Confira 13 dicas para fazer seu blog ser realmente relevante
Atualmente, o blog é uma das ferramentas de conteúdo mais famosas e cobiçadas, tanto por empresas como por pessoas que desejam falar sobre algum assunto interessante e até ganhar dinheiro com isso. Porém o grande problema é: como fazer um blog bom de verdade?
O conteúdo é rei. Esta é uma das frases mais icônicas e repetidas do marketing digital. Na verdade, a citação original “Content is King”, foi o título de um ensaio escrito por Bill Gates em 1996.
De acordo com Neil Patel, hoje em dia há mais de um bilhão de blogs na Internet. E este número só tende a crescer. Patel é o autor de um blog de marketing digital referência em todo o mundo, batizado com o seu próprio nome.
Ele é também proprietário da Neil Patel Digital, uma das mais famosas empresas de marketing do mundo, que, inclusive, tem escritório aqui no Brasil. Patel é autor de diversos conteúdos como posts e vídeos que ensinam como produzir bons blogs e gerar bastante tráfego neles. Confira, a seguir, 13 dicas sobre como fazer um blog, inspiradas nas ideias de Neil Patel.
1. Rei é apenas o conteúdo bom
Escrever conteúdo ruim é perda de tempo. Não trará nenhum retorno a você e nem para sua empresa. Então, só produza conteúdo se ele for muito interessante. Um blog bom é aquele que resolve o problema de alguém. Ou que traz exatamente aquela informação que seu público precisa naquele momento.
2. Escolha um nicho de tamanho adequado
Blogs que recebem investimentos como, por exemplo o Huffpost, conseguem produzir conteúdos em massa sobre os mais diversos assuntos. Então, é muito difícil competir com eles.
Daí a necessidade de criar um nicho de público que procure por um assunto mais específico. Desta forma, você consegue focar sua atuação. Suas chances de ter um público fiel torna-se bem maior.
Por outro lado, se seu nicho for pequeno e restrito demais, será complicado aumentar seu tráfego. Também diminuem suas chances de lucrar com o blog, pois não haverá público suficiente para ler o que você escreve. Para pesquisar um nicho de atuação para seu blog, você pode usar o Google Trends.
3. Você precisa de qualidade e quantidade
Todo mundo sabe que ter qualidade no conteúdo é fundamental. Mas, acredite: para ter um blog realmente bom, a qualidade não é suficiente. É preciso também produzir em quantidade.
A quantidade de conteúdo relevante produzida pode ajudar seu blog a adquirir autoridade. Com o passar do tempo, o blog pode conseguir melhores posições no ranking de busca orgânica do Google.
4. Conteúdo viral é bom, mas conteúdo útil é muito melhor
Que nunca sonhou em gravar um vídeo na sala de casa, com seu cachorro e este vídeo viralizar (espalhar-se pela internet através de compartilhamentos espontâneos de outros usuários)?
Porém, de acordo com Neil Patel, as chances de um conteúdo viralizar é menor do que 1%. Portanto, jamais foque em tentar produzir conteúdo viral. Sua meta deve ser produzir conteúdo útil. Se seu conteúdo tem utilidade para seu nicho, as chances de sucesso de seu blog serão bem maiores.
5. Um blog não funciona sem uma comunidade
Um dos princípios básicos de um blog de qualidade é sua capacidade de provocar conversas. Portanto, sem interação com seus leitores não há diálogo. É apenas você falando sozinho.
Isto significa que o blog dependerá também do seu trabalho nas redes sociais. Você deve ter perfis no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Escolha as redes sociais que fazem mais sucesso com o nicho do público do seu blog. A união do blog com as redes sociais cria uma comunidade. É disso que você precisa para aumentar seu número de leitores.
6. Determine o assunto principal do seu blog
Essa dica parece bem óbvia, não? Só parece. De acordo com Neil Patel, grande parte das pessoas que querem começar um blog não tem uma ideia clara sobre o assunto que realmente quer abordar.
Inicialmente, não é necessário ser uma autoridade no tema, mas escolha algo que você goste de se aprofundar, um assunto que você considere realmente prazeroso de falar.
