Como incentivar as compras por impulso em seu site?

impulso

A utilização de anúncios pagos pelos empreendedores no ramo digital tem crescido exponencialmente a cada ano, afinal, o intuito dos comerciantes online é gerar um impulso de compra nos usuários. Até porque essa ação pode render bons lucros.

Ou seja, a intenção é criar neles uma necessidade que antes não existia, para que sintam vontade de efetuar uma compra. Para isso, existem técnicas no marketing digital, além de anúncios pagos, que fazem toda a diferença no momento de vender.

Antes de tudo, vale lembrar que o usuário precisa chegar à sua página e sentir vontade de continuar navegando. Apesar da palavra impulso, o comportamento do cliente precisa acontecer em uma sequência de passos.

Por exemplo, se você está vendendo itens de decoração de natal para loja, provavelmente você vai anunciar em suas redes sociais. Depois disso, o primeiro passo é atrair o público para seu site ou página.

Após a atração do cliente, é necessário e interessante produzir conteúdos a respeito desse tema, afinal, isso também gerará conexão com o usuário. E, ao longo da visita, é bacana criar ações para induzir o impulso da compra.

Dessa forma, faça o visitante de seu site sentir a necessidade imediata de adquirir o boneco inflável personalizado em formato de papai noel, por exemplo, que ele nunca pensou em ter antes.

Para facilitar o entendimento, abaixo vamos estudar melhor referente a essas ações para auxiliar sua marca a ter mais visitas e, consequentemente, compras.

Estratégias para gerar compras por impulso

É possível manipular seus usuários para que eles sintam o desejo repentino de consumir algum produto que você está oferecendo. O segredo é aliar um conjunto de ações que são fundamentais para mexer com o psicológico e emocional das pessoas.

Acredite, com isso você deve ter um aumento significativo das suas vendas de tintas, mesmo que seu público não tenha pensado em pintar a casa, por exemplo. Agora, vamos conhecer essas estratégias:

1 – Promoções relâmpagos

Quem não adora uma promoção relâmpago? Planeje algumas ações desse tipo no e-commerce da sua marca. E, mais importante do que isso, estipule prazos para essa promoção durar.

Aposte também em algumas estratégias, como e-mail marketing ou fluxo de automação. Caso queira ir além, faça publicações na mídia social. Lembre-se, essa promoção precisa chegar na maior quantidade de pessoas possível.

2 – Ofereça frete grátis em compras acima de algum valor

Faça seu cliente se interessar pelo produto e, mais além, ofereça frete grátis se ele levar mais de um item ou se a somatória de um valor compensar para a loja como um todo. Por exemplo, em compras acima de R$100, o frete é grátis.

Assim, o usuário tende a navegar durante mais tempo em busca de acrescentar produtos para não pagar o frete.

Por exemplo: se você trabalha com venda de plantas ornamentais, sabe que isso não é comum e as pessoas não têm, exatamente, a necessidade de comprar. Entretanto, ao se deparar com o frete grátis, é possível que uma súbita vontade invada o consumidor.

3 – Tenha opções diferenciadas de entrega

Ofereça entrega rápida, se possível, no mesmo dia. Isso vai estimular e muito as pessoas a comprarem seu produto por impulso. A vontade de ter é maior do que a razão, que é a de que não precisa.

Essa ação é interessante, pois cada pessoa pode ter uma demanda diferente, e se ela vê que a entrega tem várias opções disponíveis, se sentirá mais impulsionada para comprar.

4 – Aposte nas datas comemorativas

Pesquise os dias do mês que têm alguma data comemorativa, seja o dia do professor, dia da Amazônia, uma campanha de prevenção a alguma doença, não importa o que seja, explore.

As pessoas gostam de saber coisas novas, então, descobrir essas datas é algo que chama atenção, principalmente nas mídias digitais – que, inclusive, são várias.

5 – ‘Aproveite e leve também!’

Essa frase é ótima para e-commerces. Então, pensando nisso, selecione todos os produtos que têm alguma relação com o qual o cliente está vendo e divulgue, de preferência, na mesma página.

Esta estratégia é utilizada por muitos grandes sites de compras pela internet. Por exemplo, o usuário pesquisa por caneca de acrilico personalizada, e logo abaixo o site sugere outros produtos de acrílico.

Essas são estratégias muito utilizadas no e-commerce, para impulsionar as vendas online. Porém, não são as únicas que o marketing digital desenvolveu para melhorar as vendas na sua página ou rede social.

Como dito anteriormente, as pessoas estão consumindo cada vez mais através da internet. Então, é inegável que, se o empreendedor moderno não acompanhar as novidades, ficará para trás.

