Aprenda a investir nos canais certos para encontrar seu público
Existem diversas formas de anunciar na Internet. Se você tem uma empresa ou é um microempreendedor querendo vender seus produtos ou serviços na web, é realmente difícil saber em que apostar e por onde começar.
Antes de tudo, é preciso entender as características de cada plataforma e qual o impacto que seus anúncios vão ter. Em outras palavras, não adianta sair anunciando em todos os lugares. É necessário saber onde seu público está.
Então, conheça melhor como funcionam as principais formas de anúncios na Internet e entenda como através de cada uma delas você consegue encontrar onde seu consumidor está.
Anúncios pagos na busca do Google
Atualmente, o Google conta com 3,5 bilhões de pesquisa de seus usuários todos os dias. Então, é natural concluir que anunciar no Google é uma forma interessante de atrair consumidores.
Nesse modelo você paga ao Google para anunciar seu conteúdo, focando suas escolhas em palavras-chave relevantes nas SERPs (Search Engine Results Page ou Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa) Este é, sem dúvidas, um dos tipos mais populares e eficazes de publicidade online.
Naturalmente, há uma enorme demanda de anunciantes querendo as primeiras posições no ranking da SERP. Para resolver este problema, o Google faz uma espécie de leilão para que os anunciantes façam lances por palavras-chave relacionadas a consultas que os usuários fazem na plataforma.
O Google Ads busca incentivar os melhores anunciantes a divulgar o melhor conteúdo em suas SERPs. Assim, eles recompensam anúncios que possuem altos índices de qualidade com classificações mais altas e menor custo por clique.
Publicidade no YouTube
Forçar as pessoas a sofrerem com um anúncio do YouTube de 30 a 60 segundos não é a melhor maneira de atrair a atenção do público, concorda?
Porém, os anúncios mais curtos no YouTube demonstram realmente envolver os espectadores. De acordo com o Google, 90% das campanhas publicitárias ampliam o recall global de anúncios em uma média de 30%.
Publicidade em mídias sociais
Embora grande parte da população brasileira use mídias sociais, o alcance orgânico (sem pagar por anúncios) das postagens está cada vez mais baixo. Isso ocorre porque todas as redes sociais tentam monetizar seu público o máximo possível.
Assim, a maneira mais rápida e eficaz de encontrar seu público-alvo é realmente pagando anúncios nas plataformas de mídias sociais.
O mais interessante das redes sociais é que os anunciantes têm diversas formas de otimizar suas campanhas. Pode-se escolher o objetivo de cada campanha, o tipo de anúncio a segmentação destes, de uma forma muito precisa.
Confira então um resumo dos recursos de publicidade que o Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram possuem.
Possui quase 1,5 bilhão de usuários ativos diários, que gastam em média 41 minutos na plataforma todos os dias. Para gerar receita com seu público-alvo, o Facebook criou as melhores ferramentas de segmentação e anúncios bastante econômicos.
Quando você cria uma campanha no Facebook , o primeiro passo é escolher a meta dessa campanha. Você pode querer criar conscientização, consideração ou as conversões para sua marca ou produtos.
Depois de escolher o objetivo da sua campanha, você também pode selecionar o tipo de anúncio que deseja, que pode ser anúncio com link, gráfico, anúncio em vídeo, carrossel, slides, entre muitos outros.
O LinkedIn tem um alcance menor que o Facebook, e atinge cerca de 250 milhões de usuários ativos mensais.
Porém, como é usado por profissionais que atualizam constantemente suas informações e procuram especificamente conteúdo sobre negócios, o LinkedIn é considerado a melhor rede social para geração de leads B2B.
Geralmente, os custos no LinkedIn são mais altos em comparação com as outras redes sociais, mas produzem as mais altas taxas de conversão e qualidade de leads, o que ajuda a justificar as elevadas taxas de publicidade da plataforma.
Ao anunciar no LinkedIn, você pode escolher entre três objetivos de marketing: aumentar o reconhecimento da marca, aumentar o tráfego do site, gerar leads e converter clientes em potencial.
Depois de definir sua meta, você pode anunciar conteúdo patrocinado, como postagens ou vídeos, no feed de notícias do LinkedIn, ou via InMail patrocinado na caixa de mensagens do LinkedIn do público-alvo e anúncios de texto, que são colocados à direita do feed de notícias.
Embora o Twitter tenha perdido 1 milhão de usuários ativos nos últimos anos, a plataforma ainda têm 335 milhões de usuários ativos mensais.
Depois de definir seu objetivo, você pode anunciar no Twitter com duas ferramentas: Anúncios ou Tweets promovidos.
Com 500 milhões de usuários ativos diários e 64% de seus usuários entre 18 e 29 anos, o Instagram é a melhor plataforma para atrair a atenção dos millennials e da geração Z.
O Facebook é dono do Instagram, então, naturalmente, seus objetivos para campanhas publicitárias se alinham aos do Facebook: conhecimento, consideração e conversão.
Depois de definir sua meta, você poderá criar quatro tipos de anúncio: foto, vídeo, carrossel e stories. E este é apenas um resumo da infinidade de recursos que você encontra no Instagram e nas demais redes sociais.
Enfim, há sempre uma forma de anunciar na Internet que vai chegar até o seu público alvo de maneira eficaz.
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