho, um aumento considerável dos leads daquela companhia, ou seja, das pessoas interessadas em fechar negócio, que esperam apenas contato por outros meios.

O investimento deu certo neste caso, pois as compras acabaram cobrindo o valor da ferramenta, um resultado que auxilia na implementação de maiores ações dessa equipe e também justifica a eficiência de trabalho desses profissionais.

Entenda quais são as principais métricas

As principais métricas que podem ser utilizadas na sua empresa, não somente para verificar ações de marketing, mas também para analisar o decorrer dos trabalhos comerciais de uma empresa, são das mais diversas, dentre elas, as mais conhecidas são:

  • ROI;
  • Domain Authority;
  • Taxa de conversão;
  • Bounce Rate.

A primeira, ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma das principais formas de verificar se o que você investiu em uma plataforma de comunicação voltou para a sua empresa em forma de interesse de seu cliente, geralmente o comprador de um produto.

A Domain Authority, ou autoridade de domínio, tem como principal função apontar o quanto um determinado site ou e-commerce está tendo popularidade entre os usuários online, justificando então se o investimento em marketing de conteúdo está satisfatório.

Taxa de conversão é uma das formas mais interessantes de saber quantas pessoas foram impactadas por uma campanha de marketing, e quantas dentre essas realmente resolveram investir na compra ou aquisição de um serviço.

Já o Bounce Rate, conhecido como taxa de rejeição, mostra quantas pessoas estiveram online no seu site, e quais partes elas mais gostaram. Em um site de construção, por exemplo, usuários podem ter ficado mais interessados em linha de vida para telhado.

Conclusão

Ao longo do texto você entendeu um pouco mais sobre como as métricas em campanhas de marketing digital são importantes para o desenvolvimento de ideias mais interessantes para uma empresa, que podem trazer oportunidades infinitas para o negócio.

Comece já a implementar a prática que você mais acha eficiente e veja seus resultados mudaram positivamente!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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