Entenda melhor o que é a fraude do clique e como evitá-la
Os mecanismos por trás da tecnologia de anúncios publicitários online tornaram-se eficazes o suficiente torná-los fontes confiáveis de receita. Entretanto, paralelamente surgiram práticas maliciosas que tentam constantemente destruir esta credibilidade. Todos os anos, vários tipos de fraudes de anúncios consomem grandes quantidades de lucros. Um dos tipos de fraude de anúncios mais comuns é a chamada fraude do clique. A fraude do clique é um tipo de fraude de anúncios que explora o modelo de receita de PPC (pay-per-click ou pagamento por clique), aumentando o número de cliques em anúncios online de várias maneiras, com a finalidade de extorquir mais dinheiro dos anunciantes.
Como funciona a fraude do clique?
Em um modelo de PPC (pay-per-click), os anunciantes pagam aos editores (publishers) pelos cliques em seus anúncios. A taxa de CPC (custo por clique – o preço do clique) depende do desempenho geral do anúncio em um espaço específico, calculada por meio de uma taxa de cliques.
No geral, é uma maneira fácil e simples de gerar receita. Os anunciantes encontram sites por meio de redes de anúncios como o Google, cujas plataformas são relevantes para o público-alvo dos anunciantes e colocam seus anúncios lá, esperando as reações do público na forma de cliques. É aí que entra a fraude do clique. A questão é o modelo em si — métricas baseadas e cliques são fáceis de manipular. Vale a pena ressaltar também que a fraude de cliques é muito mais comum em dispositivos móveis do que nos desktops.
Quem está por trás da fraude do clique?
Existem dois tipos de agentes por trás da fraude de cliques:
Fraudes feitas por concorrentes: Os concorrentes são motivados pelo desejo de fazer com que as campanhas de marketing dos outros competidores percam o máximo de dinheiro possível. Este tipo de fraude é projetada especificamente para destruir a operação do concorrente.
Fraudes feitas por editores ou afiliados: são muito mais complicadas. Neste caso, os fraudadores estão parasitando o sistema. Seu objetivo é sugar o máximo dinheiro possível sem ser notado ou bloqueado. Como editores e afiliados são pagos por cliques nos anúncios, eles têm interesse em manter o número de cliques sempre alto. Então, os fraudadores conseguem fazer isso misturando o fluxo de cliques real com os simulados. A fraude em cliques relacionada ao editor geralmente opera em uma escala que é menor em termos de ação, mas muito maior em termos de perdas, pois operaram a longo prazo.
Quais os tipos de fraude de cliques?
Em geral, existem duas grandes categorias de fraude de cliques:
Fraude de cliques manual: este tipo de fraude é mais simples. Geralmente, a parte fraudulenta contrata pessoas reais para realizar cliques em anúncios específicos, a fim de aumentar os números de desempenho e receber uma fatia maior da receita. Pode trazer certos resultados, mas não chega nem perto de ser tão eficiente quanto uma operação automatizada. A forma mais sofisticada de fraude de clique manual é chamada de “fazenda de cliques”. Elas envolvem um grande número de pessoas que trabalham clicando nos anúncios durante todo o dia. Outro tipo de fraude de cliques manuais são os cliques forçados, onde usuários são forçados a clicar em anúncios, apenas para conseguirem prosseguir a navegação.
Fraude de cliques automática: envolve a criação e manutenção de redes de Bots projetados para executar certas sequências de ações que resultam em cliques que são registrados pelos sistemas como eventos legítimos. Os Bots são scripts automatizados que atuam como usuários. Para manter uma presença legítima e um endereço IP exclusivo, a atividade do Bot vem de dispositivos infectados por vírus de malware. A infecção vem de softwares maliciosos para dispositivos ocultos por aplicativos de software legítimos. Assim, os usuários não se dão conta do que está acontecendo.
Como evitar a fraude do clique?
A lista de técnicas a seguir pode ser útil para identificar e combater a fraude do clique.
- Verificação de anúncios: é uma das principais ferramentas para impedir fraudes de cliques.. De certa forma, é uma ferramenta dupla à prova de falhas. Basicamente, ela ajuda a identificar cracks na sua proteção de fraude contra anúncios. Os verificadores fornecem informações de desempenho através de métricas como visibilidade e tráfego inválido. Assim, editores de baixa qualidade e sites suspeitos podem ser desativados.
- Plataformas confiáveis: Outra maneira de evitar a ameaça da fraude de cliques é através do uso de plataformas de publicidade confiáveis, com um bom histórico de operação de tecnologia de anúncios. Em essência, essa abordagem limita a operação a empresas grandes e estabelecidas como Google, Facebook, Bing e DoubleClick. Essa prática adiciona mais segurança sobre o destino do seu orçamento de publicidade e muito mais confiança no fato de os resultados de desempenho da sua campanha de anúncios serem plausíveis e retratar situações reais.
- Honeypots: Os honeypots são uma das formas mais eficazes de neutralizar os click bots e expor as redes por trás deles. Funciona assim:. Os servidores de anúncios usam anúncios especiais que não são anúncios reais, mas blefes indistinguíveis para o usuário humano. Se um bot está inserido neles, o honeypot detecta e expõe o Bot, levando seu IP a ser bloqueado.
- Lista negra: A manutenção de uma lista negra é uma das formas mais consistentes de prevenir a fraude de cliques. Ela funciona para endereços IP suspeitos, ID de dispositivos e assinaturas de Bots detectados. As listas negras podem conter sites, IPs e IDs de dispositivos considerados desacreditados com vários tipos de fraude detectados.
- Auditoria constante de métricas: é preciso verificar constantemente a confiabilidade das métricas e comparar os resultados com várias fontes. Veja abaixo uma lista de atividades suspeitas comuns. Esses padrões são sinais de que algo errado pode estar acontecendo:
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- Uma campanha registra taxas de cliques anormalmente altas.
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- As taxas de tráfego de páginas habilitadas para PPC são drasticamente maiores em comparação com o restante do site.
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- Há picos de atividade e tráfego suspeito em tempos não naturais para a região selecionada.
- Há altas taxas de rejeição, curtos períodos de sessão e tempo mínimo no site.
- Modelos mais eficientes: os cliques são apenas significantes abstratos de um certo tipo de evento que acontece em um conteúdo específico do anúncio. Por conta própria, eles não significam muito. O que realmente importa é o que acontece depois do clique: Se a conversão ocorre, o produto é comprado ou o aplicativo é baixado. Um modelo bastante interessante é o de custo por ação. Neste modelo, em vez de pagar por cliques, os anunciantes pagam por ações que ocorrem na plataforma do anunciante após o clique que podem ser desde realizar um cadastro, fazer download de algo ou preencher um formulário.
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