Porém tenha consciência que o assunto que você escolher no começo não precisa ser necessariamente o mesmo com o passar do tempo. Veja quantos Youtubers e blogueiros iniciaram falando sobre um tema e, ao longo da carreira, modificaram o enfoque de seus assuntos.
7. Escolha o domínio do blog
O domínio é o endereço do seu blog. Lembre-se que esse endereço é, acima de tudo, uma marca. Exemplos não faltam: Macetes de Mãe, Viva Decora, Melhores Destinos e tantos outros, acabaram se tornando referências em seus nichos de atuação. Isso já deixa claro o tamanho da importância do domínio que você escolher.
Mas, vamos imaginar que você cozinhe super bem e quer criar um blog com suas receitas. Obviamente, você vai procurar um domínio com as palavras, receita, alimentação, comida, etc. Porém, na hora em que você for procurar um domínio disponível para poder registrar como seu, descobrirá que quase todos os domínios com as palavras-chave mais buscadas já estão registrados.
Antes de se desesperar, há algumas boas soluções para esta questão. Você pode, então, buscar um nome criativo ou tentar o registro com outro TLD, ou seja, outro domínio de topo.
O que significa isso?
Se você não conseguir registrar o “nome escolhido”.com ou o .com.br, pode usar o etc.br, por exemplo. Ainda assim, há o risco de que o TLD não seja muito relevante para os buscadores e não inspire autoridade. Ou então, caso já exista algum blog famoso com o mesmo domínio que você escolheu, mas que tenha a extensão .com.br, seu blog pode perder audiência.
Uma boa saída é buscar um nome original, que seja criativo e ainda assim consiga ser relacionado ao assunto. No exemplo do blog de receitas, alternativas seriam usar termos como “rango”, “almocinho”, etc, ou seja, termos alternativos relacionados ao assunto principal.
Para consultar domínios disponíveis, você deve acessar o site registro.br. Lá você pode pesquisar todos os domínios e TLDs livres para registro.
8. Seu blog precisa de hospedagem
Mas, não basta você ter um domínio. Agora você precisa também contratar um plano de hospedagem para seu blog.
A hospedagem de blogs é feita por empresas que armazenam seu conteúdo em servidores e permitem que seu blog esteja disponível na Internet.
E, o que fazer para escolher uma empresa de hospedagem? Preço é um fator importante, mas não é tudo. Escolha uma empresa que tenha bons serviços e preste ótima assistência a você.
Lembre-se que seu objetivo é tornar-se um blogueiro de sucesso. Assim, se você enfrentar uma lentidão, ou tiver seu blog fora do ar, será um problema. Pior ainda é não ter uma boa assistência para resolver este tipo de questão. Então, desde o início, quando se trata de hospedagem procure aliar preço e qualidade.
9. Lembre-se também do CMS
Agora que você já tem domínio e hospedagem falta escolher seu CMS. E, o que é isso? Para que você possa realmente fazer seu blog, poder inserir textos, imagens, mídia e ter um layout para ele, é necessário um CMS — Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
O CMS mais famoso do mercado é, sem dúvidas, o WordPress. Ele é recomendado pelo Neil Patel e por diversos outros nomes da área de marketing de conteúdo.
Entretanto, o mundo não vive apenas de WordPress. Há outras boas plataformas para você conhecer antes de se decidir como o Tumblr, o Blogger, o Joomla, o Wix, entre outros.
10. Foque seus esforços no título de seus posts
É claro que seu conteúdo precisa ser bom. Mas, tenha em mente uma coisa: poucas pessoas lerão seus posts de 500, 1000 ou 2000 palavras inteiros. A média de tempo que as pessoas passam em frente a um blog post é de 1 minuto. Esse já é um bom argumento para que você entenda que grande parte desta rápida leitura concentra-se no título e subtítulos.
Ou seja, o leitor médio apenas passará os olhos no seu texto. Então, concentre-se em desenvolver títulos interessantes, que respondam às dúvidas do leitor de forma rápida e incisiva. Essa é a chave para que você consiga tráfego em seu blog. Neil Patel explica que 8 a cada 10 pessoas vão ler um título, e apenas 2 a cada 10 vão clicar e ler o resto.
