A era do Chatbot chegou e está mais popular do que nunca nos serviços de atendimento das empresas. Quem diria que até “bater um papo” seria automatizado? Foi exatamente a partir dessa proposta que os chatbots foram desenvolvidos: uma tecnologia que conta com o Machine Learning e o Processamento de Linguagem Natural (NLP) para ser capaz de simular naturalmente a comunicação humana e conversar com os usuários.
Os chatbots de inteligência artificial possuem capacidade de compreensão do contexto e significado de perguntas complexas e ambíguas. Além disso, conseguem aprender e adquirir características comportamentais por meio das interações dos usuários. Dessa maneira, é possível que o robô se adapte cada vez mais a diversas situações.
Dentre os principais benefícios que os chatbots podem proporcionar às empresas, a Control F5 destaca os principais:
- Automatização do funil de vendas;
- Disponibilidade total e melhoria do atendimento;
- Redução de custos;
- Relatório de dados e informações dos clientes;
- Fortalecimento da marca.
Qual tipo de chatbot é o ideal para o meu negócio?
De modo geral, um chatbot funciona como um assistente virtual muito efetivo para a automatização de atividades recorrentes e complexas. Existem algumas variedades do robô, sendo elas:
- Chatbots otimizadores: simplificam e agilizam funções rotineiras;
- Chatbots proativos: solucionam dificuldades e realizam ações de marketing;
- Chatbots escudos: lidam com insatisfações dos clientes;
- Chatbots sociais: interagem em massa com usuários e coletam dados;
- Chatbots conversacionais: mesclam longas interações com entretenimento.
Como implementar um chatbot eficiente?
Agora que você já sabe como os chatbots funcionam, quais tipos existem e qual se enquadra na proposta do seu negócio, chegou o momento de conhecer as melhores práticas para implementar um robô no seu atendimento ao cliente, confira.
Defina um propósito para o chat inteligente
É fundamental que suas estratégias estejam alinhadas de forma coerente para que a inteligência artificial do chat consiga suprir as necessidades do negócio e dos clientes.
Use uma linguagem acessível
Apesar dos chatbots de última geração possuírem uma linguagem mais impessoal, é importante mesclar o coloquialismo com certa seriedade. Além disso, essa proposta pode ser personalizada de acordo com o público-alvo da marca.
Implemente estratégias de vendas no robô
A geração de leads pode ser revolucionária com o chatbot, visto que ele pode ser programado para detectar oportunidades e divulgar informações sobre o seu negócio.
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