O Marketing de Afiliados é um formato que tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de muitas empresas. Ele tem como principal objetivo expandir os canais de comunicação e chamar a atenção do consumidor com mais sucesso.
Isso acontece como uma resposta ao mercado atual, que cada vez mais se torna exigente perante as ações de marketing e engajamento. Hoje em dia, uma ação direta de publicidade tem pouco retorno.
Isso acontece porque, com os avanços da internet, muitas pessoas têm acesso a qualquer informação com um simples toque de celular.
Por conta disso, quando um consumidor encontra uma necessidade, a primeira reação dele é procurar solucionar o problema. Por exemplo, um cliente que precise de serviços de contabilidade, certamente, buscará a solução o mais rápido possível.
Pensando nisso, entenda a seguir do que se trata essa estratégia, bem como algumas formas para utilizá-la.
Entenda o que é Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados entra em vigor quando pensamos em parceiros. Isso porque esta relação comercial faz com que um colaborador divulgue o produto da empresa, em troca de uma comissão por venda realizada.
Neste aspecto, você acaba conquistando públicos muito diferenciados, uma vez que os consumidores do produtor de conteúdo estarão constantemente recebendo informações relacionadas à sua empresa.
Para qualquer um que deseja trabalhar vendendo na internet, esse é um excelente modelo de negócios. Além disso, para produtores de conteúdo, acaba sendo uma importante ferramenta de engajamento.
Isso porque além do produtor de conteúdo receber uma comissão pela venda, ele consegue avaliar os resultados e identificar se as ações para vender o produto de uma empresa de contabilidade para micro empresas, por exemplo, estão funcionando ou se precisam de ajustes.
Conheça quais são os tipos de divulgação
Cada empresa tem uma série de regras que definem como funciona o marketing de afiliados. Por isso, é importante delimitar todas as regras que você julga necessárias para que os influenciadores decidam se desejam participar do processo ou não.
É importante também definir os objetivos desse tipo de marketing. Isso porque existem diversos resultados que podem ser obtidos, dependendo de sua necessidade.
Você pode querer aumentar o engajamento com sua página, ou então aumentar suas vendas. O objetivo pode ser apresentar sua empresa de segurança biológica, por exemplo, para o máximo de pessoas possível.
Embora o objetivo final seja o retorno financeiro, o foco de ação acaba sendo diferente, o que muda o tipo de divulgação que você escolherá para conseguir os resultados que deseja alcançar.
CPC – Custo por Clique
Este é um dos mais comuns meios de divulgação, e acontece quando o afiliado recebe um valor por cada clique na propaganda. Isso significa que todas as vezes que alguém acessar sua página vindo de uma propaganda do afiliado, é realizado um pagamento.
Essa propaganda pode ser de várias formas, como:
- Pop-ups;
- Links de redirecionamento;
- Banners;
- Destaques na página.
É interessante que se crie um conteúdo bastante atrativo, que faça com que o público decida interagir.
Este formato de publicação é ideal para empresas que buscam a conversão imediata, uma vez que a ideia é fazer o consumidor navegar pelo site de sua empresa de construção e reforma, por exemplo, até comprar algum produto ou serviço.
Os custos para a empresa em uma proposta de CPC são muito menores do que o de outras ações de marketing, sendo alguns centavos a cada clique. Nesse caso, o afiliado ganha pela quantidade de pessoas que interagem com a propaganda.
Assim, você garante que para ter uma boa remuneração será feito todo um trabalho de engajamento da parte do afiliado, conseguindo levar muito mais clientes para sua loja.
CPA – Custo por Ação
O custo por ação é aquele no qual o afiliado só é remunerado se o cliente realizar uma ação específica. Normalmente, são usadas páginas especiais que encaminham para a ação que o consumidor precisa realizar.
Essas páginas, chamadas também de landing pages, acabam sendo fundamentais para aumentar as possibilidades de engajamento com o público e fazer com que ele interaja diretamente com a empresa.
É importante frisar que, aqui, não basta deixar um link exposto na página para que o afiliado consiga uma boa conversão. Assim, o afiliado de uma administradora predial, por exemplo, precisará de muitas outras ações.
Os custos para o CPA costumam ser muito mais interessantes, mas é preciso que o influenciador use suas técnicas para fazer o público de fato realizar alguma ação junto à empresa.
A taxa de resultados depende muito da capacidade de influência do afiliado, mas pode acabar sendo muito proveitoso para ambas as partes envolvidas no processo de afiliação. Por isso, esta é uma ação que tem ganhado cada vez mais destaque.
