Confira dicas para investir em um bom provedor de armazenamento em nuvem
Se você tem um pequeno ou médio empreendimento, escolher a nuvem para sua pequena empresa não é algo tão óbvio.
Existe um grande número de novos e pequenos empreendedores que gostariam de optar pela tecnologia de nuvem, sem saber exatamente o que fazer.
De acordo com dados da consultoria Empresômetro, há atualmente cerca de 20 milhões de empresas no Brasil. Destas,, 13,5 milhões (70%) são negócios de pequeno porte. Entre os ano de 2008 até 2017, o número de empreendedores no país triplicou passando de 14,6 milhões para 49,3 milhões.
Se você se encaixa neste perfil, conheça então 5 dicas básicas para que você possa escolher a melhor nuvem para sua pequena empresa.
Olho no seu orçamento
1. Faça suas contas antes de investir
Embora você possa fazer um investimento antecipado, esperando obter economias futuras com o uso da nuvem, é sempre bom reservar previamente o valor a ser investido.
Tenha em mente que você pode pagar por aquilo que pediu. Não faça o investimento no calor da emoção, pensando naquilo que você ainda pode ter. Ajuste suas contas para o presente e vá ampliando os serviços contratados de acordo com o seu crescimento.
2. Descubra os potenciais fornecedores de cloud computing que estejam conectados às últimas tendências do setor
A tecnologia da nuvem muda constantemente. Então, como identificar um bom parceiro que proporcione os melhores resultados a você?
Podemos dizer que, em geral, a empresa provedora deve ser capaz de responder suas dúvidas sobre tudo, com facilidade. Temas como inteligência artificial relacionada à nuvem e até realidade virtual tem de ser conhecidos pelo fornecedor, que deve estar sempre apto a absorver e aplicar novas tecnologias e mudanças.
Pergunte onde os servidores estão
3. Escolha um parceiro que possa acompanhar seu crescimento
Sua empresa planeja expandir nos próximos anos? Você já tem um plano para alcançar níveis mais altos de produção, serviço e receita?
Você certamente pode avaliar qual a melhor opção de armazenamento em nuvem, em termos de volume. Assim, diga aos possíveis parceiros de nuvem o que você precisa hoje.
Então, descubra como eles podem trabalhar de forma realista com você, considerando também o possível crescimento do seu negócio. Se você tiver a impressão de que um provedor de serviços em nuvem não conseguirá acompanhar seu desenvolvimento e se redimensionar, é melhor procurar outras opções.
4. Entenda como o local do Cloud Server pode impactar sua empresa
Embora possa não importar para você onde suas informações estão sendo armazenadas, essa escolha pode sim ter impactos legais.
Pergunte ao provedor de nuvem onde estão os servidores deles. Se contarem com servidores localizados fora do seu país, procure assistência jurídica especializada para garantir que isso não afetará o acesso aos seus dados agora ou no futuro.
Segurança é fundamental
5. Escolha um fornecedor de nuvem que seja muito focado em segurança
A criptografia é um bom sistema, mas não é o suficiente. Veja se seu fornecedor de nuvem tem políticas rígidas de responsabilidade por informações armazenadas.
Se você encontrar um parceiro que ofereça um bom volume de armazenagem, por um preço que você pode pagar, nunca esqueça de perguntar também a respeito de medidas de segurança.
Seus dados são seu maior bem. Quando se trata de proteger os dados dos clientes, o provedor de nuvem deve ser impecável.
A escolha da computação em nuvem pode tornar os processos da sua empresa mais eficientes e simples. Embora sua empresa ainda seja pequena, você pode sim considerar seriamente o gerenciamento de seus dados em nuvem.
Há muitos fornecedores no mercado prontos para atender às suas necessidades. Então, pesquise bastante e esteja atento aos detalhes. Assim, você estará pronto para escolher a nuvem para sua pequena empresa.
Para muitas outras dicas de tecnologia, siga o blog da Control F5.