Como destacar sua empresa no Instagram?

Instagram

Para que o seu empreendimento tenha sucesso nos dias de hoje segue sendo importante se ter atenção a conceitos de qualidade, preço e distribuição do produto. Por outro lado, também é essencial trabalhar com o Instagram e as redes sociais da sua marca.

Uma relação que passou a se expandir cada vez mais diante a adoção geral do público às plataformas sociais, como um ambiente de interação, de troca de informações e atualmente até mesmo de transações comerciais.

Resultados dos avanços tecnológicos, que facilitaram o acesso aos canais digitais. Principalmente com os aparelhos de celular tornando-se algo indispensável para o usuário moderno, diante a sua praticidade em acessar essas plataformas digitais.

Com uma conexão à internet e um dispositivo que permita esse acesso, um usuário torna-se capaz de pesquisar por um fornecedor de areia na região, pesquisar pelo menor preço disponível e contratar os serviços dessa empresa, para a obra na sua casa.

Tudo através de uma série de cliques mexendo no seu celular, o que hoje pode ser visto também como um computador de bolso, por isso sendo renomeados como smartphones, os telefones inteligentes.

E junto a essas negociações comerciais, disponíveis muitas vezes em endereços próprios dessas empresas, como um site de vendas, existe também a possibilidade de fechar um negócio direto das redes sociais, diante o uso comum dessas plataformas de interação.

Ao enxergar essa possibilidade, que começava a ser explorada pelos próprios usuários com uma disposição própria, os desenvolvedores das mais famosas redes sociais passaram a trabalhar com métodos de pagamento e transferências monetárias dentro de tais sistemas.

Permitindo a uma empresa de cobertura metalica publicar conteúdos relacionados à sua companhia, divulgar o seu catálogo de produtos, e agora também finalizar um pedido de compras direto pelo seu perfil no Instagram, de acordo com as ferramentas da rede.

Mas antes de se aprofundar nessa mudança de paradigma das redes, posicionando-se também como uma plataforma de vendas, é importante destacar o porquê delas terem conquistado tamanha popularidade, permitindo essa abordagem comercial.

A popularidade das redes sociais

A internet representa um universo infinito de conteúdo, o que pode aparecer para o público como algo positivo, demonstrando um grande potencial de crescimento, mas também como algo confuso, sem a existência de um sistema que controle essa imensidão de conteúdo.

Por se portar exatamente como uma resposta a isso, as redes sociais vêm apresentando um crescimento cada vez maior com o público, levando a conta a segmentação do seu perfil de consumo, com diferentes redes de propósitos diferenciados.

Um ambiente que permite a um usuário reunir os tipos de conteúdo aos quais mais o interessam dentro de uma única plataforma, sendo necessário apenas seguir ou curtir os perfis corretos, de acordo com as especificações de cada rede.

Ao acompanhar perfis voltados a temas como alimentação saudável, torna-se mais fácil para mim ter contato com um fornecedor de alimentos sem glúten, ou qualquer entidade ligada à distribuição de produtos naturais.

O que decorre não somente dos anúncios patrocinados, mas também das recomendações sugeridas por essas próprias plataformas, que identificam um perfil similar de consumo entre os seus usuários, criando para eles a melhor experiência possível.

A popularidade das redes sociais também vem do modelo de conteúdo ali presente, com o formato audiovisual conquistando cada vez mais adeptos, ainda mais com a facilidade trazida pelos novos dispositivos móveis, com suas câmeras de última geração.

Uma adaptação adotada pelas próprias plataformas, como o Instagram, que nasceu como uma rede de compartilhamento de imagens, mas que hoje vem apostando mais no formato de vídeo, incluindo-os até mesmo em sua página principal de publicação.

Um conjunto de frequentes adaptações que faz com que essa rede social seja uma das que mais cresce na internet, como uma boa opção tanto para uma empresa de calculo estrutural, na divulgação dos seus serviços, como para um usuário comum.

Como crescer no Instagram?

Se as redes sociais como um todo seguem a crescer exponencialmente, inclusive com o surgimento de novos formatos de conteúdo, como o TikTok e seus vídeos de menor duração, o mesmo acontece com o Instagram, sempre adaptando-se ao cenário.

De acordo com a análise realizada pela agência de pesquisa We Are Social em parceria com a Hootsuite, só no mercado brasileiro o Instagram tem em seu alcance uma média de 110 milhões de usuários no ano de 2021, com tendência a expandir esse número.

