Aprenda como sua equipe pode proteger a segurança cibernética da sua empresa
A cibersegurança é um bem primordial da sua empresa. Porém, basta um clique, uma pequena brecha, ou uma política de segurança cibernética fraca para que um hacker arruine tudo aquilo que a empresa trabalhou tão arduamente para construir e proteger.
As consequências podem incluir qualquer coisa, desde o fechamento do acesso à Internet em toda a empresa até o roubo de dados fundamentais.
A situação é tão grave que até fabricantes de unidades de distribuição de energia são vítimas de crimes cibernéticos. Os invasores hackeiam os cabos de energia que executam os servidores de dados. Embora isso possa parecer uma história de filme, a invasão de cabos de energia é um risco cibernético avançado que só cresce.
Situações como esta só mostram que os crimes cibernéticos só crescem e seus praticantes estão cada vez mais ousados. Há previsão de que os cibercrimes custem às empresas de todo o mundo cerca de seis trilhões de dólares até o ano de 2021.
Uma empresa de qualquer porte sem uma sólida política de segurança cibernética, que seja apoiada por um plano de comunicações e uma equipe de governança, está colocando seus dados em risco todos os dias.
A maioria dos funcionários não se preocupa com cibersegurança
A inteligência artificial e os avanços em machine learning vão aumentar ainda mais as ameaças criminosas sofisticadas no mundo cibernético. Os levantamentos sobre a relação funcionários e seu impacto na cibersegurança, geralmente revelam que as equipes raramente se preocupam com ameaças à segurança cibernética das empresas.
Mais especificamente, em uma pesquisa norte-americana chamada “Uncovering the Gaps: Security Perceptions and Behaviors of Today’s Government Employees” realizada com funcionários do setor público, alguns dados chamam a atenção. Embora estes funcionários possuam uma liberação de segurança do governo, eles não se sentem realmente responsáveis por manter os dados das empresas em segurança.
A pesquisa foi feita com 1000 funcionários, e apenas 13% dos entrevistados acham que é responsabilidade deles garantir a segurança dos dados privados ou hardware de seus empregadores. Mais preocupante ainda é que 48% dos funcionários respondentes declararam não sentir qualquer obrigação em relação à segurança de dados corporativos.
Com a previsão de que o mercado de serviços gerenciados atinja os 170 bilhões de dólares em todo o mundo em 2019, manter-se informado sobre as atuais soluções tecnológicas para negócios é crucial para manter seus dados seguros.
Uma boa ideia é considerar um mix de soluções para manter suas informações totalmente seguras.Uma combinação de armazenamento em nuvem e trabalho com suporte técnico externo para pequenas empresas pode ser ideal.
Cada organização deve buscar suas próprias soluções personalizadas. Entretanto, o apoio dos funcionários é um ponto crítico e fundamental, necessário para manter a cibersegurança da sua empresa.
Como aumentar a cooperação da sua equipe
Na maioria das organizações, a revisão da política de segurança cibernética e os treinamentos obrigatórios geralmente ocorrem apenas uma vez ao ano. Porém, esse é um assunto primordial, e deve ser abordado continuamente com todos da equipe, independentemente de sua função.
Compartilhe exemplos sobre como o cuidado com a cibersegurança pode trazer lucros para todos. Não deixe também de mostrar quais os custos envolvidos quando a segurança é violada. Se possível, faça que a redução dos custos associados a ataques cibernéticos ajudem a aumentar a remuneração e os benefícios dos funcionários.
Você também pode fazer campanhas de cibersegurança mais lúdicas. Por que não inventar jogos internos e premiar um funcionário por seu cuidado com a segurança cibernética todo o mês?
Pode também ser criada uma rede interna de embaixadores de cibersegurança, composta de pessoas que se voluntariam e tenham interesse em aumentar a conscientização e promover o cumprimento de diretrizes de segurança.
Iniciativas como essas podem, inclusive, tornar desnecessários testes e cursos isolados. O objetivo é fazer com que a política de cibersegurança faça parte das metas anuais dos funcionários, tornando-se assim um compromisso de rotina diária no trabalho.
Gostou das ideias? Então não deixe de seguir o blog da Control F5.