Neste ano, o Congresso Mundial Mobile reuniu especialistas do mundo todo e as maiores empresas da área para apresentarem as novidades no setor de dispositivos telefônicos móveis e as novas tendências para esse mercado. O evento aconteceu em Barcelona e, a partir de agora, você confere tudo o que rolou no congresso!
Lançamentos Mobile
O congresso mundial mobile, normalmente, é visto como uma grande oportunidade para as grandes marcas apresentarem lançamentos, mas esse ano, por mais inacreditável que pareça, não foi isso o que aconteceu. Os fabricantes HTC, Motorola, LG e Huawei, dos quais todos aguardavam alguma novidade, não vieram com nenhum modelo novo, o que surpreendeu os participantes.
Porém, enquanto as empresas citadas acima não lançaram novos dispositivos móveis, a gigante Samsung aproveitou e expôs ao mundo a versão mais atual do Samsung Galaxy: o S9. A versão anterior já vendeu quase 40 milhões de aparelhos e espera-se que o Galaxy S9 consiga quebrar esse recorde.
Conheça algumas melhorias que o Galaxy S9 traz:
-
- resolução melhorada
-
- tela com detalhes mais trabalhados
-
- processador avançado
- sensores da câmera com maior qualidade
E para não dizer que foi somente a Samsung que apresentou a novidade, a fabricante finlandesa Nokia trouxe ao público o aparelho 8110, o qual é amarelo e já vem com aplicativos mais utilizados como o Facebook, por exemplo.
Internet 5G: um dos pontos de destaque
Além dos lançamentos, algo que chamou e muito à atenção no Congresso Mundial Mobile 2018 foi o debate a respeito da internet 5G, muito mais rápida em se tratando de navegar pela web utilizando dados móveis e conectando em menor tempo (nessa tecnologia a banda pode chegar a 20 Gbps!). Tudo indica que, em breve, a internet 5G estará disponível nos computadores da fabricante Intel e, posteriormente, nos celulares, smartphones, iphones e demais dispositivos mobile.
Aos que estão se perguntando quando será esse “em breve”, o prazo esperado é em menos de 2 anos, isso em se tratando da distribuição mundial. Em diversas cidades dos EUA, a internet 5G já poderá ser utilizada neste ano de acordo com a Sprint, uma das principais operadoras de telefonia móvel da América do Norte. No final do ano, essa tecnologia já estará disponível por quase todo o país.
O que tudo isso significa
Diante de tantas novidades e da tecnologia, que não para de avançar, uma coisa é certa: com a velocidade de conexão melhorada (5G) e interfaces mobile cada dia mais otimizadas, o número de downloads de aplicativos só tende a aumentar. Se a internet 4G permite baixar um app leve em apenas 1 minuto, com a rede de dados 5G, usuários do mundo todo poderão baixar apps em questão de segundos.
Outro ponto importante é que tanto a capacidade de armazenamento interno quanto online (nuvem) também tem sido aprimorada e, com isso, os dispositivos móveis tendem a rodar diversos aplicativos, incluindo os mais pesados, de modo rápido e sem travar.
Para maiores informações sobre o Congresso Mundial Mobile, acesse o site oficial clicando aqui (em inglês).