Um guia fácil que vai ajudar você a entender os termos do marketing digital
Você, pequeno empreendedor, já domina várias áreas do seu negócio: administração, fluxo de caixa, compras, logística e vendas. Porém, quando o assunto é marketing, as coisas ficam mais complicadas. É por isso que nós da Control F5 decidimos criar o Guia fácil do Marketing Digital.
Caso você ainda não entenda quase nada do que se fala em marketing digital, não se culpe. À primeira vista, as definições parecem mesmo complexas. O excesso de termos técnicos, jargões e palavras em Inglês faz com que conceitos, muitas vezes simples, fiquem aparentemente incompreensíveis.
Quando você decide recorrer aos dicionários de marketing na web, muitos deles também não são tão didáticos assim.
Nosso “Guia fácil do Marketing Digital para pequenas empresas” traz definições descomplicadas. Elas são fundamentais para ajudar você a realmente compreender e aplicar os novos conceitos na sua empresa. Vamos começar, então?
Conversões podem ser geradas com CTA
Conversão
Muito se fala em “gerar conversões” nas ações de marketing digital. Realizar uma conversão significa fazer com que a pessoa que está na Internet faça algo que você quer que ela faça, por meio de uma ação de marketing digital. Por exemplo: quando você cria um post com conteúdo bacana e pede para que a pessoa deixe seu e-mail para futuros contatos e ela fornece o e-mail. Pronto: você teve uma conversão. Ou, quando convida o usuário a acessar o site de sua empresa através de um anúncio e ele realmente acessa, ele fez o que você pediu — outra conversão.
CTA (Call To Action)
Para conseguir uma conversão, muitas vezes você precisa criar uma maneira, uma estratégia para que o usuário da web complete uma ação desejada. Então você cria o chamado CTA (call to action, traduzindo, uma “chamada para a ação”). Por exemplo, você diz “acesse nosso site para conhecer mais sobre nosso produto” essa frase é o chamado (call) para que você consiga a conversão (ação) desejada.
Conseguir leads através de ações de Inbound
Lead
O termo lead em marketing, é usado para designar um cliente potencial. A expressão “gerar leads” em marketing digital, significa fazer com que um usuário interessado em seu produto ou empresa, forneça seus dados espontaneamente (e-mail, telefone, etc.), a fim de obter mais informações sobre o que você oferece. E se você, através de estratégias de marketing digital, consegue muitos “leads”, significa aumentou o número de pessoas que potencialmente podem adquirir seu produto. Isso amplia sua capacidade de gerar vendas.
Inbound Marketing
É um tema complexo, que você pode ver abordado em diversos cursos e certificações. A grosso modo, Inbound Marketing (tradução literal: marketing de entrada) tem o objetivo de que o cliente venha até a empresa, em vez de o contrário. A empresa que utiliza conceitos de Inbound oferece conteúdo interessante, relevante para que as pessoas, conheçam, interajam com o produto ou empresa por vontade própria, sem ser invasivo e chato.
KPI para os objetivos de marketing da campanha
KPI (Key Performance Indicators)
O KPI cuja tradução é “Indicadores Chave de Performance”, é um termo utilizado para medir as ações de marketing e monitorar o cumprimento das metas estabelecidas. Normalmente, o KPI é um indicador quantitativo, número que ajuda a medir se a estratégia utilizada está funcionando ou não.
Poderíamos dizer também que o termo Key (Chave) refere-se à importância do que vai ser medido. Já a Performance (Desempenho) significa avaliar se a estratégia medida está indo bem ou mal. Já o Indicator (Indicador) remete aos valores ou métricas utilizadas na avaliação.
O KPI deve ser simples. Você deve criar métricas claras, fáceis de avaliar. Caso contrário, você ficará perdido em números e será complicado entender se a estratégia funcionou ou não.
O KPI deve ser ligado ao objetivo de marketing proposto. Por exemplo, se você quer criar uma estratégia para captar e-mails de leads para vender as Marmitas Fitness que sua empresa produz, um Objetivo de Marketing poderia ser:: “Coletar 100 e-mails de pessoas interessadas em fazer comprar Marmitas Fitness da Empresa X com o orçamento de R$ 75,00 no mês de julho de 2019”.
Já o KPI a ser medido seria: O KPI para o objetivo de marketing das Marmitas Fitness da Empresa X é a quantidade de e-mails coletados no mês de julho de 2019.
ROI (Return on Investment)
Traduzido: “Retorno sobre o Investimento”. Este é um conceito bastante simples, porém não tão fácil de ser atingido dentro da estratégia de marketing. É a relação entre o investimento feito na campanha de marketing e o retorno que você obteve com esta campanha.
