Os meios sociais digitais estão indo cada vez mais além do entretenimento e as empresas têm se atentado para as possibilidades de captar leads nas redes sociais.
Usando estratégias de marketing digital, conquistar novos clientes no Facebook ou no Instagram é uma realidade muito lucrativa nos dias atuais.
De acordo com dados do relatório Global Digital da We Are Social de 2020, o Brasil é o sexto país com mais usuários de redes sociais, sendo em torno de 140 milhões de pessoas.
O relatório Social Media Trends de 2019 da Rock Content mostra que 94,4% das empresas brasileiras mantêm contas em redes sociais.
O que leva à reflexão do que está por trás desses números expressivos. Nesse texto, você vai descobrir qual é a importância da sua empresa ter um perfil relevante nas redes sociais, a definição de leads e dicas para gerá-los por meio das redes sociais.
Por que usar redes sociais para captar leads?
O propósito principal de toda rede social é a comunicação.
Sendo assim, plataformas como Twitter e Facebook são canais de comunicação rápidos e seguros para pessoas em qualquer parte do mundo.
Portanto, é natural que as empresas estejam cada vez mais preocupadas com o seu posicionamento nas redes, sendo aí que entra a captação de leads.
Leads são pessoas que forneceram informações de contato, como o nome, e-mail, número de telefone, à sua empresa em troca de um conteúdo relevante presente no seu site, como:
- E-books;
- Cursos;
- Tutoriais;
- Planilhas;
- Infográficos;
- Webinars.
Essas pessoas já demonstraram interesse no que a sua marca tem a oferecer, mas ainda não o suficiente para concretizar a compra.
Elas se encontram no meio do funil de vendas, ou seja, já não são somente visitantes, mas ainda não se transformaram em clientes.
Nesse contexto, é dever da empresa trabalhar para que os leads captados tenham as informações necessárias para decidir se vão fechar negócio com a marca ou não.
Nos tópicos a seguir, leia sobre a importância de usar as redes sociais no processo de captação de leads.
Identificação com a marca
As páginas de empresas nas redes sociais devem se preocupar em trazer conteúdo que cative a audiência.
Uma empresa de contabilidade agrícola, por exemplo, pode alimentar seu perfil com posts instrutivos sobre a atividade. Assim, quem encontrar a página já vai ter meios de descobrir do que se trata o serviço oferecido.
Essa é a essência da comunicação com o público. Dar os conteúdos que as pessoas procuram é a melhor forma de construir uma clientela fiel que engaja seus posts e conta sempre com seu serviço.
Rapidez no atendimento
Manter um perfil ativo nas redes sociais garante que a empresa atenda às dúvidas dos clientes mais rápido.
Hoje em dia, depender de ligações telefônicas para tirar dúvidas ou resolver problemas não é o mais indicado. A instantaneidade das redes sociais otimiza esse atendimento.
A maior personalização do atendimento digital é outra vantagem importante.
Para empresas de dedetização, por exemplo, ter a possibilidade de conversar com o cliente por aplicativos de mensagem é mais prático do que ligar para ele o dia todo.
Esse contato mais rápido com o cliente facilita a identificação das necessidades e opiniões dele, dados fundamentais para avaliar a eficiência do atendimento.
Imagem de autoridade
Já falamos que um bom perfil nas redes sociais facilita a identificação do público com a marca. A longo prazo, ele também auxilia na construção da autoridade da empresa.
Uma empresa de dedetização escorpião que responde às dúvidas rapidamente e oferece conteúdos relevantes sobre sua atuação está trabalhando para se tornar sinônimo de autoridade no mercado.
As pessoas valorizam empresas com essa postura, pois mostra seriedade e domínio da atividade oferecida.
Resumindo, os perfis nas redes sociais são as vitrines do seu negócio. Se o conteúdo exposto na vitrine for interessante para os clientes em potencial, eles irão entrar no seu site
e progredirão no funil de vendas.
Mais oportunidades de divulgação
Não precisa depender só da estação de rádio da sua cidade ou de panfletos, por exemplo. Muitas redes sociais possuem plataformas de programação e segmentação de anúncios digitais.
Tendo em mãos informações como média de idade e localização dos leads, é possível disparar anúncios com alvo certo.
Assim, as possibilidades de atingir pessoas que vão se interessar pela marca são muito maiores.
Esse tipo de anúncio é indicado para qualquer ramo, desde administradora de condomínios a loja de roupas.
