Entenda como a Gamificação pode ajudar na motivação do seu cliente e dos seus funcionários
Você já ouviu falar em Gamification? Se a resposta é não, você já pode deduzir que é uma palavra estrangeira relacionada a games (jogos). O termo também é traduzido como Gamificação ou Ludificação. De maneira prática, Gamification significa a aplicação dos elementos típicos de jogos, como marcação de pontos e competição, para outras áreas de atividade.
Em outras palavras, Gamification é um processo que integra a mecânica do jogo em algo que já existe. Os objetivos do seu uso são motivar participação, engajamento e lealdade. A Gamification pode estar presente em muitas coisas do dia-a-dia das empresas. Pode aparecer no seu site, nos seus canais de mídia social, nas operações diárias, no envolvimento do cliente, e muito mais.
A Gamification introduz elementos de design de jogos em processos, e atividades a fim de torná-los mais divertidos e envolventes. São utilizadas competições, pontos, conquistas, regras de jogo e auto-expressão para encorajar ações através de feedback positivo. O termo “Gamification” foi cunhado pela primeira vez em 2002 por Nick Pelling, um programador e inventor britânico.
De fato, a Gamification é sim uma ferramenta de negócios. Ela pode representar uma nova direção para atingir as metas que você tem para sua empresa. Equivocadamente, muitas pequenas empresas não utilizam a Gamificação porque acreditam que apenas as grandes organizações podem fazer uso deste tipo de técnica.
Isso não é verdade. A Gamificação não requer sempre o uso de alta tecnologia e pode estar presente em processos e dinâmicas bem simples. A Gamification é uma ferramenta que as pequenas empresas podem implementar facilmente, com o objetivo de criar programas inovadores que lhes permitam, inclusive, competir com grandes marcas.
Como a Gamification funciona na prática?
Os componentes de um game são chamados de mecânica de jogo. E, quando aplicado à Gamificação, um conjunto de mecânicas é usado para envolver ou motivar o usuário. As 10 mecânicas de jogo a seguir são usadas na técnica em diferentes combinações. São elas: Feedback Rápido, Transparência, Objetivos, Premiações, Níveis, Onboarding, Concorrência. Colaboração, Comunidade e Pontuação.
Um bom exemplo de Gamificação é a ferramenta internacional da Samsung chamada “Samsung Nation”. De acordo com a definição da própria empresa, a Samsung Nation é uma comunidade de recompensas onde o participante ganha medalhas, sobe na hierarquia e se diverte descobrindo tudo que o Samsung.com tem a oferecer. O usuário pode ganhar distintivos e subir de nível apenas visitando, analisando produtos, assistindo a vídeos, participando de perguntas e respostas geradas por outros usuários, etc. Além disso, os participantes podem ver o que os outros estão fazendo em tempo real e descobrir algumas surpresas ao longo do caminho.
Gamificação nas pequenas empresas
A Gamification pode ser aplicada em empresas de qualquer porte. As mecânicas de jogos podem tanto ser usadas dentro da organização como para incentivar ações de seus clientes. Dentro da empresa, o despertar do espírito competitivo pode motivar os colaboradores. Isso compreende, por exemplo, iniciativas que vão desde o destaque do “funcionário do mês”, até dinâmicas de gestão de qualidade, onde determinadas áreas são premiadas quando têm bom desempenho.
Em relação aos clientes, programas de incentivo como acúmulo de pontos ou bônus, que podem gerar descontos, a classificação dos compradores em níveis diferentes, onde conforme o cliente que vai subindo obtém benefícios, são exemplos simples de como a Gamification pode estar presente nas estratégias de marketing do seu negócio.
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