Conheça ferramentas que auxiliam as reuniões online e atendimento ao cliente
A rápida disseminação da COVID-19 levou muitas empresas a implementar protocolos emergenciais de trabalho em casa para evitar a exposição no local de trabalho. Por isso, é bastante importante que você conheça e teste boas soluções para trabalho remoto.
Até mesmo algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Google, Amazon e Facebook implementaram o trabalho remoto e não têm previsão para quando essa situação irá se modificar.
Se sua empresa nunca teve funcionários trabalhando remotamente em período integral antes, esta pode ser uma transição desafiadora. No entanto, graças à tecnologia, é possível que os funcionários sejam tão produtivos em casa quanto seriam no escritório, senão até mais.
Então, conheça aqui algumas ferramentas essenciais que auxiliam na interação das equipes para reuniões online, atendimento ao cliente, entre outras funções. Embora você já conheça muitas dessas ferramentas, elas podem assumir uma nova função e importância durante esse longo período de trabalho remoto.
Zoom
O aplicativo serve para fazer reuniões online, dando a possibilidade de criar salas de reunião privada e contar com vários participantes simultaneamente.
O Zoom teve uma verdadeira explosão no aumento do número de usuários e, recentemente, esteve envolvido em uma série de notícias questionando suas falhas de segurança.
Assim, muitos usuários ficaram receosos em usá-lo, sem ter certeza de até onde o Zoom pode ou não ser confiável.
De acordo com uma reportagem do site Tech Tudo, o analista de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, recomenda que a ferramenta seja usada para reuniões onde os assuntos não sejam sensíveis ou confidenciais. Também disse que, para as empresas, é mais seguro utilizar programas que tragam melhor segurança como criptografia ponta-a-ponta e melhores formas de autenticação e controle.
É importante também manter o Zoom sempre atualizado, para que você tenha acesso às melhorias de segurança da plataforma.
Google Meet
Agora gratuita, o Google Meet é uma ferramenta para videoconferência e colaboração remota, semelhante ao Zoom.
Antes da pandemia, o serviço era disponível apenas para usuários do pacote corporativo do Google, o G Suite.
Com o Google Meet é possível criar reuniões com até 100 participantes. A plataforma também tem integração com o Google Calendar.
O Google faz questão de dizer que o aplicativo é bastante seguro, como uma forma de destacá-lo em relação aos concorrentes.
Microsoft Teams
Essa é a ferramenta colaborativa da Microsoft que está sendo usada por empresas e também para aulas online das escolas.
De acordo com o Tecmundo, no dia 11 de março, a Microsoft divulgou que o Teams possuía 32 milhões de usuários ativos.
Apenas uma semana depois, o número de usuários foi atualizado para 44 milhões. Isso significa que a plataforma obteve um crescimento de 37,5% em apenas sete dias.
Isso aconteceu apenas após alguns recursos importantes da plataforma tornarem-se gratuitos.
Discord
Criado originalmente para que os usuários de jogos online se comunicassem, o Discord também está tendo seu uso incentivado para trabalho ou estudo remoto.
O serviço gratuito permitia que até 10 usuários estivessem ao vivo, podendo se comunicar por voz e compartilhar suas telas. Normalmente usado com foco nos livestreams, o serviço está agora aberto para até 50 pessoas.
É possível que existam alguns problemas de performance. O Discord segue melhorando suas falhas todos os dias.
Skype
O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares e funciona em computadores, celulares, tablets, TVs e consoles de jogos.
Com o Skype é possível fazer chamadas de vídeo com até 50 participantes, trocar mensagens de texto, compartilhar arquivos e telas com outros usuários.
As conversas são gratuitas, mas há cobrança em caso de ligações para telefones convencionais. Você pode abastecer sua conta Skype com créditos e fazer chamadas nacionais e internacionais.
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