O posicionamento orgânico refere-se à quantidade de visitantes que o seu site, plataforma ou blog recebe espontaneamente, ou seja, visitas que não são atraídas por publicidade.
Com isso, as chances de fidelizar o usuário são maiores, já que as pessoas têm um interesse genuíno pelo conteúdo do seu website, bem como pelo produto e/ou serviço que a empresa oferece.
Para entender na prática, imagine a seguinte situação: você é um químico que precisa de um reator de vidro para laboratório.
Esse é um artigo muito específico e difícil de encontrar, por isso, decidiu procurar na internet.
Ao digitar a palavra no Google, por exemplo, o buscador apresentou uma série de sites. Isso é uma busca orgânica. Quando você clicar no site escolhido, fará parte do posicionamento orgânico.
Portanto, grande parte das empresas e e-commerces utilizam o posicionamento orgânico nas estratégias de marketing digital.
Isso porque além de fidelizar os usuários, o interesse genuíno por um produto/serviço aumenta a conversão de leads (potenciais clientes). Para isso, é preciso oferecer um conteúdo relevante e realmente interessante.
Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar o posicionamento orgânico do seu site.
1. Produza conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo é o grande aliado do marketing digital para o aumento do posicionamento orgânico. Afinal, o usuário deseja ser informado e consumir algo de qualidade, não apenas uma propaganda sensacionalista e invasiva.
Desse modo, ao invés de anunciar ofertas especiais para locação de compressor parafuso, o marketing de conteúdo visa apresentar ao leitor as vantagens do compressor, especificações sobre o equipamento, modos de uso e outras curiosidades.
Com isso, o usuário sente que se deparou com um conteúdo realmente válido, tendo confiança no seu site.
A grande moeda de troca da internet é a informação. Por esse motivo, empresas que adotam o marketing de conteúdo como ferramenta de marketing digital tendem a ter cinco vezes mais conversões (a taxa sobe de 0,5% para 2,9%).
É importante ressaltar que o conteúdo produzido nos websites e blogs deve ser credível, verdadeiro e comprovado para que o leitor tenha acesso à transparência nas informações.
Também é preciso arquitetar a leitura de modo inteligente, para que o usuário tenha facilidade na visualização.
Além disso, o marketing de conteúdo possibilita a diversificação de formatos. Ou seja, ao invés de escrever um texto longo e cheio de termos técnicos sobre conserto gerador, é possível elaborar um vídeo explicativo, mais dinâmico e atrativo.
Entretanto, é essencial conhecer o seu público-alvo para saber qual formato é realmente o melhor, de acordo com o perfil dos usuários.
Cerca de 58% dos profissionais de marketing dão mais valor ao conteúdo textual em relação ao visual. Mas, dependendo do nicho, a quantidade excessiva de texto pode não ser a melhor estratégia.
2. Utilize palavras-chave
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para motores de busca, é uma das maneiras mais efetivas de aumentar o tráfego orgânico no seu site/blog.
De maneira geral, o SEO consiste em um conjunto de técnicas, tendo como base o uso de palavras-chave específicas ao longo do conteúdo.
Dessa forma, o seu site/blog fica melhor posicionado no ranking de resultados dos buscadores.
Por exemplo, ao fazer uma busca no Google sobre a documentação necessária para legalizar uma carteira de habilitação cassada, o usuário tende a digitar palavras curtas.
Assim, ao invés de procurar “como legalizar cnh cassada”, ele busca por “despachante CNH cassada”.
Assim, o site de uma empresa de despachante pode usar essas palavras específicas e que são usadas pelos usuários dentro do marketing de conteúdo, aumentando as chances de aparição no Google.
Os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.) são responsáveis por 54% dos acessos dos usuários.
Desse total, 32,2% dos cliques são para as publicações orgânicas. Isso significa que os leitores têm mais confiança nos links posicionados espontaneamente, ao contrários dos anúncios pagos.
Ademais, é importante focar as técnicas de SEO para o Google, principalmente. Ele é considerado o maior buscador do mundo, com mais de 2 trilhões de pesquisas anuais, 40.000 consultas a cada segundo e 3,5 bilhões de buscas diárias.
Portanto, vale a pena conferir quais são as palavras-chave mais procuradas no Google e investir em um planejamento para esse buscador.
Para isso, recomenda-se:
- Fazer uma auditoria de conteúdo;
- Cuidar com o domínio concorrente de palavras-chave;
- Focar nas quick win keywords;
- Atenção ao CTR na SERP.
