Contratar uma agência de marketing digital pode ajudar, mas fique atento
Se você é dono de um negócio, não há nada mais desejado do que ver sua empresa crescer. Para que isso aconteça é preciso divulgar o que você faz para as pessoas certas, não é mesmo? Mas, você pensou sobre como contratar uma agência de marketing digital?
Talvez você ache que pode dar conta de todo o marketing digital da sua empresa. Com o passar do tempo, percebe que é complicado dominar todas as técnicas e fazer o trabalho sozinho. Será, então, que contratar uma agência de marketing digital é a melhor saída?
Pode valer a pena contratar uma agência de marketing digital, desde que você saiba a melhor maneira de identificar a agência certa para o perfil do seu negócio.
Além de poder fazer sua empresa crescer e caber no seu orçamento, existem algumas características fundamentais que muitas pessoas não prestam atenção, mas devem ser decisivas no momento da escolha.
A tecnologia faz parte do marketing digital, mas não é o marketing digital
O marketing existe muito antes do advento da Internet. Então foque em procurar uma agência que entenda de tecnologia mas, sobretudo, de Marketing.
Uma definição simples do que é Marketing é a do The Chartered Institute of Marketing (CIM): Marketing significa identificar, antecipar e satisfazer às necessidades do cliente de forma lucrativa.
Uma boa agência de marketing digital tem a essência do Marketing na sua raiz. Atende as necessidades do cliente, utilizando a tecnologia apenas como um meio estratégico de atraí-los com inteligência.
Outra questão que parece óbvia mas é muito importante. Você sabe o que é, de fato, uma agência de marketing digital? De maneira geral, uma agência de marketing digital utiliza estratégias inovadoras de marketing, focando sua ação na Internet.
O campo de atuação das agências de marketing digital é bem abrangente. Algumas delas trabalham com toda a estratégia, construindo um projeto de marketing mais voltado ao longo prazo dos resultados.
Outras tem um raio de atuação mais restrito e pontual, traçando estratégias mais verticais. Suas ações podem ser focadas em determinados pontos como mídia paga, conteúdo, redes sociais, etc.
Algumas perguntas-chave ajudam a escolher a agência de marketing digital certa
Antes de fazer seu investimento em marketing digital, algumas perguntas podem ajudar a escolher a agência certa. Então, ao marcar uma conversa com uma agência, lembre-se de abordar alguns pontos fundamentais.
Isso vai ajudar você a perceber se vai ou não haver sinergia, e se a forma de atuação da agência vai de encontro àquilo que sua empresa precisa. Veja, então, algumas questões importantes para fazer ao time da agência:
Quem vai trabalhar na nossa conta?
Suas primeiras conversas com uma agência podem ser com os diretores ou os responsáveis por novos negócios. Se sua conta for transferida para membros da equipe que você não conhece, pergunte sobre eles ou, melhor ainda, peça para conhecê-los.
Você terá bastante contato com o pessoal da agência, especialmente no início Assim, é bom ter certeza de que vocês terão um bom relacionamento. Caso seja importante para você ter acesso constante à liderança da agência, pergunte o quanto esta pessoa estará envolvida e disponível para você, mesmo com o passar do tempo.
Se a agência é vinculada a outras empresas de marketing, como a coordenação das ações será feita?
Não é incomum as agências trabalharem em parceria com outras empresas. A maioria das agências digitais não oferece toda a gama de serviços que você pode precisar.
Hoje em dia, o marketing digital têm tantas especializações, que muitas agências se conectam com parceiros para oferecer o que há de melhor em cada tarefa distinta.
Entretanto, a sincronia de ações destas parcerias não é de sua responsabilidade. Cabe à agência que você contratar ter um discurso unificado e passar mensagens ao seu público de uma maneira coordenada.
Assim, não deixe de questionar sobre como esse fluxo de trabalho ocorrerá e se a comunicação da sua empresa será feita de forma integrada, embora hajam outros parceiros de serviços envolvidos.
Como vocês farão o levantamento das informações necessárias como público-alvo, mercado e concorrência?
