Como automatizar suas mídias sociais?

mídias sociais

As mídias sociais possuem um papel imprescindível para a sociedade, uma vez que a popularização da internet as tornou destaque para a conexão das pessoas.

Para as empresas esse impacto não é diferente, especialmente em relação ao alcance da audiência e de soluções com mais assertividade.

Afinal, os canais online permitem uma maior eficácia no relacionamento entre as pessoas, como também uma relação diferenciada entre consumidores e marcas.

Acrescenta-se a esse cenário o fato que, acompanhando os avanços tecnológicos, as marcas buscam cada vez mais por elementos automatizados para obter praticidade, como na automação de geradores de energia, controle de acesso, entre outras possibilidades.

Todavia, conforme será observado ao longo do texto, trabalhar esse aspecto em diferentes áreas, como nas táticas de marketing, pode ter um grande impacto positivo.

Seja para um blog, rede social ou até mesmo aplicativo, essa influência positiva pode ser observada principalmente na otimização de processos em prol de um melhor desempenho e gerenciamento das táticas.

Os principais aspectos da estratégia de mídias sociais

Antes de obter maiores informações sobre a automação de mídias sociais, é interessante ter conhecimento dos principais aspectos que as plataformas abrangem, pois são cruciais para a escolha de ferramentas compatíveis e para que nenhum ponto seja negligenciado.

Nesse ponto, também é de grande importância que a diferença entre mídias sociais e redes sociais seja apresentada, uma vez que confusões são muito comuns.

A principal distinção está associada ao fato de que mídia social é algo mais abrangente, inclusive, as redes sociais estão envolvidas nesse cenário.

Desse modo, cabe ressaltar que as mídias também contam com os demais canais empregados para troca de mensagens e compartilhamento de conteúdos.

Entre os principais fatores que as empresas devem estudar e gerenciar em um planejamento de marketing nas mídias, inclusive para identificar os melhores canais para a atuação, é possível citar:

Persona

Definições como o de público-alvo e persona são fundamentais para qualquer setor. Contudo, é fundamental que a distinção entre ambos seja clara.

O primeiro conceito está associado com questões demográficas e socioeconômicas e o segundo abrange ambições, hábitos, consumo de conteúdo, dores, entre outras possibilidades.

Sendo assim, pode-se dizer que público-alvo é um conceito mais amplo e que, de certa forma, a definição da persona, que corresponde a um perfil semi fictício do cliente ideal, viabiliza a humanização.

Concorrência

Da mesma forma que é preciso estudar a audiência, o conhecimento sobre a concorrência pode ter um grande impacto nas estratégias de mídias sociais.

Por exemplo, em uma empresa que trabalha com a usinagem de peças pequenas, uma forma de identificar as oportunidades é verificar o que chama mais atenção dos clientes e aplicar o aprendizado na realidade da marca.

Na prática, é algo que se enquadra em outros setores que apostam em técnicas de mídias digitais. De qualquer maneira, é um caminho de grande potencial para o desenvolvimento de novas estratégias e de uma perspectiva mais abrangente do mercado.

Conteúdo

Sem dúvidas, seja no caso de uma marca que instala gerador de energia para elevadores ou qualquer outro segmento, não basta estar presente nas mídias sociais, é preciso ter cautela com o conteúdo.

Por essa razão, estabelecer um calendário editorial pode ser vantajoso para um bom planejamento e, conforme será visto ao longo do texto, é possível otimizar essa parte de forma que a consistência seja preservada.

Monitoramento

Soma-se a isso a necessidade de monitoramento das mídias sociais, pois seja com um blog ou no perfil da marca em uma rede social, um acompanhamento frequente faz a diferença para garantir um bom desempenho.

Naturalmente, os elementos a serem avaliados dependem do canal e objetivos da empresa, porém, de um modo geral, os seguintes aspectos ganham visibilidade:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Menções;
  • Acessos;
  • Avaliações;
  • Chats.

Além desses aspectos, é fundamental abordar que as empresas devem selecionar com cautela o que deve ser averiguado, pois algumas informações podem não agregar com ajustes significativos.

Dicas para a automatização das mídias sociais

Anteriormente foi possível observar que as empresas devem se preocupar tanto com a parte de pesquisa sobre a audiência e mercado, quanto com fatores como as publicações e o monitoramento.