CPM – Custo por Mil
Este é um formato muito utilizado por empresas que estão buscando um maior engajamento para suas páginas.
O Custo por Mil é um modelo no qual o anunciante paga um valor fixo para o afiliado, que é cobrado toda vez que a propaganda atinge a marca de mil visualizações. Nesse caso, sua empresa de estruturas metálicas, por exemplo, acaba alcançando um público maior.
Assim, você consegue uma visibilidade muito maior e mais assertiva para sua empresa, uma vez que a quantidade de pessoas impactadas pelo anúncio acaba sendo maior. Para o afiliado, é ideal que ele opte por este modelo se tiver muitas visualizações.
Isso porque ele acaba conseguindo uma remuneração recorrente, independentemente da quantidade de clientes que de fato realizam uma ação ou um clique na propaganda.
Para a empresa, é ideal que a maior quantidade de pessoas acabe descobrindo-a. Assim, você conseguirá encontrar muito mais clientes para vender, por exemplo, uma porta comercial de aço.
CPV – Custo por Venda
Neste formato, que se assemelha a um modelo mais tradicional de parceria, o afiliado recebe toda vez que um cliente compra um produto seguindo o link compartilhado por ele.
Neste caso, é importante que o afiliado tenha uma boa persuasão e engajamento com seu público, para conseguir converter as vendas.
Entretanto, os valores de comissão nesse modelo acabam sendo muito mais atrativos para os afiliados, que se conseguirem converter as vendas terão um retorno financeiro mais adequado.
Veja onde é melhor divulgar
O marketing de afiliados permite uma série de engajamentos de fontes diferentes, então, você precisa conhecer as principais delas para saber onde e como iniciar um relacionamento com seus parceiros.
Você não precisa ter um canal exclusivo para isso, mas é ideal que você comece a pensar nessa possibilidade. Isso porque quanto mais as pessoas souberem como encontrar você, mais estarão propensas a consumir.
Sites e blogs
Este é o local mais comum para a utilização de um marketing de afiliados. Isso porque o criador de conteúdo que usa estas plataformas têm muito mais liberdade dentro de seu próprio domínio.
Por isso, é importante se atentar a como o afiliado trabalha em seu blog ou site pessoal. Ali é onde se concentram os esforços de engajamento dele, com o retorno do público consumindo o material.
Nestas ferramentas, é possível também fazer publicações mais detalhadas sobre, por exemplo, engenharia de ar condicionado, que definam as principais características de um determinado produto ou serviço que pode ser vendido através de um link de afiliação.
Redes sociais
As redes sociais são outro local importante para o marketing de afiliados. Isso porque a maioria dos usuários de internet passa a maior parte de seu tempo nas redes sociais, explorando interações e participando de atividades dentro destas plataformas.
Por isso, o conceito de propaganda e marketing dentro destas redes acaba se tornando uma rotina natural. A maioria das plataformas, até mesmo, oferece ferramentas para que você possa utilizar o marketing de afiliados sem complicação.
E-mail marketing
Muitos criadores de conteúdo possuem uma sólida base de contatos com que podem se engajar. Por isso, o e-mail marketing ainda é um recurso bastante poderoso no mercado. A maioria das pessoas verifica sua caixa de e-mail pelo menos uma vez por dia.
O e-mail marketing é uma forma mais simples e direta de engajamento, mas ainda assim possui um resultado impressionantemente positivo. Isso porque as pessoas ainda levam o conteúdo exposto em um e-mail com muita seriedade.
Entretanto, você deve tomar alguns cuidados quando usar essa estratégia. O primeiro deles é evitar o excesso. Isso porque um e-mail repetido várias vezes na caixa de entrada de um cliente pode se tornar um grande incômodo.
Além disso, tome cuidado para não criar um conteúdo raso para apresentar aos clientes. Isso pode fazer com que sua mensagem caia na caixa de spam, onde o cliente dificilmente consumirá seu conteúdo.
Considerações finais
Por se tratar de uma das mais eficientes formas de marketing no mercado hoje em dia, muitas empresas têm se atentado ao marketing de afiliados. Entretanto, você precisa tomar alguns cuidados quando for explorar este recurso.
Isso porque muitas pessoas ainda não entendem como e quando utilizar da prática, que pode acabar te transformando num líder do mercado. Estar atento para o momento certo de agir é fundamental.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.