Como garantir seu posicionamento através das redes sociais?

redes sociais

Já não há novidade em afirmar a importância das redes sociais, e da internet como um todo, nos resultados de uma empresa. O que nem todo mundo sabe ainda é como se manter bem posicionado em termos de SEO graças a essas plataformas.

De fato, as mídias sociais se tornaram um dos maiores pilares da internet no mundo todo, especialmente no Brasil. Aqui as pessoas chegam a passar uma média de quatro horas do dia conectadas nesses sites, segundo pesquisa do próprio IBGE.

O mesmo levantamento mostra que a cada dez brasileiros, sete já têm acesso à internet, o que equivale a mais de 180 milhões. Esses usuários pesquisam, compram e vendem o tempo todo, desde produtos populares até serviços como tradução juramentada.

Em termos de redes sociais, a maioria das pessoas já está cadastrada em alguma que tenha seu perfil de interesse. Por isso, os motores de busca têm prestado cada vez mais atenção nessa tendência, e criado algoritmos que levam em conta esse fator.

Realmente, os grandes buscadores como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil são outro pilar fundamental da internet, sem o qual grande parte dos navegantes já não conseguiria nem sequer imaginar o ambiente digital.

Outro ponto fundamental: foi-se o tempo em que as mídias sociais se limitavam à comunicação entre amigos, ou troca de fotos de pratos de comida e de viagens.

Hoje a presença de empresas ali é intensa, tanto no sentido de soluções mais nichadas como credito empresarial, quanto no sentido de produtos como roupas, joias e até  alimentação.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo as melhores dicas que podem garantir um bom posicionamento em termos de SEO, bem como alguns conceitos que são indispensáveis para entender o assunto.

Então, se você quer mudar sua empresa de patamar por meio das principais plataformas online da atualidade, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente é o SEO?

Sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), esse assunto traz à tona uma das maiores revoluções que a internet e o marketing digital enfrentaram nas últimas décadas, graças ao Google.

Até os anos 2000 os buscadores tinham um tipo de configuração e indexação baseado em critérios mais primários, como ordem de publicação, ou ordem alfabética, ou mesmo segmentação por nicho e segmento.

Até que o Google criou os parâmetros e algoritmos baseados na excelência do conteúdo. Assim, quando você pesquisa algo como controle de acesso biometrico preço, os resultados que aparecem são baseados sobretudo em mérito e qualidade.

A maneira de conciliar isso com a Inteligência Artificial (já que é impossível haver um revisor para cada nova página publicada), é por meio desses mesmos algoritmos, que em geral levam em conta alguns aspectos indispensáveis, tais como:

  • O layout da página;
  • Navegabilidade e usabilidade;
  • Uso das palavras-chave;
  • Compatibilidade com mobile;
  • Formatação do texto;
  • Presença de tópicos e títulos;
  • Qualidade de fotos e imagens.

Além, é claro, dos links, que demonstram quanto aquela página se comunica com o seu próprio setor. Eles podem ser internos e levar para páginas do próprio site, que detalham mais o assunto, ou externos, e se comunicarem com sites que são referência no tema.

Aí é que entra o esforço de SEO, para cumprir com todos esses pontos. Assim, se uma página sobre terceirização de folha de pagamento consegue ter bom layout, bom conteúdo e seguir as tendências do momento, ela fica melhor ranqueada.

Ademais, essa revolução que começou nos anos 2000 vive mudando, e os algoritmos já existem na casa das dezenas ou mesmo centenas. Então, mais recentemente as redes sociais passaram a ser um critério de ranqueamento.

Sobre o algoritmo RankBrain

É muito interessante falar sobre Inteligência Artificial, algoritmos e o funcionamento dos grandes motores de busca. Contudo, o próprio Google não revela explicitamente quais são seus parâmetros.

Em geral, o que ocorre são publicações parciais na rede, ou alguns vídeos de profissionais da empresa se posicionando sobre novidades na plataforma. Mas os algoritmos nunca são explicados de maneira detalhada, até para não serem manipulados.

O compromisso do Google é com qualidade. Portanto, mesmo que se trate de conteúdo nas redes sociais, para garantir seu posicionamento saiba que o critério dos conteúdos originais e relevantes para o público jamais vai mudar.

Se a empresa lida com guarda corpo e corrimão em aço inox, ela precisa gerar conteúdos pertinentes sobre o assunto, que sejam capazes de agregar algo aos leitores. Este sempre será o ponto inicial de qualquer estratégia SEO, mesmo nas redes sociais.

