Facebook Stories: Você e sua empresa ainda vão usar
Em um passado não tão distante, o Feed de Notícias foi uma das inovações da marca Facebook. Lançado em 2006, tornou-se o local ideal para as pessoas compartilharem novidades sobre seu dia-a-dia e acompanharem o conteúdo das marcas que seguiam. Porém, se é fato que tudo muda, no mundo digital o passo das inovações é frenético. O Facebook agora pretende impulsionar cada vez mais seu formato de Facebook Stories, deixando o Feed de Notícias em segundo plano. E acredite: isso vai também afetar a comunicação das empresas com seus clientes.
Nos últimos dois anos, o Facebook vem travando diversas batalhas: problemas de quebra de privacidade, de disseminação das “fake news” e sofrendo uma grande queda de usuários que postem conteúdo original (fotos, vídeos, atualizações de status). Inclusive, Mark Zuckerberg, fundador da rede, admitiu em própria sua página no início deste ano que “Recentemente, obtivemos feedback de nossa comunidade de que o conteúdo público — postagens de empresas, marcas e mídia, está excluindo os momentos pessoais que nos conectam mais uns com os outros”.
Quando o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique investigou quais fatores podem matar uma rede social, descobriram que quando os vínculos entre os próprios usuários não são fortes, também não há relação duradoura entre os usuários e a rede. O estudo também descobriu que, à medida em que as redes crescem, elas tornam-se mais desorganizadas. Assim, os conteúdos mais relevantes das pessoas mais próximas acabam perdidos. Este é definitivamente o caso do Facebook. E este foi um fator-chave na decisão da empresa de ter mudado o Feed de Notícias, concentrando-se mais em atualizações de pessoas e não de marcas.
O surgimento do formato Stories e a entrada tardia do Facebook
Várias plataformas têm apostado nas Stories. O Snapchat foi o pioneiro na criação do formato em 2013. O Stories só vem se fortalecendo e deverá em breve tornar-se um dos formatos mais populares de conteúdo nas redes sociais.
Em sua conferência anual, Chris Cox — diretor de produtos do Facebook, também observou que o formato de Stories está no caminho para superar os Feeds. Ele disse que o Stories provavelmente será a principal forma de as pessoas compartilharem conteúdos com seus amigos também no Facebook.
O Facebook já vem fazendo diversos avanços em direção ao aumento de conteúdo no formato Stories. No campo de postagens, já disponibiliza acesso direto à câmera, tanto para fotos como para conteúdo ao vivo (Lives), criou um bloco de visualização de Stories acima do Feed (semelhante ao Instagram) e dá opção de compartilhamento de conteúdo na linha no Feed ou apenas no Stories. A plataforma está constantemente executando testes e experiências no intuito de familiarizar cada vez mais sua base de usuários com o Facebook Stories.
O Facebook Stories e a sua empresa
Atualmente, muitas pessoas ainda têm resistência ao formato do Facebook Stories. Mas, de acordo com as tendências, você deve começar a se preparar para aprender a criar seus Stories no Facebook. E, mais do que isso: Sua empresa também deve começar a focar sua estratégia de conteúdo no Facebook Stories.
Estranho? Não. Veja que milhares de empresas já usam o Stories do Instagram em larga escala, obtendo resultados bastante positivos. O Facebook, muitas vezes abrange nichos de consumidores diferentes do Instagram, Então, porque não considerar o Facebook Stories para alcançar outros públicos interessados em seu produto? Então, veja 4 maneiras pelas quais você pode começar a usar o Facebook Stories para o seu negócio, e garantir que esteja no caminho da próxima grande onda da mídia social:
1. Leve seu público para os seus bastidores: Os Stories oferecem uma maneira perfeita de compartilhar conteúdo autêntico não-filtrado com seu público. Por exemplo: uma agência de publicidade pode utilizar o Stories para fornecer uma visão geral do que está acontecendo no seu dia-a-dia, em tempo real. Pode mostrar a equipe indo até uma reunião com o cliente, trabalhado na aprovação de uma nova campanha, etc. O jornal inglês The Guardian vem utilizando bastante o Stories. O jornal apurou que a publicação deste conteúdo “menos polido” apresentou um desempenho melhor do que os vídeos altamente produzidos. Então, você não precisa se preocupar com a alta qualidade da produção do seu conteúdo. Basta focar na criação de uma narrativa atraente.
O público busca narrativas interessantes, sem tanta produção
2. Cross-post entre o Instagram e o Facebook: Se sua conta do Instagram é vinculada à sua página do Facebook, pode postar um mesmo conteúdo rapidamente nas duas plataformas. Postar conteúdos iguais no Instagram e no Facebook pode não ser a melhor estratégia de longo prazo, já que o público em cada plataforma pode preferir conteúdos diferentes. Mas pode ser uma ótima maneira de entender um pouco mais sobre o que seu público gosta ou não em cada plataforma.
3. Experiência com Stories Ads: Stories Ads são outra forma de anúncios do Facebook e permitem que as marcas compartilhem publicidade em forma de imagens ou pequenos vídeos.
4. Compartilhar conteúdo gerado pelos usuários: Você pode repostar Stories de outros usuários. Por exemplo, dos seus clientes. Pode pedir para que enviem seu “look do dia” utilizando as roupas que você vende, ou fazendo exercícios utilizando os acessórios esportivos da sua loja. É uma forma de recompensar com credibilidade os clientes que estão em destaque, incentivando mais seguidores a compartilhar conteúdos no Stories.
E você, já compartilha suas novidades no Stories de alguma rede social, ou ainda não se sente à vontade? Então, conte para nós aqui nos comentários. E, continue acompanhando o Blog da Control F5, que traz todos os dias as melhores novidades sobre o mundo do marketing digital.