7 erros você não deve cometer no seu planejamento de marketing

planejamento de marketing

Uma empresa é formada por vários setores, como produção, faturamento, vendas e marketing. É importante ter uma equipe voltada a cada uma dessas atividades para evitar erros no planejamento de marketing ou nas vendas, por exemplo.

O marketing consiste no desenvolvimento de estratégias para divulgar os produtos ou serviços da empresa nos meios de comunicação.

Os meios mais utilizados são:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Internet;
  • Revistas.

É preciso definir estratégias muito efetivas para que a empresa se faça presente no cotidiano das pessoas. Atualmente, é a marca que vai até os clientes e não o contrário.

Esse texto é para você que quer saber mais sobre a importância de um bom planejamento de marketing para o seu negócio e quais erros você deve evitar nesse processo.

A importância de um bom plano de marketing

O plano de marketing é a previsão de todas as ações que a empresa vai empregar na divulgação de seus produtos ou serviços nos meios de comunicação.

Deve ser consolidado na forma de uma compilação de dados e informações que guiarão essas ações. Investir em um plano de marketing é benéfico para a equipe de colaboradores.

Se a contabilidade de uma empresa faz a gestão de folha de pagamento dos funcionários de forma ordenada e se atentando a todos os dados, esse serviço é feito de forma efetiva, o que irá influenciar diretamente em todo o administrativo da empresa.

O mesmo vale para as metas no marketing. Isso porque, essa medida também é vantajosa porque definir os objetivos mais importantes a serem atingidos em um determinado prazo é uma forma de motivar a equipe.

Todo plano de marketing deve levar em conta as ações da concorrência. Não se trata de copiar o que deu certo e ignorar o que deu errado, mas se comparar com os concorrentes para ter certeza de que o trabalho está sendo eficiente.

Além disso, prestar atenção nos concorrentes dá ferramentas para enxergar novas oportunidades no mercado.

Suponhamos que empresas de dedetização de certo bairro estejam recebendo muitas ligações de outros bairros e não conseguem atendê-los.

Um empreendedor pode enxergar uma oportunidade aí e investir em uma dedetizadora perto desses bairros.

Sendo assim, saiba como fazer um bom planejamento de marketing.

Plano de marketing: como fazer

Fazer um bom plano de marketing demanda competência e recursos. Com uma equipe profissional e dinheiro para investir, as possibilidades são variadas.

Vamos falar das etapas principais de todo planejamento de marketing nos tópicos a seguir.

Persona

O primeiro passo para fazer um plano de marketing é definir a persona da sua empresa.

A persona é o cliente ideal de determinada empresa, definido a partir da captação de dados da sua base de clientes.

Essa etapa é fundamental porque é onde a empresa sabe para quem vai vender seu produto ou serviço.

Com informações como idade, estado civil, profissão, classe social e hobbies fica mais fácil direcionar ações como anúncios e e-mail marketing.

Previsão de gastos

O departamento de marketing de uma empresa é tão importante quanto os outros departamentos. Ter um orçamento exclusivo para ele é crucial para evitar problemas no futuro.

As despesas do setor de marketing precisam fazer parte dos gastos para abrir uma empresa.

Com esse planejamento prévio, o investimento é mais garantido e o trabalho flui com mais facilidade.

Objetivos

Os objetivos precisam ser definidos em conjunto com a equipe de colaboradores. Saber exatamente por que você deseja ampliar a presença da marca no Twitter, por exemplo, ajuda na hora de pensar nas ações.

Um plano de marketing com objetivos bem delineados é a porta de entrada para resultados concretos e duradouros.

Agora você sabe quais são os pontos principais na hora de fazer um planejamento de marketing.

Nos tópicos abaixo, leia mais sobre os 7 erros que você não deve cometer no seu planejamento.

7 erros de planejamento de marketing

Imagine que você comanda uma administradora de condominios em João Pessoa. Você investiu em marketing digital, está em todas as redes sociais e tem muitos seguidores.

Mesmo assim, o retorno financeiro está abaixo do previsto. Você não sabe onde está o erro.

É possível que sua empresa tenha cometido algum dos erros listados abaixo. Continue lendo para saber mais.

1- Não definir a persona

Como foi dito nos tópicos acima, toda estratégia de marketing precisa ser planejada. Não adianta tentar se posicionar em todas as redes sociais se seu público não está nelas.

Sem definir a persona da empresa, a equipe não tem ferramentas para definir quem ela quer alcançar.

Isso impacta em todas as frentes do marketing, desde anúncios no Google Ads à comunicação com o cliente pós-compra.