Nesse contexto é que surge o RankBrain, algoritmo criado em 2015, que levantou a questão dos “sinais sociais”, ou seja, do engajamento das redes como algo que agregaria ou não um valor maior para ranqueamento nos buscadores.

Desde então os especialistas tentam entender melhor essa relação. Mas o fato é que, mesmo que de modo vago, as curtidas, comentários e compartilhamentos podem mostrar um link mais relevante do que outro, já que isso também é um sinal de relevância.

O que é a “presença social”?

Como vimos, há elementos e indicadores típicos das mídias sociais, como compartilhamentos, comentários e curtidas, que podem revelar a importância de determinada conta ou perfil, já que o engajamento é praticamente um critério universal.

Por outro lado, há indicadores que não são um critério seguro, como o número de seguidores. Daí a noção de “presença digital”, que é mais ou menos o modo como essas mídias impulsionam o SEO.

Imaginemos uma empresa de limpeza de aeronaves SP, por exemplo, que tem uma atuação restrita a uma região específica, e por isso pode crescer mais rápido em termos de reputação e reconhecimento da marca.

Nesse sentido, tudo cresce organicamente. A marca pode ter presença no Google Meu Negócio, que lida com a geolocalização da empresa, e já se tornou um fator de SEO. Depois, as redes sociais entrariam como um modo de agregar mais valor.

Modos práticos de influência

Se falarmos em posicionamento no sentido clássico do termo, de que você escreve um artigo sobre determinado assunto e ele é “lido” pelos algoritmos dos buscadores, neste caso as mídias não entram, pois os posts não são “lidos” por eles.

Portanto, não se trata de uma relação de conteúdo, ou mesmo de ponderação de textos, títulos, fotos e layout. A relação se dá, portanto, em termos de engajamento, visibilidade e, sobretudo, em termos de links e tráfego gerado.

Assim, outra maneira prática de garantir posicionamento é distribuindo artigos e conteúdos por meio das mídias sociais. Ou seja, após criar um conteúdo em um blog, seja um artigo ou um vídeo de palestras Sipat SP, é possível postá-lo nessas mídias.

Isso vai oxigenar muito mais o tráfego da página, fazendo com que mais pessoas encontrem seu site e interajam com ele. Inclusive, as vantagens também são comerciais e não apenas de SEO, pois toda visibilidade traz oportunidades e leads.

Isso toca um ponto fundamental do SEO que é o da relevância dos links com os quais determinada página se relaciona, que é o de link building, aprofundado adiante.

O que é o link building?

Termo em inglês para algo como “gestão de links” (em tradução livre), esse é um dos pontos essenciais do SEO no mundo todo.

Trata-se, na verdade, de um conjunto de parâmetros, que envolvem vários tipos de linkagens. Por isso, já existem estratégias de como aumentar o link building de um site, por meio de parcerias como guest post.

Com ela, um site troca conteúdos com outros do seu segmento ou nicho de mercado, que revelem que ele tem uma boa influência na área. Aí, no meio do artigo, uma página coloca link para a do parceiro e vice-versa.

O bacana das redes sociais é que elas também podem contribuir para esse tipo de networking. Como um escritório que faz folha de pagamento em ABC, ao manter uma rede social interessante ele pode atrair a atenção de parceiros também.

Assim, as mídias sociais se unem ao SEO de uma marca para mostrar que as estratégias não podem pensar apenas no aqui e agora. É preciso ver no médio e longo prazo, pois os parceiros também vão gerar clientes no futuro.

Considerações finais

Como vimos, a relação entre otimização de páginas e redes sociais cria um círculo virtuoso, que leva a marca a produzir conteúdos melhores, investir em divulgação, fortalecer sua autoridade no mercado, encontrar mais parceiros, então vender mais, etc.

Se considerarmos que hoje existem redes sociais para todos os gostos, isso se torna ainda mais interessante. Algumas priorizam textos curtos, outras aceitam alguns mais longos, há também as que focam fotos, vídeos, mundo corporativo e daí em diante.

Com as dicas que demos acima, vai ficar ainda mais fácil você aproveitar cada vez melhor essas plataformas, garantindo um melhor posicionamento SEO por meio das redes sociais, e tornando seu negócio mais sustentável e mais próximo do público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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