Possibilidade de mensuração de resultados
Mais uma grande vantagem de usar as redes sociais para captação de leads é que muitas delas possuem ferramentas próprias para você analisar o impacto das ações.
Ficar de olho em estatísticas como número de curtidas, número de cliques e quantidade de ações realizadas no site proporciona a você e sua equipe ferramentas para identificar se as estratégias estão dando certo ou não.
Esse é um exemplo de como o marketing digital tem estratégias mais mensuráveis do que o marketing tradicional.
Uma empresa de consultoria tributaria não tem como saber quantas pessoas leram seu panfleto, mas tem acesso ao número de visitantes do seu site.
Agora que você sabe qual é a importância de usar as redes sociais na captação de leads, leia mais sobre dicas para gerar leads com essas ferramentas.
Como gerar leads nas redes sociais
Como qualquer estratégia de marketing digital, usar as redes sociais para gerar leads demanda certos conhecimentos.
Portanto, saiba mais sobre alguns deles nos tópicos a seguir.
Crie suas personas
Persona é um conceito famoso no marketing digital. Enquanto o público-alvo é o público genérico de determinada empresa, a persona é a construção de um cliente ideal fictício.
Essa categorização envolve informações como:
- Nome;
- Classe social;
- Estado civil;
- Hobbies;
- Sonhos;
- Dificuldades;
- Medos.
Esse conceito é fundamental para segmentar o conteúdo das suas redes sociais.
Pois, são informações que auxiliam a identificação do público e consequentemente garantem que as ações realizadas cheguem nos leads mais qualificados.
Suponhamos que um consultório queira divulgar seu plano odontológico na internet.
Definir a persona é o primeiro passo para delinear uma estratégia efetiva, visto que isso ajudará a conhecer o público profundamente, que no caso é o mais importante.
Invista em marketing de conteúdo
As pessoas não querem mais propagandas descontextualizadas. Publicidade vinculada a conteúdos relevantes, como textos, e-books e vídeos, são mais interessantes e surtem mais efeito.
Procure investir em um site ou blog com design atraente e responsividade. Use as redes sociais para atrair tráfego para ele, divulgando posts com uma boa frequência e de maneira atrativa.
Por exemplo, uma empresa de consultoria buscando melhor posicionamento na web pode fazer um post sobre renovação avcb, um conceito novo que certamente chamará a atenção do público.
Explore as ferramentas
Cada rede social tem diversas funcionalidades interessantes à sua disposição. Conhecer as ferramentas é primordial para fazer um ótimo uso dessas plataformas.
O Facebook, por exemplo, permite a criação de grupos voltados a interesses específicos. Frequentar ou criar grupos pode ser uma alternativa eficiente e barata para conhecer seu público mais a fundo.
O Twitter dá a possibilidade de mandar mensagens diretas para as contas que habilitam essa opção. É uma forma mais personalizada de divulgar ofertas e conteúdos.
O YouTube permite transmissões ao vivo. Use essa funcionalidade ao seu favor e organize transmissões de palestras e webinars voltados para o engajamento do seu público.
Faça sorteios
Um método muito popular de divulgar marcas nas redes sociais é fazer sorteios.
Nesse contexto, ações como curtir a página, compartilhar a publicação e marcar dois amigos determinam a participação das pessoas no sorteio.
Existem outras formas de fazer isso privilegiando a captação de leads. A empresa pode criar uma landing page para o sorteio e pedir informações de contato do usuário em troca da participação dele.
Assim, a empresa consegue mais leads de forma menos invasiva.
Conclusão
Portanto, como visto aqui neste texto, as redes sociais vão muito além de plataformas destinadas para o entretenimento.
Elas são determinantes na estratégia de marketing digital de qualquer empresa que procura crescer no mercado de maneira competitiva.
Com elas, é possível se comunicar com clientes em potencial de forma instantânea e efetiva.
As possibilidades de captação de leads por intermédio dessas plataformas são altas. O segredo é a empresa investir em produção de conteúdo que chame a atenção das pessoas.
Faça pesquisas de palavras-chave no Google para descobrir quais são as palavras mais populares em determinadas áreas.
Visto que, se as pessoas estão procurando por AVCB bombeiros, por exemplo, é sinal de que fazer um post de blog sobre isso vai render muitos acessos, caso seu conteúdo engloba essa área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.