Imagine uma marca que comercializa itens para a construção civil, como lubrificante para cabo de aço e precisa atender todos esses aspectos para sua estratégia de mídias sociais.

Nesse cenário, conforme abordado, a automatização surge como uma solução interessante e pode atender as mais variadas atividades. Para isso, ferramentas específicas podem ser empregadas, tais como:

Buzzsumo

Esse software é viável para variados segmentos, como para empresas que atuam com instrumentação e com a venda de miliohmímetro digital, que serve para medir resistências baixas.

Afinal, torna possível a realização de pesquisas sobre os temas de maior relevância no meio digital, o que envolve tanto os compartilhamentos quanto o consumo em si.

Ainda mais, permite que concorrentes de cada nicho sejam detectados. Do mesmo modo, a ferramenta realiza a obtenção de relatórios segmentados, inclusive de influenciadores.

Por essa razão, a ferramenta contribui com a otimização de processos para a produção de conteúdo, como também com a pesquisa sobre a concorrência.

É válido ainda citar que, por meio do Buzzsumo, há possibilidade de inserir a URL de uma plataforma para averiguar os materiais com um desempenho de maior destaque.

SocialMention

Como identificar os usuários, hashtags de maior destaque e menções de forma otimizada? Com o SocialMention existe essa possibilidade, uma vez que o recurso apresenta análises inteligentes de diversos fatores.

Por exemplo, se um estabelecimento do setor de embalagens deseja averiguar informações sobre seus produtos, como proteção de isopor para embalagem, desempenho do site e da concorrência, essa ferramenta pode ser favorável.

Para isso, basta inserir o nome da empresa e, para obter resultados ainda mais precisos, há recursos para filtrar a pesquisa.

Buffer

Pode ser demorado elaborar uma publicação sempre no momento mais adequado para a postagem. Por esse motivo, ferramentas como o Buffer trazem praticidade e tranquilidade para diversas marcas.

Trata-se de um automatizador de publicações, uma vez que permite determinar o horário e frequência em plataformas como LinkedIn, Twitter e Facebook.

Para os profissionais de marketing que desejam ainda mais comodidade, é possível usufruir tanto da versão móvel quanto da web.

Google Analytics Social

Empregado essencialmente para a análise de métricas, o Google Analytics é comumente usado para rastrear os hábito dos usuários.

Além disso, relatórios são gerados e podem contribuir de maneira significativa para a obtenção de dados variados, mas para isso, é preciso configurar a ferramenta de acordo com os objetivos da marca.

Como exemplo de aplicação pode-se citar o caso de uma empresa da área metalúrgica que deseja obter informações específicas sobre seu blog, em que aborda temas como solda em aço carbono, fundição e corte.

Nesse caso, é possível obter tanto uma visão geral quanto dados associados com o fluxo de usuários, conversões, referências de redes, entre outras possibilidades.

Chatbot

O chatbot corresponde a um programa que permite um atendimento mais rápido e prático em diferentes meios.

Desse modo, ele pode ser aplicado desde um e-commerce de uma marca de cosméticos, até na página do Facebook de uma marca da área industrial que desenvolve soluções para serviços elétricos como cabine primária blindada.

Por meio desse recurso, há possibilidade de abordar os usuários, como também prestar um suporte rápido ao entrarem em contato.

Para isso, o programa é baseado em inteligência artificial ou em regras. No primeiro caso, dados são captados para processamento posterior e, de acordo com as perguntas ou temas abordados, sugestões são apontadas.

Já no chatbot com base em regras, há alguns termos pré-definidos no programa, assim como uma seção de questões e respostas.

Por esse motivo, em alguns casos, quando uma palavra-chave não consta na mensagem, esse tipo de chatbot pode enviar uma resposta apontando o não entendimento da mensagem e direcionamento para um operador.

Ambos recursos são interessantes para otimizar o atendimento e possibilitar que os profissionais que seriam responsáveis por essa parte possam direcionar os esforços para outras atividades.

Sem dúvidas, há uma série de ferramentas que podem ser empregadas, uma vez que, conforme pode ser observado, a administração de mídias sociais comerciais envolve diversas atividades.

Não significa, necessariamente, que um melhor desempenho está associado com a automatização de todas as etapas. Por essa razão, cabe a cada time de profissionais averiguar os processos com cautela.

Para isso, é recomendado fazer um mapeamento do modo de atuação e verificar as possibilidades de automação que podem apresentar um resultado, de fato, satisfatório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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