Conheça melhor o Marketing 3.0 para pequenas empresas

Conheça melhor o Marketing 3.0 para pequenas empresas

Como os conceitos do marketing 3.0 podem fazer sua empresa crescer

O mercado está em constante transformação, e para atrair o consumidor atual é necessário se atualizar, mais do que nunca. Aprenda então como aplicar os conceitos do Marketing 3.0 para pequenas empresas.

Mas, afinal, o que é o Marketing 3.0? Na verdade, o termo foi criado por Philip Kotler no livro Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser HumanoA grosso modo, o livro trata da premissa que o marketing muda e evolui como tudo no mundo dos negócios e da tecnologia.

Podemos dizer que, antigamente, as mensagens de marketing chegavam a um público mais passivo. Os meios de comunicação de massa, como a TV, mídia impressa e o rádio faziam com que a mensagem apenas chegasse ao consumidor, sem que este tivesse a possibilidade de reagir imediatamente.

Entretanto, o marketing foi se transformando em uma ferramenta de comunicação interativa, cada vez mais medida pelo envolvimento e engajamento do público.

Mesmo considerando a Internet ,os cliques, impressões e taxas de abertura de e-mail não são mais o que contam. A capacidade das mensagens gerarem interações e engajamento são o novo valor da atividade de marketing. O novo marketing é holístico e se concentra  na mente, na alma, nas emoções e no corpo do consumidor. 

As empresas que alavancam o Marketing 3.0 tem vantagem, porque podem vender seus produtos ou serviços como parte de uma missão maior, com real impacto social.

Uma grande vantagem do Marketing 3.0, é que suas ações são realmente democráticas. Ele pode ser feito tanto para grandes organizações, como para pequenas empresas. 

Antes, anunciar na TV, por exemplo, era para poucos. O novo marketing faz com que todos possam disputar espaço no coração e na mente do consumidor.

O Marketing 3.0 também tem 10 mandamentos 

Philip Kotler  diz que o Marketing 3.0 tem dez regras. Aqui vão elas:

  • Trate seus clientes com carinho e seus concorrentes com respeito
  • Esteja sempre pronto para transformação e mudança
  • Deixe seus valores claros e seja firme em relação a eles
  • Concentre-se no segmento que pode lhe proporcionar os maiores benefícios.
  • Pratique um preço justo que possa transmitir a sua qualidade
  • Ajude os clientes em potencial a se conectarem com sua empresa e seus produtos
  • Veja seus clientes como seus consumidores para toda a vida
  • Toda a empresa é um serviço. Isso, porque cada produto está vinculado a um serviço
  • Melhore o seus processos de negócios todos os dias
  • Considere vários aspectos e informações, não apenas relacionados a finanças, antes de tomar uma decisão

Como o marketing 3.0 para pequenas empresas pode ser eficaz

Acredite. Grande parte das empresas no mundo ainda não tratam o marketing com a importância que ele merece. Mesmo empresas poderosas, às vezes não percebem o quão rápido as transformações estão acontecendo.

Todos os negócios são dinâmicos e mudam ao longo do tempo. Cada vez os mercados estão mais competitivos e, especialmente aqui no Brasil, empreender é uma luta constante.

As empresas que sobrevivem são as inquietas, que mudam sempre para melhor atender às necessidades e demandas dos seus consumidores.

Breve histórico das transformações no marketing

Para entender melhor como o marketing tornou-se 3.0, é importante entender como a atividade mudou ao longo do tempo.

Anos 50 (pós-Segunda Guerra Mundial)

O marketing era focado no ciclo de vida do produto. Coisas como imagem de marca, segmentação de mercado e auditorias de marketing foram as ferramentas mais importantes para as empresas.

Anos 60 (Crescimento)

O marketing começou a amadurecer e desenvolveu coisas como os quatro P’s de marketing (preço, produto, promoção, praça). Isso ajudou as empresas a direcionar os consumidores de maneira mais eficaz. Porém, a maioria ainda focava em estilos de vida e características dos produtos.

Anos 70 (Disruptivo)

As organizações de marketing começaram a ficar mais inteligentes. Em vez de marketing de massa, muitos começaram a usar técnicas de segmentação e posicionamento. As marcas começaram a ser mais estratégicas e alavancar os aspectos sociais do marketing.

Anos 80 (Big Marketing)

Surgiram as campanhas de marketing em larga escala e globais. As técnicas de marketing direto cresceram exponencialmente e o marketing de relacionamento com o cliente tornou-se o foco de muitas marcas.

Anos 90 (Direcionado)

Com a explosão da Internet, muitas marcas começaram a usar pela primeira vez campanhas de marketing visando o consumidor de forma personalizada. 

Surge o e-commerce, permitindo que as empresas abordem níveis emocionais e experimentais, pois os consumidores passam a ser segmentados com mais eficiência.

Anos 2000 (ROI)

À medida em que o marketing e a tecnologia se tornaram mais comuns nas organizações, as marcas começaram trabalhar sob a perspectiva do retorno do investimento (ROI). Coisas como valor da marca, valor do cliente, mídias sociais e responsabilidade social se tornaram mais comuns. 

Como o Marketing 3.0 pode ajudar sua marca

O Marketing 3.0 é impulsionado pela interação do cliente e pelas relações do consumidor com a marca.

Por exemplo, veículos híbridos não são vendidos apenas como formas de economizar combustível, mas sim como formas de contribuir para a gestão ambiental global.

A ideia central é entender como os consumidores se sentem em relação à marca, e não necessariamente do que eles precisam. 

O Marketing 3.0 para pequenas empresas atende às necessidades emocionais dos consumidores, conectando-se fortemente ao público e olhando para as pessoas como indivíduos, em vez de simples segmentos de mercado.

Quer fazer sua empresa vender mais usando marketing digital? Então, siga sempre o blog da Control F5.

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