Mais do que um compêndio de metodologias de gerenciamento de TI, a essência da metodologia ITIL é a prática do bom senso adquirido no universo corporativo, adquirido, catalogado e organizado, é uma biblioteca de boas práticas gerenciais em constante estudo e revisão que adaptada em qualquer negócio ou projeto faz toda a diferença.
O que é a Metodologia ITIL?
Em meados da década de 1980, a informação sobre gerenciamento de serviços de TI era muito limitada, então empresas e institutos começaram a reunir conteúdos em busca de um senso comum, que garantisse a administração de tecnologia com eficácia e segurança. Literalmente falando, é uma biblioteca com conteúdo reunido por empresas de vários países após anos de testes e aprendizagem.
Onde a Metodologia ITIL é aplicável?
A Metodologia ITIL não é necessariamente um conjunto de normas a serem seguidas à risca, mas sim um conteúdo de referência. E umas das principais vantagens desse método é que ele pode ser aplicado em praticamente qualquer ambiente de TI. Por ser uma metodologia adaptável e flexível, não é necessário implementar todos seus fundamentos, dando abertura à gestão de TI de uma empresa a selecionar partes que melhor se encaixam no perfil de seu negócio, otimizando assim o caminho até o resultado esperado.
Princípios basilares da Metodologia ITIL
Descrição dos processos
A aplicação do ITIL parte de um planejamento onde define-se as estratégias a serem aplicadas na rotina da empresa. Essas boas práticas devem ser testadas e monitoradas, mantendo assim um fluxo de crescimento e aprimoramento das relações entre o TI e todo o processo produtivo, tendo sempre como referência a biblioteca do ITIL.
Nível de Qualidade
Com a devida aplicação, o ITIL constrói uma ponte onde a equipe de TI pode trabalhar em harmonia com a área de negócios. Com essa relação desmistificada, é certa a eliminação de brechas na infraestrutura e a otimização do tempo entre produção e entrega do serviço/produto, assim como a constância desses valores.
Aplicações Práticas da Metodologia ITIL
Gestão de Incidentes
Com base na catalogação de incidentes, o que permite um banco de dados para resoluções de problemas, seu maior objetivo é recuperar qualquer falha ou intempérie nas operações no menor período possível, o que reduz impactos prejudiciais aos negócios e permite que o cliente volte a trabalhar efetivamente ou de modo alternativo.
Service Desk
É o setor que está em contato direto com o usuário, e é por ele que passam os incidentes, pedidos, reclamações, consultas e demais relações, e sua função é organizar e encaminhar essas ações afim de serem resolvidas o mais rápido possível, garantindo assim a satisfação do usuário.
Gerenciamento de Mudanças
O objetivo desse departamento é assegurar a estabilidade, prever e reduzir a margem de riscos nos processos de mudanças de projetos no setor de TI, a partir de um banco de dados de fácil acesso e constante atualização, garantindo assim a minimização da interrupção de serviços durante a aplicação de uma nova estrutura. Também é responsável pela constante busca de otimização dos processos como da padronização do mesmo.