Através da apuração do ROI, você consegue perceber se a estratégia foi bem sucedida ou não. Por exemplo: Se você investiu R$5220,00 em uma campanha e tiver um retorno de R$35.000,00, seu ROI é de aproximadamente 570%, ou seja, os R$5,2 mil investidos representam quase seis vezes mais em receita da estratégia.
Fazer um bom SEO para rankear no Google
SEO (Search Engine Optimization)
Traduzido: “Otimização para mecanismos de busca”. O SEO consiste em uma série de técnicas e estratégias para fazer seu site ou blog ser indexado pelo Google (buscador mais relevante da atualidade) ou qualquer outro buscador.
Na prática, isto significa que seu site deve ser preparado corretamente, de acordo com os critérios (algoritmos) que o Google valoriza. Isto significa que utilizando da melhor maneira as técnicas do SEO, as pessoas podem encontrar seu site através do Google, descobrindo que você existe.
O SEO serve para que seu site seja encontrado através da chamada busca orgânica do Google. A busca orgânica é gratuita. É diferente dos anúncios ou links pagos que mediante dinheiro investido, fazem o Google colocar você em posição privilegiada do buscador.
A meta principal do SEO é que seu site apareça no topo das páginas do Google. O ideal é que você apareça na primeira página dos resultados. Se conseguir então rankear em primeiro lugar na página do Google, é sinal que seu SEO é excelente.
O SEO não é um processo estático. Não existem fórmulas mágicas ou garantidas, já que o Google atualiza sempre seus critérios e é extremamente vinculado à experiência de navegação de particular do usuário.
Buyer Persona/ Marketing Persona
Tradução: “Persona Compradora ou Persona de Marketing”. A palavra “persona” vem do inglês, e tem uma interessante tradução. De acordo com o Cambridge Dictionary : é o tipo de personalidade que uma pessoa aparenta ter, e que geralmente é diferente da sua personalidade mais íntima. Interessante, não?
Porém, adaptando o conceito ao marketing, a persona é um perfil baseado em pesquisas reais, que representa um cliente-alvo a quem você quer vender seu produto ou serviço. A persona de marketing descreve quem são seus clientes ideais, como são seus dias, os desafios que enfrentam e como tomam decisões. Para saber muito mais sobre a Persona, acesse nosso post “Persona de Marketing para Pequenas Empresas”.
Head e long tail keywords tem funções diferentes
Head Tail Keywords
Quando falamos em buscas de palavras nos mecanismos de pesquisa como o Google, sabemos que um site vai estar melhor ou pior colocado nos resultados, dependendo das palavras-chave que são enfatizadas neste site. O Google, por sua vez, vai indexar o site e mostrá-lo aos usuários, caso as palavras chave de interesse do leitor tenham relação com as da sua página.
Assim, as head tail keywords podem ser definidas como as palavras-chave mais gerais, com sentido mais amplo. Normalmente elas são termos mais curtos. Uma head tail bastante popular na internet é “marketing digital”.
Por serem bastante genéricas, as head tail possuem um grande volume de buscas. Isso quer dizer que muitas pessoas digitam estas palavras, querendo conteúdos relacionados ao tema. Normalmente as head tails são bastante concorridas, o que dificulta que um site não tão famoso apareça nas primeiras posições do Google.
Long Tail Keywords
As long tail keywords, são palavras-chave mais específicas. Elas são menos disputadas tanto nas buscas orgânicas (não pagas) como também nos leilões de palavras-chave, quando um site “compra” palavras para aparecer no Google.
Como as long tail são mais focadas, normalmente são buscadas por menos pessoas. Mas, isso não é uma desvantagem. Pelo contrário, se um usuário do Google procura por termos mais específicos, a chance de seu site ser encontrado é bem maior.
Por exemplo, considerando a pesquisa “agência de marketing digital jd anália franco”, a Control F5 Marketing aparecerá na primeira página do Google, pela busca orgânica.
Possivelmente, o público que busca por esses termos tem uma intenção mais direcionada, o que faz com que um perfil de pessoas mais qualificado, ou seja, interessado naquilo que você oferece, chegue até você. Normalmente, o custo de uma long tail keyword nos leilões de palavras também será menor do que das head tail.
Automatize a nutrição de leads para falar melhor com seu público
Automação de marketing
É toda a tarefa de marketing que você tem a possibilidade de fazer de forma automática. O objetivo da automatização é tornar mais fáceis as rotinas do dia-a-dia, como a nutrição de leads, e outras.
O uso do termo está intimamente ligado ao disparo de e-mails. Porém se são usadas quaisquer outras plataformas, que tornam automáticas as tarefas relacionadas ao marketing, isso também pode chamado de automação.