A segmentação precisa do seu público-alvo é uma das características mais fortes das ações de marketing digital. Verifique se a agência a ser escolhida por você tem realmente um plano para detectar este público e acelerar o crescimento da sua empresa.
Pesquisar e conhecer profundamente seu mercado e sua concorrência é primordial para atingir efetivamente as pessoas que você mais deseja alcançar. Como sua empresa é diferente de qualquer outra, não há solução pronta. Analise qual o esforço que a agência fará para proporcionar soluções personalizadas para o seu caso.
O que será feito para os primeiros resultados serem alcançados?
Fique atento à agências que prometem a você um lugar na primeira página do Google por busca orgânica ou um aumento de 200% nas vendas em apenas alguns meses.
É claro que um bom marketing digital pode trazer resultados muito bons já nos primeiros meses de trabalho. Mas, o sucesso realmente sustentável é construído aos poucos, e isso leva algum tempo. Se a promessa de resultados parece boa demais para ser verdade, tome cuidado.
Como a agência vai colaborar com o time da empresa?
O sucesso de sua campanha de marketing digital depende de quão bem a agência contratada e sua equipe interna trabalham em conjunto. Questione quanto tempo e atenção sua equipe terá do pessoal da agência.
É importante que você saiba com quem vai poder contar e qual a disponibilidade destas pessoas a ajudar sua organização quando for necessário. Imprevistos e urgências acontecem o tempo todo. A agência poderá atender este tipo de demanda?
Como e com que frequência o desempenho das campanhas e os resultados serão avaliados?
Este é outro ponto em que o marketing digital leva vantagem sobre o marketing tradicional. No digital, tudo é mensurável. Há inúmeras métricas a serem avaliadas, o que faz com os resultados possam ser aferidos rapidamente.
Embora os resultados mais consistentes não sejam imediatos, a agência precisa ser capaz de mostrar o seu ROI (retorno sobre o investimento) e fornecer o máximo de detalhes que você quiser sobre como seu orçamento está sendo gasto.
Pergunte à agência quais métricas ela planeja usar e o como elas serão compartilhadas com você. Como parâmetro, peça que, no mínimo, você tenha uma reunião ou call mensal ver os resultados e, caso necessário, revisar as estratégias.
Quais ferramentas de marketing a agência usa e quais delas são proprietárias?
Verifique se a agência usa ferramentas de marketing chamadas de proprietárias. As ferramentas proprietárias podem “forçar” sua empresa permanecer em uma mesma agência e até bloquear você de seus próprios dados de marketing. Isso pode acontecer porque somente a agência poderá atualizar ou alterar as informações da ferramenta.
Caso seja seu desejo, solicite o uso de ferramentas padrão abertas. Se você quer saber sobre todos os seus dados, trabalhos criativos e quaisquer outros ativos criados no decorrer das campanhas, as ferramentas abertas deixam todo o tipo de informação ao seu alcance.
Lembre-se que todas as partes do processo da agência devem ser transparentes. Caso você concorde com o uso das ferramentas proprietárias, questione sobre o que vai acontecer com suas informações de marketing caso haja o fim da parceria.
Quais serviços da agência serão terceirizados?
A terceirização não é uma coisa ruim, e muitas agências menores e até de médio porte trabalham com prestadores de serviços externos, como produtores de conteúdo ou programadores.
Essa pode ser uma maneira de reduzir os custos da agência e, por consequência, os seus custos. A agência pode contratar apenas os serviços de que precisa, quando você necessitar.
Outra vantagem é que, através da contratação de terceiros, é possível contar com profissionais especializados em algo que apenas você requer. Imagine que você venda sistemas de gestão ERP. Seria bom ter um produtor de conteúdo especializado nesta área. A agência é capaz de recrutar um profissional exatamente assim para você.
No entanto, solicite que o trabalho estratégico contínuo e outras partes críticas de suas campanhas serão executadas pela própria agência.
Onde a agência está localizada?
Esta pode ser uma questão importante para você. Algumas empresas valorizam o contato presencial mais constante.