Quantidade essa que faz do Instagram a 4ª maior rede social no país, atrás do Youtube (2º), do WhatsApp (3º) e do Facebook (1º). É importante notar que as duas últimas, junto ao Instagram pertencem ao mesmo grupo, chamado hoje de Meta.

E é justamente por causa dessa troca de informações entre as redes que o Instagram vem sempre trazendo novas modalidades de postagens, fazendo com que uma empresa especializada em manutenção predial divulgue os seus serviços de diversas maneiras.

A novidade mais recente nesse sentido é o Instagram Shopping, um recurso que permite às contas de perfil comercial criarem uma vitrine de exibição dos seus produtos, junto da comercialização dos mesmos, com auxílio das transações financeiras digitais.

Com base em todas essas oportunidades comerciais, é cada vez mais chamativo para um empreendedor colocar a sua marca em destaque nessa rede, de forma a não só estar ao alcance de um grande número de usuários, mas também de aproveitar tais oportunidades.

No entanto, é importante se atentar ao fato de que o Instagram é uma rede bastante popular, o que acaba por trazer um grande número de empresas para essas plataformas, todas disputando de forma direta ou indireta a atenção dos usuários ali presentes.

Para garantir que o seu empreendimento tenha êxito dentro desse cenário, é necessário adotar estratégias que destaquem o nome das suas empresas e tudo o que você oferece ao público, a partir de algumas ações.

Responda aos anseios do seu público

Um conceito vindo do marketing tradicional, é sempre importante para uma empresa responder às necessidades da sua audiência, com a oferta de um produto ou serviço que sirva como solução para um problema específico do seu público.

Como uma empresa de porta de aço, que divulga os seus serviços como uma forma de solucionar o problema de segurança em seu bairro, trazendo um produto reforçado que irá garantir a proteção do seu estabelecimento contra possíveis roubos e furtos.

O mesmo deve acontecer no Instagram, em alguns casos até mesmo incentivando a criação de uma necessidade, para assim se apresentar como a melhor opção comercial de resolução. A comunicação incessante das redes pode ajudar a fomentar tal estratégia.

Invista no formato audiovisual

Já foi dito anteriormente sobre como os vídeos vem se tornando um dos formatos mais consumidos nas redes sociais, principalmente pela sua praticidade, tanto de exibição como de produção, com o próprio Instagram apostando cada vez mais nesse modelo.

Logo, para garantir que a sua marca tenha o destaque desejado nessa rede, é essencial que a sua empresa aposte nos formatos de vídeo, mostrando características do produto, curiosidades do setor ou até mesmo uma parceria com produtores de conteúdo.

Use todas as aplicações do Instagram

Um dos motivos pelos quais o Instagram é uma rede social de crescente expansão é a forma com que ela se adapta aos formatos mais consumidos no momento na internet, como houve com a adoção dos vídeos, assim como as suas diferentes aplicações.

Sendo assim, um fornecedor de flores pode usar o seu feed de postagens para divulgar comercialmente o seu produto, enquanto usa os stories para trazer conteúdos mais descontraídos sobre o seu tema de trabalho, atuando assim com a imagem da empresa.

Realize promoções

Ferramenta tradicional do mercado, as promoções também ganham espaço no mercado digital, com as redes sociais servindo como um ótimo divulgador dessas realizações, atraindo novos seguidores e conquistando a atenção daqueles anteriormente atingidos.

Entre os modelos possíveis de promoções a serem adotados se destacam:

  • Distribuição de brindes;
  • Concursos culturais;
  • Sorteios;
  • Compartilhamento de cupons de oferta.

Ao mesmo tempo é importante adequar-se aos regulamentos estabelecidos pelo órgão competente, sendo no caso a Caixa Econômica Federal, trazendo também um maior profissionalismo para o seu perfil comercial no Instagram.

Trabalhe o seu storytelling

O público atual não está interessado apenas naquilo que a sua empresa comercializa, mas também na história por trás dessa companhia, como a sua missão e seus valores, conceitos que serão compartilhados juntos à aquisição daquilo que o seu negócio oferta.

Por isso, é importante para uma empresa de terceirização de portaria, por exemplo, saber como divulgar a história da sua companhia, tendo as redes sociais como um grande parceiro nesse sentido, com o compartilhamento de conteúdo especializados.

Diversas são as maneiras de impulsionar o seu perfil comercial no Instagram, mas com a adoção dessas dicas sinalizadas já é possível para a sua empresa alcançar resultados muito mais positivos na rede social.

Não apenas na conquista de novos seguidores, mas com um aumento no seu número de clientes, o grande objetivo que move qualquer empreendedor, inclusive aqueles que atuam nas plataformas digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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