Fluxo de nutrição de leads
É um processo construído pelo marketing, com o objetivo de estreitar relacionamento com os clientes ou futuros clientes, tendo em vista a realização ou repetição das compras.
Normalmente, a nutrição de leads é automatizada e feita através de e-mails. Mediante o consentimento do envio de mensagens aos clientes, a empresa pode enviar conteúdos diversos. Podem ser mensagens com conteúdo de engajamento, promoções, cupons, etc.
No outbound marketing é mais difícil realizar testes A/B
Outbound Marketing
De forma geral, o Outbound Marketing se opõe ao Inbound em termos estratégicos. Para que você entenda rapidamente, podemos dizer que enquanto o Inbound faz uma prospecção passiva, fazendo com que o cliente potencial (lead) chegue até a empresa, o Outbound tem uma postura mais ativa.
O Outbound Marketing vai em busca do cliente. Uma boa analogia é que o Inbound se assemelha a pescar, enquanto o Outbound é como caçar. Porém, tenha em mente que esta “caça” deve ser agradável e estratégica, jamais agressiva e chata.
Embora o Marketing Inbound seja aclamado como um modelo mais moderno e compatível com o cenário atual de consumo, é um equívoco pensar que o Outbound Marketing esteja obsoleto. Em várias situações, ações ativas mostram-se muito mais efetivas e com uma perspectiva maior de retorno sobre o investimento (ROI).
Teste A/B
Se tem algo que é bastante importante para uma estratégia bem sucedida de marketing digital, é que tudo pode e deve ser testado. Assim, os chamados testes A/B são amplamente realizados com o objetivo de saber rapidamente se algo está ou não funcionando, e como isso pode ser melhor.
Os testes A/B são feitos com duas ou mais variações de conteúdos digitais. Esses conteúdos podem ser uma página, uma publicação, uma imagem, um e-mail. A ideia é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho perante os usuários expostos à mensagem.
Por exemplo: Você pode criar um anúncio no Facebook com o mesmo texto, alterando apenas a imagem. Não vai demorar muito para que você perceba qual deles teve mais cliques, curtidas, comentários, etc. Assim, você pode medir de forma rápida e mais precisa tudo o que pode estar gerando resultados para seu conteúdo.
Faça growth hacking, mas evite o black hat
Growth Hacking
A tradução da palavra Growth é crescimento. Hack significa algo como brecha ou espaço. Já o verbo “hacking” é o ato de encontrar e explorar brechas e espaços.
O site da RD traz uma definição bastante precisa do que é o growth hacking: “É uma forma de trabalhar o crescimento de seu negócio, com base na construção empírica de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos”.
O growth hacking também é conhecido como “marketing de experimentos”. Assim, através do uso de técnicas de experimentação, o growth hacking busca encontrar brechas ou oportunidades para crescimento rápido de negócios.
Black Hat
É um termo relacionado a práticas dentro do marketing digital, que violam os algoritmos dos mecanismos de busca, como o Google.
Trata-se de uma conduta antiética e até perigosa, pois se o Google “descobrir” que um site fez uso deste tipo de prática, ele pode ser penalizado e até banido da busca. Por isso, apesar de à primeira vista parecer tentador, não pratique black hat.
Evitando o bounce rate, temos menos churn rate
Bounce Rate
O termo também é conhecido como Taxa de Rejeição. É a porcentagem de visitantes que somente acessam um site e saem, sem realizar outras ações, como interagir com o conteúdo ou acessar outras páginas do mesmo site.
A bounce rate é um fenômeno que toda a estratégia de marketing digital deve procurar evitar o máximo possível. Pois, quanto maior a taxa de rejeição, significa que menos gente está engajada ou interagindo com o conteúdo.
Porém, a bounce rate é uma métrica importante. Através dela, pode ser avaliado tudo aquilo o que pode ser otimizado, retirado e melhorado no site.
Churn Rate
O churn é uma métrica que indica o quanto uma empresa perdeu de clientes ou receita. É uma métrica bastante importante tanto para o marketing quanto para a área de vendas.
O objetivo das empresas é a máxima redução da churn rate. Para realizar o cálculo do churn, basta dividir a quantidade de clientes que a empresa perdeu até o final de um período, pelo total de clientes que iniciaram. Exemplo: se você perdeu 10 clientes de 100, a churn rate seria 10%.
E agora, tudo ficou mais fácil com o guia do marketing digital para pequenas empresas? Então, continue seguindo o blog da Control F5 Se quiser comentar sobre outras definições, tiver dúvidas ou ver outros termos do marketing digital explicados aqui, fale com a gente. Será um prazer compartilhar mais ideias com você.