Embora a esmagadora maioria dos serviços de marketing digital possam ser executados e entregues à distância, alguns casos vão precisar de contatos mais frequentes e um relacionamento mais pessoal com o time.
Além disso, alguns profissionais mais tradicionais não sentem-se confortáveis em tratar de todos os assuntos por chats, WhatsApp ou Skype.Se você considera o contato direto como um diferencial positivo, procure agências que fiquem perto da sua empresa.
No marketing tradicional, a localização das agências de propaganda e marketing não era muito democrática. Por exemplo, na capital de São Paulo, a maioria das empresas estava localizada apenas na região Sul da cidade.
Já no segmento de marketing digital, há uma vasta presença de grandes, médias e pequenas agências, localizadas em toda e qualquer área da cidade.
Existem agências de marketing digital aptas a atender diversos perfis de clientes. Em outras palavras, sua empresa não precisa ser uma gigante do mercado, com um orçamento milionário para poder ter acesso à um bom trabalho de marketing. Este movimento do mercado fez as agências se instalarem nas mais diversas regiões do país.
A própria Control F5 está localizada no Jardim Anália Franco, na zona leste de São Paulo. Na última década, em torno do Anália Franco, houve um grande desenvolvimento residencial, o que impulsionou um boom de novos negócios e fez crescer um ativo mercado de novos consumidores.
Mas, caso a distância ou o contato físico não seja problema para você, sua empresa pode tranquilamente considerar agências de regiões mais distantes da sua sede ou até mesmo de outros estados.
Valorize a agência que tem uma boa cultura interna
Escolha uma agência que valorize seus próprios funcionários, que retenha pessoas talentosas que adoram trabalhar lá. Esta cultura saudável vai influenciar positivamente o trabalho do time em prol do seu negócio.
Quantas vezes você pensou em perguntar para uma agência de marketing digital quais são os reais valores dela? Sem uma boa cultura, a agência perderá seu diferencial e morrerá. É simples assim.
Preste atenção na visão da agência sobre sua empresa, seu mercado e sobre si mesma
A visão que a agência apresentou sobre sua empresa, seus concorrentes e até como ela se vê pode ajudar você a ter sucesso? Que investimento a agência faz em termos de pessoas, ideias, projetos, que possam comprovar esse comprometimento?
São perguntas interessantes que podem fazer diferença na sua decisão. Se uma agência não consegue mostrar exatamente como a visão dela se alinha com a sua, provavelmente a parceria não dará certo.
O passado da agência é importante, mas contrate aquela que pode fazer mais pelo seu futuro
A agência de marketing digital precisa se reinventar sempre. Lembre-se do que fazia uma agência de sucesso no ano de 2015 e a compare com outra que está no topo em 2019. Três anos na área de marketing digital é uma vida.
Não adianta escolher uma agência que só coleciona cases de sucesso no passado. Avalie o que essa agência faz para estar conectada no presente e no futuro do mercado e do seu negócio.
Lembre-se que Google muda seus algoritmos o tempo todo, o Orkut já foi a rede social mais popular do Brasil e hoje muitos usuários começaram a migrar do Facebook para o Gab. O futuro vem muito rápido no marketing digital.
Mais do que escolher a agência mais famosa, ou mais tradicional, ou a que mais ganha prêmios, é preciso analisar valores fundamentais da organização. Não é porque todo o mundo faz marketing digital é que você vai contratar qualquer agência descolada, esperando ter resultados rápidos e espetaculares para o seu negócio.
Então, quando for conversar com uma agência, lembre-se de perguntar como ela enxerga a si mesma, a sua empresa e o mercado. Observe também como o time trabalha, se existe profissionalismo, talento, sinergia.
E agora, você ficou mais confortável em decidir critérios sobre como contratar uma agência de marketing digital? Caso precise de mais informações, não deixe de acompanhar o blog da Control F5.
Aqui você encontra diversos conteúdos voltados ao mundo do marketing para pequenas e médias empresas. Você vai aprender muito mais sobre marketing digital e ajudar sua organização a crescer.