O cloud computing, também conhecido como computação em nuvem, consiste em uma solução tecnológica, que permite o acesso remoto de recursos, programas e informações por meio da internet.
Assim, é possível aceder a conteúdos por meio de dispositivos com conexão online, como smartphones, computadores, tablets e televisores.
O uso da computação em nuvem no Brasil teve um crescimento significativo.
De acordo com uma pesquisa feita pela BSA (Business Software Alliance), intitulada “Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, o Brasil ocupou a 18ª posição em 2018, no ranking dos 24 países que lideram o mercado de Tecnologia.
Além disso, a computação em nuvem é algo totalmente viável, principalmente, devido aos significativos avanços da internet.
Com o cloud computing, é possível aprimorar o compartilhamento de trabalhos, para mais agilidade e segurança no armazenamento de arquivos. Ademais, é difícil encontrar uma empresa que ainda não tenha a internet como a principal aliada nos negócios.
Apesar dos avanços, ainda há muito espaço para ser explorado no cloud computing, especialmente, no que concerne à sua aplicação nas empresas.
Vale dizer que o armazenamento em nuvem é uma solução vantajosa para todo e qualquer empreendimento que deseja investir em tecnologia da informação: desde os pequenos negócios até grandes multinacionais.
Os principais serviços do Cloud Computing
Atualmente, a computação em nuvem oferece uma grande variedade de serviços, tanto para o armazenamento e compartilhamento de dados quanto para as questões de segurança.
Entre as principais ofertas, destacam-se:
Software como Serviço (SaaS)
O SaaS oferece a possibilidade de aquisição do software, sem compra da licença, com uso gratuito da nuvem.
Apesar de econômico, o serviço costuma ter recursos limitados, o que pode não atender às necessidades da empresa. Importante lembrar que é possível expandir o espaço de armazenamento, porém mediante pagamento.
No SaaS, a empresa acessa o software diretamente pela internet, sem necessidade de instalação, configuração e compra de licenças.
Assim, ao colocar um arquivo sobre manutenção preventiva em compressores de ar, os colaboradores podem acessar o documento em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, sem a necessidade de instalar qualquer programa.
Plataforma como Serviço (PaaS)
O PaaS consiste em um ambiente completo de desenvolvimento on demand, onde é possível criar e modificar softwares e/ou aplicativos.
A principal vantagem desse modelo de cloud computing é a inclusão de sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento e sistemas de banco de dados, para aperfeiçoar a infraestrutura da computação em nuvem.
Isso quer dizer que toda a manutenção e atualização da infraestrutura são deixadas para o provedor, o que facilita o trabalho da equipe de desenvolvimento.
O PaaS pode ser usado para inúmeras soluções tecnológicas, incluindo no sistema de programação CLP Siemens, bem como outros serviços, que requerem alto nível de exigência.
Infraestrutura como Serviço (IaaS)
O IaaS oferece recursos de infraestrutura alugados, incluindo os servidores, routers, racks e hardwares, bem como demais ferramentas de compartilhamento e armazenamento de dados.
Normalmente, a empresa é cobrada pelo número de servidores e pela quantidade de arquivos em tráfego.
Como aplicar o cloud computing na sua empresa?
Existem variadas formas de realizar o serviço, por isso é sempre importante pesquisar e ver qual melhor se encaixa para a sua demanda.
Cloud Storage ou armazenamento
O armazenamento em nuvem, chamado de cloud storage, é uma das principais aplicações do cloud computing nas empresas.
O serviço disponibiliza toda uma infraestrutura de acesso aos sistemas de empresas e dados do negócio, por meio de servidores e redes.
De maneira geral, o armazenamento consiste em enviar os dados e arquivos da empresa para um sistema operacional online, onde é possível acessá-los dali mesmo, em um servidor virtual.
Isso reduz a presença de pastas em cada computador pessoal dos colaboradores, além de facilitar o compartilhamento dos arquivos.
Assim, um projeto de manutenção elétrica residencial pode ser visualizado por todos os trabalhadores envolvidos, sem precisar do envio de documentos por e-mail, pendrive, etc.
É possível que o projeto seja acessado por todos os colaboradores permitidos no sistema online.
Além disso, a plataforma digital permanece disponível para todos as pessoas, sem restrição de horário, dia da semana, ou localização.
Outro ponto positivo é o acesso por equipamentos móveis; assim, caso o colaborador queira mostrar o arquivo sobre automação de geradores de energia para um cliente, ele pode usar um smartphone, ao invés de um computador.