11. Atualize seu conteúdo sempre
Você já deve estar acostumado a ouvir que os algoritmos das plataformas como Google influenciam o número de pessoas que acessam ou não o seu blog. E, caso você queira aprender de maneira simples o que realmente é algoritmo, assista o vídeo a seguir:
Um dos fatores dos algoritmos para que seu blog continue relevante tanto para o Google como principalmente para seus leitores é a atualização.
Assim, tão importante quanto produzir conteúdo novo, é atualizar o que você já publicou. Lembre-se que tudo muda rapidamente em nosso mundo, e mais ainda no universo da Internet.
Imagine que você um dia escreveu um post sobre o Google+, a plataforma de rede social do Google. Ao menos que você tenha vivido na Lua nos últimos anos, sabe que o Google+ deixou de existir.
Então, entenda que a atualização constante dos posts é fundamental. O Google vai considerar esse quesito na hora de ranquear seu blog. Seus leitores terão inúmeras opções sempre, então, ter informações atualizadas vai ser seu diferencial.
12. Não ache que seus leitores virão sempre sozinhos até você
As melhores visitas que você pode ter em seu blog são das pessoas que leem você sempre. São os chamados visitantes recorrentes.
Os seus “fregueses” de blog são os usuários mais propensos a fazer comentários, compartilhar seus textos e, quando você monetizar seu blog, tornarem-se seus clientes. Porém, o que você pode fazer para tornar seus leitores fiéis?
Algumas boas alternativas propostas por Neil Patel são as notificações push e ferramentas como a Hello Bar.
As notificações push podem avisar seus leitores toda a vez que você publica um novo conteúdo. Isso faz com que o usuário lembre-se que você existe e volte até seu site. A ferramenta Subscribers pode ajudar você a criar uma lista de notificações push.
Outro recurso importante, usado em larga escala por diversos websites é a chamada Hello Bar. De autoria do próprio Neil Patel, a Hello Bar pede para que seu leitor cadastre seu e-mail para receber suas últimas atualizações, conteúdos exclusivos e tudo aquilo que você possa oferecer em termos de conteúdo.
O e-mail do seu leitor é uma das coisas mais importantes que você pode ter, tanto para atrair e fidelizar leitores como para monetizar seu blog.
13. Monetize seu blog assim que possível
Neil Patel comenta que muitos blogueiros, assim como ele, esperaram ter realmente muito tráfego para monetizar o blog.
Ter um tráfego realmente grande e consistente leva anos. Então, Patel afirma que se você demora muito para “vender” algo, as pessoas simplesmente acostumam que tudo no seu blog é de graça e sempre será.
Assim, é recomendável que você não espere tanto para monetizar seu blog. Você deve atribuir valor àquilo que você produz e já condicionar seu público a entender que nem tudo o que você faz é gratuito.
Se o que você oferecer for bom, as pessoas estarão dispostas a pagar. Porém, não exagere. Equilibre o que você disponibiliza gratuitamente com aquilo que você julga estar disposto a cobrar.
Como fazer isso?
Existem algumas ótimas estratégias de monetização ao alcance de blogueiros. As mais famosas são o marketing de afiliados e o Ad Sense.
O marketing de afiliados relaciona-se à plataformas online onde pessoas podem escolher produtos e criar conteúdos na Internet para vender tais produtos. Os blogueiros que produzem conteúdos ganham uma porcentagem sobre as vendas. O restante fica para a empresa dona da plataforma. O Hotmart é um dos mais famosos sites para os programas de afiliados.
O AdSense é a plataforma do Google onde os blogs e outros tipos de sites podem se associar, passando a exibir anúncios com o objetivo de gerar mais vendas e, consequentemente, mais tráfego ao blog.
É recomendável que você tenha mais de um método de monetização. Assim, você ficará mais seguro e poderá ganhar mais dinheiro.
Diversificar as formas de monetizar fazem com que você possa testar as alternativas e ver o que funciona melhor no seu caso. Lembre-se que alguns leitores simplesmente não clicam em anúncios e preferem comprar seu e-book, enquanto outros ao ler você irão lembrar-se daquele sapato cobiçado e decidir comprar do seu parceiro de AdSense.
Agora que você está mais preparado para criar um blog bom de verdade, aproveite para aprender como criar o conteúdo certo para cada plataforma de rede social. E, siga sempre o blog da Control F5. Aqui você encontra conteúdo bom de verdade todos os dias.