Uma PME também precisa ter estratégia de marketing
Não há como fugir. Se você tem uma pequena ou média empresa e faz marketing usando apenas ações isoladas, o fracasso é iminente. Portanto, é fundamental aprender como criar um plano de marketing para PME.
Um plano de marketing faz parte do plano de negócios de qualquer tipo de empresa. Ele é um esboço detalhado das atividades de marketing, projetadas para atingir as metas de mercado do negócio.
Embora existam muitos modelos diferentes de plano de marketing, as informações necessárias para elaborar esse tipo de ferramenta são bastante semelhantes em todos eles.
Aqui, vamos trazer um formato simplificado de plano de marketing para que você, dono de uma PME, possa elaborar um documento simples e útil. Confira.
Etapas do plano de marketing para PME
Descrição do produto ou serviço
Um plano de marketing deve trazer uma descrição detalhada dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Quais são os recursos básicos do seu produto ou serviço? Por que eles são diferentes dos seus concorrentes? Por que o cliente comprará seu produto? Qual é a força do seu produto ou serviço?
Um empreendedor deve pensar como seu produto aparece aos olhos dos clientes e enfatizar os recursos que seu público realmente deseja.
Perfil do cliente-alvo
A definição do cliente-alvo é fundamental. Quem será realmente o consumidor do seu produto e serviço?
Esta etapa envolve uma descrição detalhada da idade, nível de renda, condições socioeconômicas, testes e preferências do cliente-alvo.
Em alguns casos, é importante mostrar o conhecimento do cliente sobre o produto da empresa, bem como dos produtos oferecidos pelos concorrentes.
Hoje também é bastante difundida a abordagem de definição do cliente-alvo através da criação da persona de marketing.
Análise da Concorrência
Entenda que um concorrente é qualquer entidade que influencie direta ou indiretamente suas decisões de negócios.
Você deve analisar as forças e as fraquezas de seus concorrentes, com base na qualidade do produto, preço, publicidade, capacidade de distribuição, base de clientes fiéis, vantagens competitivas, etc.
Demanda e lacunas do mercado
Determinar a demanda por um produto ou serviço é o principal elemento de consideração para um empreendedor, antes mesmo de iniciar um negócio.
A demanda por um produto é geralmente determinada pela realização de análises de mercado. A análise de mercado e demanda permitirá que você defina que tipo de produto seu mercado carece e você pode oferecer.
Um plano de marketing estruturado deve avaliar a demanda total, levando em conta o tamanho de mercado, volume e valor do produto.
Potencial de crescimento do mercado
Um plano de marketing realmente útil, deve conter uma boa prospecção sobre as possibilidades do crescimento do mercado do seu produto, bem como a capacidade a expansão da empresa perante o potencial desafio de concorrentes, mudanças tecnológicas, alteração de políticas governamentais e tudo o mais que possa influenciar o crescimento do negócio.
Previsão de vendas
Um plano de marketing deve ter uma estimativa das vendas da empresa para um período de 3 a 5 anos. Podem ser usados métodos qualitativos ou quantitativos para conseguir realizar essa previsão.
Para esse cálculo, pode ser utilizado desde a experiência prática ou dados estatísticos que determinem as vendas futuras dos produtos.
Estimativa do orçamento de marketing
O correto estabelecimento de um orçamento de marketing é fundamental para que os esforços de marketing da empresa fiquem dentro de uma perspectiva realista e positiva para a saúde financeira de todo o negócio.
Devem ser incluídos todos os tipos de custo que a atividade de marketing pode envolver, como ferramentas promocionais (publicidade, promoção de vendas, vendas pessoais, amostragem, marketing online, marketing digital), design de pontos de venda, comissão aos intermediários de marketing (revendedor, distribuidor, atacadista, varejista) e algumas outras tarefas que mesmo indiretas, podem onerar a empresa.
Estratégia de marketing
Estabelecidas as diretrizes básicas do plano de marketing, é hora de falar sobre o composto de marketing (conhecido também como 4Ps).
Os 4Ps são as variáveis que determinarão o que você vai oferecer ao mercado e por qual valor, bem como o que será feito para promover o produto e em que lugares será vendido. Os 4Ps são:
1. Estratégia de produto
Você deve determinar se o produto realmente será diferenciado ou não. Quais as características que fazem o produto da sua empresa ser único e desejado?
2. Estratégia de preço
Alguns métodos podem ser utilizados para que você consiga precificar o produto ou serviço de forma adequada.
Método Cost Plus: Determinação do preço do produto, adicionando todo o custo de produção, promoção, distribuição e outros custos relevantes ao lucro.
Comparação com o preço dos concorrentes: determinar o preço do produto comparando o preço da concorrência.
Capacidade de compra dos clientes: determinação do preço do produto, considerando o poder de compra do consumidor-alvo. O que será mais interessante: vender uma quantidade maior de produtos a baixo custo ou cobrar um preço mais alto, limitando a quantidade de itens vendidos?
3. Estratégia de Promoção
A estratégia promocional inclui as decisões sobre o custo a cobertura das ferramentas promocionais como publicidade, promoção de vendas, vendas pessoais, marketing digital, promoções em ponto de venda e canais de mídia (TV, mídias sociais, online, offline, etc).
4. Estratégia de Distribuição
Serão utilizados revendedores, distribuidores, atacadistas, varejistas, e-commerce próprio?
Agora ficou mais fácil entender como criar um plano de marketing para PME, não é mesmo? Caso você não consiga realizar essa tarefa sozinho, pode considerar a contratação de uma agência de marketing.
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