2- Não investir em Inbound Marketing

Muitas pessoas ainda pensam que marketing só pode ser feito do jeito tradicional, ou seja, por anúncios na televisão, outdoors e panfletos.

O Inbound Marketing é um novo tipo de marketing onde o foco é produzir conteúdo relevante para o cliente se interessar pela marca.

Em vez de se preocupar com propagandas invasivas, o gestor deve investir em um site responsivo com informações acessíveis e interessantes. É preciso estudar o que as pessoas procuram para atendê-las da melhor maneira possível.

Se a empresa especializada em dedetização do exemplo anterior está buscando mais audiência na internet, fazer uma pesquisa de palavras-chave no Google pode ser um grande diferencial.

A empresa pode descobrir que “dedetização escorpião” é uma pesquisa muito popular e começar a produzir conteúdo de acordo com isso. Essa é a força do Inbound Marketing.

3- Usar o e-mail marketing incorretamente

A importância dos conteúdos relevantes vale também para o e-mail marketing da sua marca.

Se você costuma encher a caixa de entrada dos clientes de ofertas descontextualizadas, saiba que essa estratégia não surte mais efeito.

Busque segmentar e personalizar os e-mails. Tenha dados concretos a respeito dos clientes para poder oferecer exatamente o que eles desejam quando eles desejam.

Pense também na frequência. Nem sempre vale a pena enviar e-mails diariamente. Isso nos leva ao próximo tópico.

4- Não analisar os resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é ter acesso a informações como número de cliques, tempo de permanência na página e quantidade de ações realizadas na página.

A empresa precisa ter uma equipe especializada em analisar esses resultados. Afinal, é a partir deles que você descobre se sua estratégia está sendo bem-sucedida.

É assim também que a empresa tem certeza da relevância dos conteúdos publicados em sites e blogs.

5- Não investir em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca).

Trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para o bom posicionamento de links em plataformas de busca, como Google e Yahoo.

Utilizar estratégias de SEO é obrigatório se você deseja ter acessos expressivos.

Isso acontece porque o Google e outras plataformas semelhantes determinam a relevância de links de acordo com uma série de fatores, como:

  • Uso de palavras-chave populares;
  • Tamanho do título;
  • Meta Descrição;
  • Tamanho dos parágrafos;
  • Originalidade do conteúdo.

Sendo assim, se um banco publicou um post completo sobre recuperação de crédito, mas não teve muitos acessos, significa que ele não atendeu a esses fatores.

6- Não investir no site da empresa

É muito comum que empresas limitem toda sua comunicação com o cliente às redes sociais. Porém, isso não é o mais indicado.

O site deve ser o principal meio de trabalho. Ele é a vitrine da empresa, o meio por onde as pessoas interessadas descobrem todas as informações que precisam para se tornarem clientes.

Por isso, investir em um site fácil de navegar e com design atraente é crucial. Esse investimento também é importante porque traz autoridade para a marca.

Uma pessoa interessada em contratar os serviços de dedetização residencial que tenha acesso ao site completo da dedetizadora em vez de um post no Facebook vai ter muito mais segurança na hora de finalizar a negociação.

7- Não acompanhar a jornada do cliente

Monitorar em que etapa da jornada do cliente cada lead se encontra não pode ser deixado de lado.

Fazer esse monitoramento significa saber com exatidão o que cada cliente em potencial precisa para avançar cada vez mais no funil de vendas, e por fim, comprar seu produto.

A jornada tem três estágios: conhecimento, consideração e decisão.

O conhecimento é quando o cliente descobre que tem um problema e passa a pesquisar mais sobre ele.

Logo em seguida, a consideração é o estágio em que ele entra em contato com formas de resolver esse problema.

Por fim, a decisão marca o momento em que o cliente decide comprar determinado produto para atender à necessidade dele.

Conclusão

Por ser uma prática mais recente, o marketing digital continua em pleno desenvolvimento.

Isso significa que é preciso se manter atualizado sobre novos softwares e estratégias que vão surgindo no mercado.

As estratégias e os erros comuns listados nesse texto têm como objetivo guiar o planejamento de marketing da sua empresa para garantir bons resultados.

Não se esqueça de que o marketing é somente um dos vários setores que compõem uma empresa.

Para ele dar um retorno expressivo, toda a empresa precisa ter condições para trabalhar com excelência.

Sendo assim, não adianta investir em softwares de ponta se o seu empreendimento não tem alvará de funcionamento.

Trabalhe para que sua equipe seja coesa e motivada sempre, esse é o grande diferencial para o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!