Como pequenos empreendedores podem se beneficiar com o investimento em marketing?

pequenos empreendedores

Os pequenos empreendedores representam uma parcela significativa da economia brasileira, já que o número de empresas menores só tende a crescer.

Para termos uma ideia, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, as médias e pequenas empresas são responsáveis por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, fora as oportunidades de emprego para várias pessoas.

Em cerca de dez anos, o valor produzido pelos empreendimentos menores quadruplicou, saltando de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões. Atualmente, estima-se que esse montante seja ainda maior.

Não é à toa que o brasileiro é conhecido pelo seu espírito empreendedor. Mesmo em condições adversas, como crises econômicas, as pessoas daqui encontram a força que precisam para abrir um novo negócio e começar a lucrar.

Até por conta disso, é importante ter conhecimento acerca de estratégias de marketing, pois uma boa divulgação e comunicação faz toda a diferença para o sucesso das empresas, evitando a morte precoce de vários estabelecimentos menores.

Por isso, o artigo de hoje vai te ajudar nessa empreitada, mostrando como pequenos empreendedores podem se beneficiar com o investimento em marketing. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

Qual a importância do marketing?

É sabido que o marketing tem uma grande importância nas empresas, já que ele trabalha com a divulgação dos produtos e serviços, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu empreendimento e, desse modo, você possa competir no mercado.

Por exemplo, uma loja de puxadores para móveis em SP pode investir em marketing para compartilhar a sua linha de produtos retrô, totalmente diferenciada e com ótimos preços, para atrair clientes potencialmente interessados.

Sem essa divulgação, é difícil esperar que as pessoas venham até o seu negócio, por puro desconhecimento. Além do mais, a concorrência vai acabar te ultrapassando, pois as pessoas tendem a preferir os empreendimentos que estão em evidência.

No entanto, muitos pequenos empreendedores têm a errônea ideia de que investir em marketing é algo caro e deve ficar restrito somente às grandes empresas.

Porém, com o avanço da internet e a ampliação das mídias, fica cada vez mais fácil (e barato) investir em materiais de divulgação.

Dessa forma, qualquer tipo de empreendimento pode se beneficiar: seja você uma pequena distribuidora de papel de parede ou uma grande multinacional. O que não pode é ficar sem nenhuma estratégia e, consequentemente, ser esquecido pelo mercado.

Quais são as principais vantagens do marketing?

Mais do que aumentar as probabilidades de lucro, o marketing torna a sua empresa conhecida no mercado e contribui para criar uma relação saudável com a audiência. Dessa maneira, a sua marca ganha notoriedade e passa a ser bem vista pelo público.

Os pequenos empreendedores que não possuem investimentos altos para o marketing tradicional, como anúncios televisivos, outdoors, publicidade em impressos, podem optar pela divulgação online.

Hoje em dia, o chamado marketing digital tem conquistado cada vez mais o mercado. Afinal de contas, basta digitarmos por “reforma comercial” na internet, por exemplo, e encontrarmos uma série de empreendimentos especializados no serviço.

A seguir, confira algumas das vantagens do marketing digital para os pequenos empreendedores.

É fácil de mensurar

Uma das características mais notórias do marketing digital é a sua facilidade de mensuração. Ou seja, é possível ter dados precisos a respeito da efetividade de uma campanha, incluindo as visualizações, taxas de cliques, etc.

Isso não ocorre nas estratégias tradicionais. Até porque é difícil mensurar a quantidade de pessoas que viu um banner promocional instalado em uma avenida, por exemplo.

Tendo esses dados em mãos, os pequenos empreendedores conseguem direcionar cada vez mais as suas iniciativas de marketing, contribuindo para construir campanhas mais assertivas e com grandes chances de resultar em vendas.

Tem um alto poder de segmentação

Essa vantagem está diretamente relacionada com a capacidade de mensuração dos dados no marketing digital.

O direcionamento das campanhas diz respeito ao poder de segmentação dos conteúdos, que são feitos para públicos específicos, com a intenção de chamar a atenção de indivíduos que realmente têm interesse na compra.

É aquela velha história: ao invés de sair atirando para todos os lados, o marketing digital dá a chance de mirar no cliente certo.

Até porque as pessoas que se interessam por projetos corporativos, por exemplo, têm um perfil bastante específico, além de necessidades próprias.