A logística de compartilhamento também é muito mais fácil, pois ela funciona com o backup de dados, dispensando a troca de mensagens entre os usuários da plataforma.
Entre as principais vantagens do armazenamento em nuvem, destacam-se:
- Praticidade;
- Organização;
- Segurança;
- Flexibilidade.
Segurança e gerenciamento de riscos
No cloud computing a segurança não é uma promessa, mas sim, uma garantia. Por essa razão, apesar de permitir o compartilhamento de arquivos e dados, todos eles têm um alto grau de confidencialidade.
Quer dizer que eles não podem ser compartilhados para qualquer um e, além disso, todas as ameaças e vulnerabilidades são afastadas.
Assim, o cloud computing pode ser indicado, pois dispõe de:
- Identificação e autenticação para controle de acesso;
- Política de segurança, nas normas de validação de aplicações;
- Criptografia de dados, mantendo a integridade das informações;
- Registro de atividades, para verificação do histórico do usuário;
- Comunicação criptografada e protocolos padronizados.
Além disso, o gerenciamento de riscos no cloud computing envolve o uso de ferramentas de segurança, como antivírus, antispam e impedimento de agentes não autorizados.
Isso é essencial para sistemas de segurança, como o sistema antifurto de lojas, para evitar a ação de hackers e invasores, que podem atuar em conjunto para atos ilegais.
As vantagens do Cloud Computing para a sua empresa
Diante dos serviços oferecidos e as possibilidades de aplicação, já é possível notar como o cloud computing é uma opção vantajosa para as empresas e para o trabalho dos colaboradores.
Os empreendimentos que migraram para os espaços virtuais têm experimentado inúmeros benefícios e, com isso, conseguem se destacar no segmento.
Um dos segmentos que mais tem investido em cloud computing é o industrial, muito por conta da grande quantidade de provimento de informações e por lidarem com projetos grandes, como o de manutenção de ponte rolante, envolvendo vários colaboradores.
Desse modo, o compartilhamento se torna mais rápido, para melhor rendimento do trabalho.
Além disso, há muitas outras vantagens em optar pela computação em nuvem, entre elas:
A flexibilidade
Os upgrades e as migrações de infraestrutura podem demandar um tempo muito grande para empresa, o que é prejudicial para os negócios.
No cloud computing, tem-se uma escalabilidade imediata, o que quer dizer que os recursos se ajustam, conforme a demanda da empresa.
A grande vantagem está na redução de pausas para instalações e reconfigurações de softwares e hardwares.
Ao comprar um painel IHM, a empresa pode colocá-lo para operação em nuvem. Assim, quando exigir alguma atualização no equipamento, não há tempo de parada, o que é ótimo para a expansão dos negócios.
Ademais, a computação em nuvem pode ampliar a disponibilização de produtos e serviços, com sistemas automatizados para registro, armazenamento de dados e acesso em plataformas digitais.
A transformação do negócio físico para online
O cloud computing permite o investimento de forma online, ou seja, gastos menores com espaços físicos, deixando o seu ambiente mais tecnológico.
Dessa forma, os ganhos são muitos, como a redução de custos, a equidade de informação entre todos os funcionários, o controle ampliado de estoque, além de outros pontos da empresa.
Assim, imagine uma empresa que revende peças para indústria, como o miliohmímetro digital. Ao invés de ter um controle de estoque manual, o proprietário pode optar por um software de controle online, utilizando os serviços de cloud computing.
Além disso, os serviços serão facilitados para os funcionários, que saberão exatamente a mesma informação em qualquer lugar em que acessarem.
A mobilidade em tempo real
A possibilidade de acesso a produtos, serviços, dados e arquivos em qualquer dispositivo com conexão à internet oferece uma vantagem competitiva à empresa.
Isso porque, é mais fácil tomar decisões sem a necessidade de deslocamento até um ambiente físico, já que as informações são de fácil alcance.
Como consequência dessa mobilidade e interatividade, a produção também cresce, pois os colaboradores se sentem mais à vontade e motivados para a realização dos trabalhos.
Outro ponto positivo disso tudo é a transparência da comunicação, a partir do compartilhamento de dados em tempo real, para as plataformas de acesso online, o que influencia positivamente no relacionamento entre os funcionários e gestores. Afinal, todos recebem a mesma informação, sem controvérsias.
Ao compartilhar os dados e arquivos com a empresa, o cloud computing também estimula o trabalho colaborativo, ou seja, melhor integração das equipes de colaboradores.
Isso também gera uma vantagem competitiva para o empreendimento, além de oferecer um ambiente de trabalho muito mais aberto, receptivo e agradável aos funcionários.