Como desenvolver uma transformação digital em sua empresa

transformação digital

A transformação digital tem ganhado destaque entre empresas de todos os setores, no mundo inteiro. Mesmo assim, algumas pessoas ainda não compreendem o que é, ou pensam que se trata apenas de algo que envolva o cliente ou o TI da empresa.

No entanto, essa transformação não é apenas uma promessa para o futuro, mas sim algo que precisa ser compreendido e trabalhado pelas empresas hoje, para que possam sobreviver no futuro.

Só que, para isso, é importante saber a fundo do que se trata essa transformação, o impacto dela na sociedade em que vivemos e como esses processos podem ser aplicados aos negócios.

Uma vez que serão indispensáveis para o dia a dia, é preciso, ainda, conhecer suas tendências e como implantar essa transformação em qualquer modelo de negócio.

Vivemos na era da tecnologia, portanto, a tendência é que ela esteja cada vez mais presente no dia a dia de pessoas e empresas. Dessa forma, a rotina e a produtividade são melhoradas consideravelmente.

Dito isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é transformação digital, quais são suas inovações e mudanças, além de quais são as melhores estratégias a serem aplicadas.

O que é transformação digital?

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia atualmente, organizações que foram criadas antes da era da internet enfrentaram e, por vezes, ainda enfrentam problemas com regras que não se aplicam mais.

Só que a mudança é possível e, digamos, simples de ser feita, o que ajuda qualquer negócio a se estabelecer na era digital.

Sendo assim, podemos definir essa transformação como um processo onde as empresas usam a tecnologia para melhorar o seu desempenho.

Dessa forma, para uma empresa de locação de tendas, por exemplo, é possível alcançar resultados ainda melhores, pois fará uma mudança estrutural que dá à tecnologia um papel fundamental.

Mesmo assim, é um engano pensar que todas as empresas estão investindo nisso, já que suas estratégias vão além de um blog corporativo ou uma fanpage.

É uma mudança na estrutura da organização, onde a tecnologia tem papel central, e não surge apenas como uma presença superficial. Mas para ser implantada, é necessário tempo e recurso.

Mais do que pensar no valor do investimento a ser feito, o que possibilita essa transformação às pequenas empresas, é necessário entender os processos dessa mudança e trabalhar de maneira colaborativa.

Isso porque a transformação digital se caracteriza mais como um desafio de gestão, do que marketing ou tecnologia.

Tendências da transformação digital

Seja para uma fabricante de display promocional ou qualquer outro tipo de organização, conhecer as últimas inovações em transformação digital e suas mudanças, permite que as empresas se adaptem à realidade do mercado.

Alguns exemplos que podemos citar quanto a isso, são:

  • Big data;
  • Data-driven;
  • Internet das coisas;
  • Realidade virtual;
  • Realidade aumentada;
  • Inteligência Artificial;
  • Machine Learning.

Portanto, estas são as principais mudanças e inovações da transformação digital, então vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

1 – Big data e data-driven marketing

O volume de dados cresce cerca de 40% ao ano, por conta do aumento das tecnologias, automação de dados e o crescente acesso das pessoas à internet.

Só que uma empresa de instalação de cerca elétrica, por exemplo, precisa analisar os dados e transformá-los em um plano de ação. Com isso, consegue obter melhores informações e vantagem competitiva.

Com eles também é possível tomar decisões importantes com base em dados e análises.

Então, para uma transformação bem-sucedida, é preciso estabelecer formas de alavancar e monetizar dados, ou seja, uma análise incorporada aos canais da empresa.

2 – Internet das coisas

Internet das coisas é a conexão de várias interfaces, além daquelas habituais, como tablets, smartphones e computadores.

Ao combinar essas interfaces com os sistemas automatizados, uma empresa consegue coletar e analisar as informações em tempo real, criando melhores ações de resposta.

Com isso, uma empresa de aluguel de stand consegue se concentrar para trabalhar em melhores soluções, que acabam por oferecer mais valor aos clientes, além de possibilitar uma experiência personalizada.

3 – Realidade virtual e realidade aumentada

Essas duas faces da transformação digital modificam completamente o local de trabalho, além de trazerem novas maneiras de entregar produtos e serviços aos consumidores.