Gatilhos Mentais: veja como usar

Os gatilhos mentais são utilizados pelo marketing há muitos e muitos anos, ou seja, não é uma técnica nova, muito menos inovadora. Entretanto, o que há de mais fascinante nos gatilhos mentais é que eles ainda funcionam.

Pensando nisso, vamos conhecer os gatilhos mentais mais utilizados nas estratégias de marketing digital para fazermos com que qualquer cliente que chegar à sua página, sinta-se impulsionado a comprar.

Escassez

Este gatilho promete fazer com que seu cliente aja de forma rápida. Faça com que ele acredite que está prestes a perder uma grande oportunidade de ter a melhor consultoria de informatica SP!

As pessoas estão mais propensas a responder aos estímulos ligados à competitividade. Então, utilize este gatilho com:

  • Tempo;
  • Acesso;
  • Promoção;
  • Bônus;
  • Produto

Com isso, muito provavelmente ele vai se sentir impulsionado para realizar a compra naquele momento. Até a qualidade pode entrar nesse jogo do tempo.

Urgência

Fazer com que o seu cliente se sinta frustrado parece uma atitude não muito ortodoxa, mas é com essa frustração que o sentimento de urgência surge. A urgência faz com que as pessoas comprem por impulso, produtos que elas nem estavam pensando em ter.

Mas só de sentir que há urgência, o impulso é gerado. Insistir é o segredo nessa questão. Deixe claro a todo momento que o produto vai acabar. Por exemplo, ofereça software gestão de ativos de TI, mas deixe claro que este serviço só estará disponível naquele momento.

Curiosidade

Publicações que chamam cliques são famosas no mundo do marketing digital – elas são, inclusive, técnicas sofisticadas de persuasão. Neste gatilho, quem será responsável por atrair o público através do tráfego orgânico é o título, ou caça-cliques como são chamados.

Pode ser em uma página de busca ou até mesmo nas redes sociais, os caça-cliques são fundamentais para ativar o gatilho da curiosidade no usuário.

Títulos como “empresa de soluções em TI desenvolve melhor sistema antivírus do mundo”, atraem muito público. Quem é que não quer saber qual o melhor antivírus do mundo e como ele funciona.

Prova Social

Este gatilho mental sempre existiu no mundo das vendas – mesmo antes das redes sociais. Ele se baseia no feedback dos clientes que compraram e se sentiram satisfeitos com seu produto.

Isso transmite qualidade e propriedade sobre aquele determinado item. Hoje esse gatilho faz sucesso no Instagram, por exemplo. Com os recebidos da semana – marcas mandam para os famosos produtos, e eles fazem publicidade falando sobre a qualidade.

Autoridade

Este gatilho é muito útil, pois serve para comprovar a autoridade da sua presença na internet, ou seja, que seu produto tem qualidade e respeito. Dessa forma, outros usuários que pretendem adquirir o produto se interessarão mais.

Inclusive, se você notar qualquer semelhança com o gatilho da prova social é porque estão ligados. Prove que seus produtos são bons e que têm resultados. No marketing, seu papel é provar sua autoridade aos usuários, comprovando a qualidade através de quem usa.

Inimigo em comum

Este gatilho é pouco conhecido, pois é mais utilizado em campanhas políticas e estatais. Basicamente, você vai criar um inimigo em comum com o cliente.

Aqui o interessante é fazê-lo acreditar nas mesmas ideias que as suas, além de significar algumas coisas e provar que o inimigo é dos dois.

Reciprocidade

Deixe o cliente se sentir obrigado a retribuir uma boa ação gerada pela empresa. Este gatilho complementa o gatilho mental sobre a prova social. Muito utilizado no Instagram, por exemplo.

Aqui a dica é: faça algo pelo seu cliente além do marketing e da venda, mande um mimo, uma mensagem agradável, coloque-o nos destaques da página. Faça com que ele sinta que deve retribuir a gentileza de alguma forma.

Prazer x Dor

Ofereça uma solução para o problema do seu cliente. Como dor e prazer são sentimentos genuínos da espécie humana, explorá-los nos gatilhos mentais é genial.

Na hora de montar sua estratégia de marketing, apresente um problema recorrente àquele cliente e, logo após, a solução. Exemplo: “Sua pele continua seca e descamando nos dias frios? Nosso creme hidratante resolverá isso”.

Pois bem, use as estratégias de gatilhos mentais, pois são essenciais para que o marketing funcione da forma correta e faça seus clientes comprarem por impulso.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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