Barata, poderosa ou confiável? Confira dicas para escolher bem sua hospedagem
Você está querendo trocar ou contratar a hospedagem de site para sua empresa?
Embora pareça algo simples na teoria, uma hospedagem de site ruim pode trazer muitos problemas ao seu negócio. Então, antes de acreditar em propagandas, ou decidir a contratação com pressa, conheça 4 dicas fundamentais para você contratar a hospedagem de site da sua empresa.
Caro não é sinônimo de bom
A premissa de que contratar a hospedagem mais cara trará maior velocidade ao site, embora pareça fazer sentido, não é verdadeira. A velocidade de um site é determinada pela capacidade do servidor em receber visitas. O que aumenta a velocidade de um site é a quantidade de memória e CPU do servidor. Se os planos que você está avaliando oferecem as mesmas configurações nestes quesitos, não importa pagar mais ou menos.
Embora alguns planos de hospedagem ofereçam recursos como maior espaço em disco, e-mails ou domínios grátis, nada disso tem a ver com a velocidade.
Lembre-se de checar também o limite de transferência mensal. Embora ele não modifique a capacidade do servidor em processar visitas, este limite acaba agindo como uma espécie de “limitador” de acessos.
Cada tipo de hospedagem de site atende a necessidades diferentes
O tipo de hospedagem deve atender à sua demanda
São oferecidos no mercado, provedores com diferentes tipos de hospedagem. Cada uma delas está capacitada a atender projetos diferentes. Então, escolha o melhor tipo de hospedagem de acordo com aquilo que você vai precisar:
Compartilhada
Neste tipo de hospedagem, vários clientes compartilham o mesmo servidor e IP. Ela suporta pelo menos 40 mil acessos por mês. É o tipo de hospedagem mais barata do mercado.
VPS
Quando você precisa de um serviço que suporte mais acessos e necessite de personalização no servidor, a hospedagem VPS pode atender sua demanda, sem ser tão cara. A VPS permite o chamado acesso root (de administrador). Também é mais segura porque os recursos do servidor não são compartilhados entre os clientes.
Cloud
É bastante semelhante ao VPS, porém possui uma vantagem: sua arquitetura é baseada em nuvem. Isso que garante maior confiabilidade ao serviço. É ideal para projetos que requeiram alta disponibilidade, em casos onde qualquer instabilidade no site pode ocasionar grandes prejuízos.
Dedicada
É o tipo mais caro de hospedagem, porém é superior a todos os outros. Ela disponibiliza um servidor exclusivo e é destinada à aplicações com volume de tráfego bem alto .
A assistência do provedor é fundamental
A qualidade do suporte é essencial
Muitas vezes pensando apenas em preço, esquece-se de avaliar o que pode acontecer quando sua empresa precisar da assistência do provedor.
Embora inicialmente pareça não tão importante, um bom atendimento é fundamental. A insatisfação com o suporte é uma das principais razões para que muitas empresas queiram trocar de provedor.
Os requisitos do projeto determinam a necessidade da hospedagem
Você deve contar com uma avaliação precisa, a fim de determinar quanto espaço em disco, contas de e-mail, velocidade serão necessários no seu caso.
Um site, blog ou e-commerce demandam capacidades diferentes. Por exemplo, o WordPress não tem grandes requisitos, mas é compatível com qualquer empresa de hospedagem. Porém, ele requer um banco de dados MySQL/MariaDB, PHP versão 5.6 ou superior.
E agora, ficou mais fácil decidir como contratar a hospedagem de site da sua empresa? Caso ainda tenha dúvidas, consulte um profissional de TI. Como desenvolvedor do projeto, este tipo de profissional pode ajudar você a avaliar suas demandas e decidir o que será melhor par o seu negócio. Continue seguindo o blog da Control F5 TI.