Isso porque, elas permitem ao usuário apreciar a escala real dos objetos, bem como são especialmente úteis para o varejo. Ou seja, o cliente poderá examinar e, de certa forma, tocar o produto antes de comprá-lo.

Para os e-commerces isso é muito positivo, pois um dos principais obstáculos enfrentados por esses negócios é a vontade que o cliente tem de experimentar e ver o produto pessoalmente antes de comprar.

4 – Inteligência Artificial e Machine Learning

A inteligência artificial é um recurso que veio para mudar a maneira como as empresas fazem marketing. Isso porque os dados coletados sobre os clientes são diversos, então as soluções propostas podem ser mais criativas e personalizadas.

Ela também possui a tecnologia de aprendizado de máquinas ou machine learning. Com essa tecnologia, uma fabricante de forros metálicos não precisa de análise humana, sendo possível fazer suas conclusões embasadas nas informações coletadas.

Ou seja, é a tecnologia automatizando e otimizando os processos de marketing. Por isso, está sendo muito aplicada por meio dos chatbots, um robô que conversa com as pessoas por chat, facilitando a comunicação e segmentação de conteúdos.

Estratégias para melhorar o engajamento com o público

A transformação digital consegue reunir o uso de várias tecnologias e possibilita a melhoria em diferentes processos de uma organização, como no marketing.

Portanto, consegue melhorar o engajamento com o público-alvo, por meio de ações como:

Conhecer o cliente

É importante que as empresas saibam quem é o seu cliente, como é o relacionamento com ele, seus interesses e comportamentos, para, dessa forma, agrupar esses dados em um único perfil.

Dentre os principais dados que devem ser compilados estão:

  • Histórico de compras;
  • Canais preferidos de comunicação;
  • Poder de compra;
  • Comportamento como consumidor;
  • Atuação nas mídias sociais.

Os dados estruturados estão sendo cada vez mais sintetizados pelas empresas, tais como endereços, natureza doméstica, informações socioeconômicas, entre outros, com dados não estruturados como um texto no Facebook.

Para isso, uma empresa de manutenção de geradores, por exemplo, precisa de organização e processos que manipulam os dois tipos de dados, reunindo referências históricas em tempo real, por meio das atividades dos clientes.

Uma boa dica durante esse processo é usar um sistema de CRM, que consegue reunir e cruzar esses dados, facilitando a criação de um ou mais perfis de clientes.

Também é importante observar os hábitos de leitura do público-alvo, para saber que tipo de conteúdo usar para abordá-lo.

Saber onde o cliente está

Saber onde está o público é fundamental para oferecer experiências reais e personalizadas para ele.

Para isso, é preciso definir a localização física do cliente, onde ele mora, estuda ou trabalha e, ainda, quanto à presença digital, saber em qual rede social ele é mais ativo.

Com isso, uma fabricante de painel de led para tv consegue saber onde seus clientes moram, o clima e os perigos naturais de sua região, bem como a realidade socioeconômica do local.

Com isso, é possível estruturar toda a logística de atendimento ao cliente, como o tempo para chegar até a loja física, locais de interesse comum que estão próximos e a logística para envio de mercadorias.

Uma boa dica para usar essas informações é com a criação de experiências agradáveis dentro da loja, como mensagens SMS personalizadas, de acordo com a sessão da loja ou com base nas últimas compras do cliente.

Construir uma comunicação relevante

A última etapa envolve o cruzamento entre o perfil do cliente e sua localização, e isso vai indicar como o cliente interage com as ações do negócio.

Para que empresas de usinagem, por exemplo, possam criar conteúdos relevantes, divulgá-los nos canais certos com o formato e no momento ideal, elas precisam utilizar os dados para saber as preferências de personalização de cada canal.

Também é necessário analisar as taxas de resposta em diferentes dias da semana, bem como qual conjunto de canais criar para o seu público.

Trata-se de um processo importante, principalmente, porque a tecnologia amplia as possibilidades de interação e conversas bidirecionais entre o público e as marcas.

Conclusão

Para aumentar o engajamento com a transformação digital é necessário estar atento ao comportamento do cliente, além de se antecipar ao que ele espera.

Trata-se de um processo importante, uma vez que a tecnologia é fundamental para que as empresas possam acompanhar os processos de mudança e continuarem ativas no mercado.

A transformação digital é uma mudança necessária, então as organizações devem entendê-la e aplicá-la em suas mais variadas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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