Backlinks – Aumente sua autoridade

Estar na primeira posição do Google significa que você terá 200% mais de chances de receber um click do que o segundo colocado no resultado da pesquisa orgânica. Mais de 1/3 de todos os os cliques acontecem justamente no primeiro link. Mas para chegar até lá é importante melhorar sua autoridade de domínio (domain authority), e uma das formas de fazer isso é criando backlinks para o seu site. Entenda como e porque neste artigo.

O que é autoridade de domínio?

O algoritmo do Google e de outros motores de busca procuram determinar a ordem do resultado da pesquisa orgânica de acordo com o que ele acredita ser o mais relevante para o usuário. Um dos fatores que ajudam a melhorar o posicionamento é a autoridade do domínio (Domain Authority ou DA).

O DA é uma métrica que permite prever o posicionamento de um site desenvolvida pela Moz. A melhoria desta métrica é uma das ferramentas utilizadas para melhorar o posicionamento do site. O seu valor está compreendido em uma escala de 0 a 100, onde números mais próximos de 100 indicam uma boa autoridade de domínio – e consequentemente mais tráfego – e 0 significa baixa autoridade de domínio – e pouco tráfego, por consequência.

Assim como no caso do algoritmo do Google, o DA também é um código proprietário que, segundo a empresa, é “baseado em dados do índice web mozscape”. A empresa também aponta que o MozRank e o MozTrus são utilizados juntos com o perfil de links para determinar o DA. Num total, segundo a Moz, mais de 40 fatores são considerados para determinar a autoridade de domínio de um site. Contudo, é importante perceber que o perfil de links também influencia outras das métricas utilizadas e, portanto, é um componente chave.

Melhorando a autoridade de domínio

Segundo a Moz, a DA é uma escala logarítmica, ou seja, é uma escala matemática não linear. Na prática, o esforço para se ir do 10 ao 20 é muito menor do que elevar a pontuação de 80 a 90.

1)    Gere conteúdo relevante

O conteúdo é o rei. Então, antes de mais nada, gere conteúdo relevante e rico para o usuário. Mixe elementos como textos, gráficos, fotos, links, vídeos e tudo mais. Quanto mais relevante e incrível for seu conteúdo, mais links de boa qualidade o seu site irá receber.

2)    Verifique os links que apontam para seu site

O Google interpreta que um domínio confiável recebe links de muitas origens diferentes. Mas não adianta ser qualquer link: é necessário que sejam links saudáveis. Saiba que o Google proíbe explicitamente o que ele chama de “esquema de links”. Muito cuidado! Remova os links ruins.

Dica: Para auditar seus links, utilize ferramentas como o SEMRush e o Backlink Audit.

3)    Gere backlinks de qualidade

Das várias estratégias disponíveis para gerar links de qualidade, uma das melhores é buscar por sites de empresas que fecharam ou não atualizam mais conteúdo e que possuem uma boa quantidade de backlinks. Esta estratégia é conhecida como “Moving Man Strategy”. Você pode conhecer um pouco mais dessa estratégia assistindo ao vídeo do Brian Dean.

Tem dúvidas ou quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!