Gerenciar um negócio online não é diferente de gerenciar um negócio físico. Os desafios com captação de clientes, promoção do produto e concorrência são os mesmos, e muitas técnicas estratégicas se repetem. A principal delas e que merece um cuidado especial é o funil de vendas.
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é a representação da jornada do seu consumidor, começando pelo primeiro momento em que ele realizou contato com sua marca, até o momento em que ele efetua uma compra. Esse mecanismo é fundamental para otimizar a experiência do cliente e, quando combinado a um sistema de CRM, pode levar melhores resultados para o seu negócio.
Quando aplicado em e-commerces, com diferentes setores e tamanhos, o funil de vendas pode sofrer alterações e se adaptar às peculiaridades de cada empresa. Afinal, em lojas virtuais, é comum que a jornada do cliente sofra influência de fatores que não se aplicam às lojas físicas.
Etapas do funil de vendas
Como mencionamos, o funil de vendas representa a jornada do consumidor, e esse percurso é composto por 3 etapas, chamadas de topo, meio e fundo. Cada uma delas tem uma característica própria que deve ser explorada para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente e aumentar as vendas.
- Topo de funil: É uma fase de aprendizado e descoberta, onde o cliente vai ter o primeiro contato com sua empresa, reconhecer a necessidade de solução de um problema que ele tenha e começa a estudar sobre isso.
- Meio do funil: Aqui o cliente já identifica o problema e passa a buscar maneiras de solucioná-lo. Você precisa apresentar conteúdos com dicas e técnicas relevantes para ajudá-lo a em suas necessidades e reforçar a confiança na sua marca.
- Fundo do funil: Nessa etapa o lead já passou pelo processo de aprendizagem sobre o produto ou serviço e está pronto para receber uma oferta. Ele aceita que tem um problema, e que sua empresa tem os meios para ajudá-lo. Aqui você precisa guiá-lo para que feche negócio e compre sua solução.
Quais os benefícios do funil de vendas para negócios online?
Ter um funil de vendas bem estruturado pode trazer 3 benefícios claros para sua empresa e que são essenciais para o sucesso do seu negócio online.
Previsibilidade dos resultados
Como cada uma das etapas está interligada e depende do resultado da anterior. Sendo assim, você consegue monitorar os resultados e criar uma estimativa para alcance das metas estipuladas e os prazos.
Melhora na produtividade
Tendo um panorama mais claro da jornada do seu cliente, é possível mapear as áreas onde seu time de vendas encontra maior dificuldade, oferecer alternativas para sanar o problema, e acompanhar o desempenho de cada um deles. Com ações mais claras e assertivas, será possível melhorar de forma significativa o desempenho e obter resultados melhores.
Feedback sobre o produto
Ao longo de todo o funil de vendas você está em contato direto com o cliente e pode captar as impressões e feedbacks que podem melhorar o seu produto ou serviço. Com essas informações, você pode aprimorar sua solução e oferecer algo diferenciado, conquistando a preferência no mercado.
Concluindo
Você deve ter notado que consegue ter um bom funil de vendas grátis. Uma vez que se trata de uma estratégia, sua empresa precisa de um planejamento adequado e que não necessariamente envolve custos.
Mas, para desfrutar integralmente dos benefícios que apresentamos aqui, sugerimos que você alie essa estratégia com o uso de um bom CRM, pois assim será possível manter um histórico das ações e gerenciar de forma adequada o relacionamento com os clientes. Além de conseguir gerar relatórios e manter todo o time atualizado sobre os processos do seu funil de vendas. Manter um negócio online é uma tarefa complexa e você precisa de todas as ferramentas disponíveis para se manter competitivo e destacar sua marca da concorrência. Por isso, aproveite e implemente já as dicas que demos aqui e veja suas vendas crescerem!