Entenda como vai funcionar a tecnologia sucessora do 4G
O presidente Donald Trump tuitou recentemente que gostaria de ver a tecnologia 5G e até a 6G nos EUA o mais breve possível. Embora o 6G seja uma invenção dele, o 5G já é realidade. Mas, você sabe o que é a chamada tecnologia 5G? Então, confira nosso post.
De plataformas de mídia social como Instagram ou Snapchat até aplicativos de transporte como o Uber, muitas empresas se beneficiaram enormemente da conectividade e velocidade oferecidas pelos atuais sistemas 4G. Embora essa quarta geração da tecnologia wireless tenha revolucionado muitos mercados, ela possui limitações. Durante a próxima década, o crescimento de todo o tipo de dispositivo conectado, a chamada IoT (Internet of Things) exigirá que as redes transmitam quantidades de dados ainda maiores, praticamente em tempo real.
A próxima geração de tecnologia, batizada como 5G, permitirá exatamente isso. A implantação inicial do 5G já começou no final de 2018, quando a empresa norte-americana AT&T lançou redes sem fio 5G em 12 cidades dos EUA. Porém, a chegada total da tecnologia pode levar em torno de uma década por lá. Empresas presentes nos Estados Unidos como Nokia, Qualcomm, Ericsson, Broadcom e Verizon já discutem as implicações do 5G, bem como planos de implantação de tecnologia e serviços.
O 5G trará velocidades comparáveis às fornecidas por cabos de fibra ótica. Os primeiros testes da tecnologia mostram velocidades reais de 700 – 3025 Mbps (3.025 Gbps), Por exemplo, se o download de um filme leva alguns minutos com 4G, levará apenas poucos segundos com 5G.
Como a tecnologia 5G vai impactar o mundo?
Enquanto os smartphones e outros dispositivos móveis obviamente serão beneficiados com o uso do 5G, existem muitas outras aplicações para a nova tecnologia. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, crescerá muito através da velocidade e da largura de banda fornecidas pelo 5G. A consultoria Gartner estima que mais de 20,4 bilhões unidades de IoT sejam instaladas até 2020. Os investimentos relacionados à IoT atingirão aproximadamente 3 trilhões de dólares.
Veículos autônomos, cirurgia robótica e monitoramento de infraestruturas críticas são apenas algumas das possíveis aplicações da IoT, habilitada para 5G. O salto quântico da conectividade no 5G cria uma tremenda oportunidade para diversas indústrias. Por outro lado, a tecnologia deve forçar uma mudança drástica em alguns setores. Indústrias como a da saúde, manufatura e automobilística serão fortemente impactadas. Quando o 5G se difundir, o efeito sobre estes setores será transformador por 3 razões:
- Os dispositivos 5G têm menor latência, permitindo uma transmissão mais rápida de fluxos de dados maiores;
- São mais confiáveis, trazendo uma transmissão de dados superior em condições extremas;
- O 5G é mais flexível do que o Wi-Fi e pode suportar uma gama mais ampla de dispositivos, sensores e wearables.
E como ficam os smartphones?
Os fabricantes de celulares também terão um papel muito importante na viabilização do 5G. Para a tecnologia se popularizar, é necessária uma cobertura de rede razoável, além da fabricação de aparelhos compatíveis. É provável também que a nova tecnologia afete o design dos smartphones. Alguns protótipos já existem, mas pode levar um bom tempo até que os fabricantes possam integrar novas antenas 5G nos celulares.
Embora a popularização do 5G seja prevista para um período de 10 anos, o lançamento das primeiras aplicações da tecnologia será feito nos EUA já em 2020. Quanto ao 6G do Donald Trump? Este ainda é um sonho. Porém, igualmente possível. Veja mais posts interessantes aqui no Blog da Control F5. E, continue nos seguindo. Aqui você encontra as informações mais atuais, na velocidade da luz!