Auditoria de conteúdo
Quando fazemos uma auditoria de conteúdo, separamos as páginas que são mais “fortes” dentro do site/blog, ou seja, as que geram mais conversões.
Dessa maneira, é possível saber em qual página investir na otimização para consolidá-la melhor no Google.
Por exemplo, ao tratar sobre teste hidrostático em cilindros, a página que recebe mais acessos e conversões é a que trata sobre os métodos de análise hidrostática.
Sendo assim, devemos focar a otimização para essa página, dando mais destaque à ela, em relação a outras páginas do site/blog.
Cuidar do domínio concorrente de palavra-chave
Essa é uma dica de otimização muito importante, conhecida como “canibalização de palavras-chave”.
Ela consiste em não deixar que páginas de um mesmo domínio concorram com a mesma palavra-chave. Para isso, deve-se definir a palavra-chave e a URL no início do projeto.
Por exemplo, se um blog trata sobre os procedimentos de “análise de solo completa”, utiliza essa palavra-chave ao longo do texto e na URL.
Desse modo, o ideal é não repetir a keyword em outras páginas, mesmo que em assuntos relacionados. Isso melhora a experiência do usuário e, como consequência, aumenta as conversões.
Quick win keywords
As quick win keywords, ou “palavras-chave de ganho rápido”, em português, são os temos com um volume de busca considerável, localizados entre os 5 mais procurados no buscadores.
Com isso, há melhores chances de aumentar o tráfego orgânico com palavras já bem posicionadas, por esse motivo, recomenda-se o uso das quick.
CTR na SERP
O CTR (taxa de cliques) na SERP (página de busca do Google) é tão importante quanto o posicionamento.
Afinal, não adianta nada ter um site nas primeiras páginas do buscador, mas não receber cliques. No SEO, para melhorar o CTR na SERP é preciso adotar algumas práticas, como:
- Otimização do título;
- Descrição envolvente do conteúdo;
- Botões CTA (call to action);
- Linkagem de páginas.
Além disso, é importante que o seu site/blog tenha uma boa responsividade, pois grande parte dos usuários realiza buscas por dispositivos móveis (smartphones, tablets e celulares).
A velocidade de carregamento das páginas também influencia na experiência do usuário e na conversão de leads.
3. Tenha perfis nas redes sociais
As redes sociais já fazem parte das estratégias de marketing digital para posicionamento orgânico.
Só no Brasil, mais de 60% da população está ativa nas redes, com predomínio do Youtube (60% de acesso), Facebook (59%), Whatsapp (56%) e Instagram (40%). Além disso, cerca de 29% dos clientes compram um produto porque viram na internet.
Por essa razão, vale a pena investir em perfis e páginas nas redes sociais, principalmente, no Facebook e no Instagram.
Além da visibilidade entre os usuários, elas ajudam a aumentar o tráfego no seu site/blog, pois você pode divulgar um conteúdo diretamente pelas redes.
Por exemplo, ao produzir um texto informativo sobre enchimento torre de resfriamento no seu blog, você pode criar um link de redirecionamento direto em uma publicação no Facebook.
Desse modo, os usuários da rede que se depararem com a sua postagem podem clicar no link e, com isso, navegarem pelo seu blog, aumentando o tráfego de visitantes.
Quase 95% das empresas brasileiras já estão presentes no Facebook, o que demonstra a potencialidade dessa rede para o marketing digital.
Mais do que a visibilidade, o Facebook é uma das redes mais completas para a integração de estratégias, sendo possível produzir conteúdos diretamente na plataforma, em diversos formatos (textos, imagens, gifs, vídeos).
Além disso, o Facebook aproxima a empresa do público, por meio da troca de mensagens instantâneas e da rapidez na divulgação de informações.
Assim, um usuário pode entrar em contato pela rede perguntando sobre o selo mecânico para alta temperatura, mesmo sem entrar no site/blog da empresa.
Como estratégia, você pode responder ao usuário e, ao mesmo tempo, enviar o link para acesso ao website, também melhorando o posicionamento orgânico e a fidelização.
As interações sociais nas redes estão entre as principais técnicas de conversão de leads. Por isso, ao criar um perfil/página em qualquer rede social, é importante ser receptivo com os usuários.
Nesse sentido, oferecer promoções, promover conteúdo educacional e relevante, compartilhar informações curiosas e falar a língua do seu público-alvo, criando uma identificação com os leitores é muito importante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.