Como escolher cores para os anúncios online

Escolher cores para os anúncios online ainda é importante?

No auge da propaganda impressa, era comum ver publicitários extremamente cuidadosos e preocupados com as cores que seriam usadas nos anúncios. Os livros sobre psicologia das cores, como o de Eva Heller, eram muito lidos e considerados bastante importantes. As revistas eram um paraíso para os diretores de arte que, nas grandes campanhas, criavam anúncios de página duplas, encartes, entre outros. Com o advento do marketing digital, aparentemente, a arte na propaganda aparece reduzida em telas de smartphones e, quando muito, laptops. Mas… Escolher corretamente as cores para os anúncios online ainda é importante? Tantos templates, padrões, filtros, tudo parece automatizado. Softwares que criam imagens, bancos de imagens gratuitos, tudo parece já vir pronto.

Mas não se iluda. O trabalho humano de pensar bem na hora escolher cores para os anúncios online continua sendo fundamental. O mais importante é ter objetivos claros ao escolher cada cor. Desencadear uma resposta emocional é o que realmente fará com que o consumidor deseje seu produto.

Ao pensar nas cores para os anúncios online, o principal é escolher quais os sentimentos e sensações que você quer provocar no seu consumidor. Você quer que seu cliente sinta-se relaxado? Ou quer deixá-lo ansioso para comprar? Você quer deixar esta pessoa emocionada? Ou você quer deixar o consumidor com medo? (Pode ser útil, se você vende seguros, por exemplo) Ou você quer que esta pessoa sinta-se mais saudável? 

O principal objetivo da escolha das cores é despertar emoções no consumidor

Uma boa fórmula é pensar em três adjetivos relevantes para o seu anúncio ou produto. Em seguida, tente traduzir estas qualidades em cores. Para facilitar, confira o guia de uso de cores a seguir. Ele é bem simples e direto, para você ter noções gerais bastante úteis para criação de anúncios:

Vermelho: O vermelho é ótimo em chamar atenção. Mas também é agressivo. Tons diferentes de vermelho, mais claros ou escuros, podem suavizar  e torná-lo mais adequado para sua marca. Porém se chamar a atenção é o que conta, o vermelho vivo pode sim ser o mais indicado.

Verde: Tão presente na natureza, o verde é um grande símbolo de saúde, bem-estar, riqueza e crescimento. É por isso que é a cor mais usada em suplementos naturais, como vitaminas e produtos de emagrecimento. O verde se encaixa bem para marcas que tem como objetivo promover o movimento e o progresso.

Azul: A mais calma e tranquila de todas as cores. Veja quantos produtos relacionados à medicina usam azul. Ele provoca emoções de confiança, paz e serenidade. Algo como nadar no mar calmo ou olhar para um céu claro. Quando aparece aliado a outros tons suaves, como branco, consegue potencializar ainda mais estas características. Porém, emparelhado com tons escuros, como preto, pode assumir outra característica. Empresas de tecnologia, por exemplo, que precisam mostrar que suas máquinas são confiáveis. Várias delas ​​costumam usar o azul e preto em seus anúncios.

Como escolher cores para os anúncios online - Mc donalds
As cores vivas causam euforia. As cores calmas provocam confiança e saúde

Amarelo: Brilhante e vivo, o amarelo é a mais feliz e otimista de todas as cores. A mesma coisa acontece com o laranja. Ambos podem dar ao seu anúncio uma sensação de animação e alegria, o que chama a atenção do cliente e faz com que ele se sinta empolgado em relação ao produto.

Roxo: Imponente e rico, o roxo é a cor que melhor promove luxo e requinte. É também uma cor usada para representar inteligência e sabedoria. É um tom altamente sofisticado.

Branco e Preto: O equilíbrio é fundamental no uso de cores para os anúncios online. Quando usamos preto e branco, é preciso tomar cuidado. Em alguns casos, ambos podem ser usados ​​com bom efeito, mas o excesso de qualquer um deles pode prejudicar seu anúncio. Pense em ambos como intensificadores, não como cores principais. Se você precisar fazer um contraste, tente uma escala de cinza. Mas mesmo com o cinza, tenha atenção. Estas cores, se mal aplicadas podem soar tristes e apagadas, tirando o desejo de comprar.

Como escolher cores para os anúncios online - Milka
Ferramentas que ajudam na escolha das cores nos anúncios online

Existem inúmeras ferramentas que ajudam a criar e escolher e analisar cores para os anúncios online. Confira algumas delas.

  1. Color Contrast Analyzer: (extensão do Google Chrome): Esta extensão permite analisar o contraste de cores nas páginas da web. Esta extensão também avalia o texto dentro de imagens e relata quão bem a sua sobreposição de texto pode ser vista. Como escolher cores para os anúncios online - Color Contrast Analyzer
  1. Adobe Color CC: É uma página da Adobe que fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criar variações de até 5 cores por vez. Você pode usar de composições análogas, monocromáticas, tríades, complementares, compostas, variações tonais ou personalizadas.
  2. Photocopa: Esta ferramenta permite gerar paletas de cores com base em qualquer imagem que você enviar. É útil quando você deseja fazer combinações, por exemplo, do seu logotipo com seu banner, entre outras.

Veja também esse infográfico que elaboramos, com algumas cores e seus respectivos “significados”:

Infografico - significado das cores Embora as ferramentas ajudem muito no processo de escolha das cores para os anúncios online, lembre-se que o objetivo principal é despertar as emoções do seu público. Mesmo em meio à tantas tecnologias, os laços afetivos com sua marca é o que determina se seus produtos vão ser ou não os preferidos do seu público. Continue acompanhando o Blog da Control F5. É muito bom ter você todo o dia por aqui, acompanhando as melhores novidades do mundo do marketing digital.

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