Tem campanhas gratuitas

Como dito anteriormente, o marketing digital é muito mais barato que as estratégias tradicionais. Inclusive, muitos empreendedores nem precisam investir dinheiro para começar a divulgar suas empresas.

As redes sociais estão aí para provar isso. A maioria delas é gratuita, como o Facebook e Instagram, com um poder de atração muito grande, já que muitas pessoas utilizam esses canais para encontrar empresas e fazer conexões.

Desse modo, uma fábrica caixa de papelão, por exemplo, pode criar uma fanpage no Facebook e divulgar os seus produtos, investindo somente na criação de materiais.

Mesmo que você não tenha tanto dinheiro para marketing, pode fazer um investimento com um ROI (Retorno sobre Investimento) muito alto.

Oportunidade de educar o público

O marketing digital oferece a oportunidade de educar o público a respeito do seu negócio. Muito disso, deve-se ao trabalho de criação de conteúdos relevantes, que são capazes de mostrar para audiência um pouco mais sobre o nicho de atuação.

Se pensarmos, por exemplo, em um artigo de blog que trata sobre um projeto de decoração com móveis planejados para banheiro, os usuários vão conhecer muito mais sobre o serviço da sua empresa, do que por outro tipo de mídia.

Com isso, as chances de compra aumentam, já que as pessoas tendem a comprar com alguém que conhecem.

Diversificação de materiais

Mesmo para investimentos gratuitos, como em redes sociais, os pequenos empreendedores podem investir em uma diversificação grande de materiais, atingindo diferentes públicos e conquistando os clientes.

Entre alguns tipos de conteúdos compartilhados na internet, temos:

  • Artigos de blogs;
  • Vídeos e fotos nas redes sociais;
  • E-books;
  • Transmissões ao vivo;
  • Entre outros.

Inclusive, é importante ter uma diversificação de materiais para que o seu público não considere os seus canais maçantes.

Assim, uma empresa de reforma de escritório, por exemplo, pode fazer publicações de imagens de seus produtos no Instagram e, ao mesmo tempo, compartilhar vídeos no IGTV  com dicas de construção e decoração.

3 estratégias para pequenos empreendedores

Diante de todas as vantagens do marketing digital, é fácil perceber o quanto essa estratégia tem crescido nos últimos anos e tem ampliado as suas técnicas para os pequenos empreendedores.

No entanto, ainda há dúvidas sobre quais campanhas são mais assertivas. Por esse motivo, separamos algumas dicas de estratégias de marketing digital que podem ajudar o seu pequeno negócio. Confira!

1 – Tenha um site próprio

Pode parecer que não, mas ter um site próprio faz toda a diferença para a sua empresa. Isso porque as pessoas passam a considerar o empreendimento muito mais profissional, além de ser uma forma de concentrar as principais informações do seu negócio.

O site vai funcionar como o cartão de visitas da sua empresa, só que online. Inclusive, diante das possibilidades do comércio eletrônico, com vendas pela internet, muitos empreendedores estão preferindo abrir o seu negócio só no ambiente digital.

Afinal de contas, o investimento na criação de um site é muito menor em comparação com a locação de um espaço, por exemplo.

2 – Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais, como bem sabemos, são muito populares nos dias de hoje e fazem parte dos canais de comunicação mais usados na internet. Por essa razão, estar presente nessas plataformas é garantia de que mais pessoas vão conhecer o seu negócio.

É necessário respeitar as especificidades de cada rede e saber onde o seu público está, para escolher os canais certos de divulgação. Mas é claro, vale a pena estar presente nas plataformas mais populares, como o Facebook e Instagram.

3 – Mande e-mails

O e-mail é considerado a forma mais confiável de falar com os clientes. Por isso, é importante que o seu empreendimento tenha um endereço eletrônico próprio e profissional – nada de misturar com o seu e-mail pessoal.

Dessa forma, você pode manter o contato com os seus consumidores, enviando materiais relevantes, ofertas, entre outros conteúdos para aproximá-los da sua empresa.

Conclusão

Depois desse texto, temos a certeza que você está considerando o investimento em marketing digital para a sua empresa, não é mesmo?

Como vimos, a estratégia é extremamente vantajosa para os pequenos empreendimentos e pode ser a chave do sucesso do seu negócio, ainda mais em um mercado tão exigente e competitivo como o atual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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