Como o Black hat SEO pode prejudicar sua empresa

Como o Black hat SEO pode prejudicar sua empresa

Black Hat SEO: o que não fazer para ranquear no Google

Black hat SEO é um conjunto de práticas utilizadas para melhorar a classificação de um site nos motores de busca (SERP), como o Google.  Parece bom, não? O problema é que, para isso, são usados meios e práticas que violam os termos de serviço dos motores de busca. Assim, em vez de ajudar, o Black hat SEO pode sim prejudicar sua empresa.

A título de curiosidade, o termo Black hat (chapéu preto) originou-se nos filmes de faroeste, para distinguir os “bandidos” dos “mocinhos”. Os mocinhos usavam chapéus brancos, enquanto os “black hats” estavam sempre na cabeça dos vilões. Agora, Black hat virou sinônimo de todo o tipo de ação antiética praticada no mundo virtual. 

É importante entender que, apesar de parecerem atalhos interessantes, as práticas Black hat podem sim prejudicar sua empresa, fazendo, inclusive, que o seu site seja banido dos mecanismos de pesquisa. Isto significa ficar fora do Google, Yahoo Search, Bing e outros. Ou seja, longe das principais fontes de referência de tráfego na Internet. 

Como o Black hat SEO ocorre?

Um princípio simples pode ser adotado para que você avalie se uma tática é ou não Black hat SEO. Pense se, com determinada prática, sua empresa estará agregando valor aos usuários ou aquilo está servindo apenas para os mecanismos de busca verem que você existe?

Se nenhum valor for criado tendo em vista o benefício do usuário, embora o ranqueamento do seu site aumente, suas ações provavelmente serão consideradas Black hat. 

O mesmo questionamento também vale para as práticas de pesquisa pagas. Algumas atividades consideradas como Black hat PPC (pay per click).

Você pode encontrar uma lista de táticas e estratégias consideradas Black hat SEO, nas Diretrizes para Webmasters do Google e do Bing. Veja um resumo delas, publicado pela empresa Resultados Digitais:

  • Keyword stuffing
  • Conteúdo oculto
  • Conteúdo duplicado
  • Cloaking
  • Doorway page (ou gateway page)
  • Linkfarm
  • Private Blog Networks (PBN)
  • Links pagos
  • Blog SPAM
  • SEO negativo

Posso denunciar práticas de não adequadas de SEO no meu site?

Embora possa parecer que sempre o autor do site é o responsável pela utilização do Black hat SEO, isso não é verdade.

Seu site pode ser atacado através de hacks maliciosos, vírus ou campanha de SEO negativo de links de spam. Você também pode ver resultados de spam na web em palavras-chave competitivas em que seu site está classificado. O que você pode fazer, então?

É possível enviar uma denúncia de spam através das Ferramentas do Google para webmasters. Porém, use esse recurso com o devido cuidado. Não denuncie nada e nem ninguém sem ter certeza, já que a falsa comunicação de spam na web também pode ser considerada Black hat SEO e o prejudicado pode ser o autor da denúncia.

Caso seu site tenha sido atacado por meio de um hack, vírus ou malware, solicite uma revisão de malware depois de remover o código malicioso.

Se seu site for alvo de uma campanha SEO negativa de links com spam, use a ferramenta “rejeitar links” que aparece nas Ferramentas do Google para Webmasters, caso não consiga entrar em contato com o webmaster que aponta esses links para seu site e pedir para removê-los.

Se é tão ruim, por que tanta gente faz SEO Black Hat?

É fato que quem adota o Black hat pode sim ter algum sucesso a curto prazo, por conta do aumento do tráfego para o site. Entretanto, as sanções do Google estão ficando cada vez mais sofisticadas e podem levar a efeitos devastadores em seus rankings e tráfego, a longo prazo. 

Pense: quem pode se dar ao luxo de ser desindexado do Google, que conta com centenas de milhões de usuários pesquisando em sua plataforma todos os dias? Então, se você quer construir um negócio com presença digital consistente e duradoura, jamais ceda às práticas Black hat.

Em vez disso, procure utilizar técnicas dentro das diretrizes dos mecanismos de busca. São as chamadas técnicas de White hat SEO. Utilizando técnicas dentro das diretrizes, o trabalho será maior e levará mais tempo para que você atinja boas posições no Google. Mas, certamente, o esforço garante a relevância e solidez do seu trabalho de SEO.

Agora que você já sabe como o Black hat SEO, pode prejudicar sua empresa, é hora de investir em boas técnicas de otimização para o Google. Se você precisar de ajuda, fale com a Control F5. Trabalhamos com otimização SEO para ajudar seu site a obter melhores rankings nos mecanismos de busca. 

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