Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Otimização Pós-Clique: Para que serve?

Entenda o que é a Otimização Pós-Clique e porque ela é  fundamental na sua estratégia de marketing digital

Muitas vezes, você imagina que ter sucesso em uma campanha de marketing digital significa conseguir muitos cliques em seus anúncios, postagens e outros. Porém, entenda algo: apenas obter os cliques, não vai tornar sua estratégia bem sucedida. É por isso que a chamada Otimização Pós-Clique (Post Click Optimization) é tão importante.

Para você entender melhor, otimização pós-clique é tudo o que acontece entre o clique em um anúncio e a conversão. Isso significa que, por exemplo, após clicar em um anúncio, o usuário pode encontrar uma landing page e uma página de agradecimento personalizadas. Ou seja, o clique foi apenas o início de uma estratégia pós-clique que, quando bem cuidada, pode gerar bastante retorno à marca. 

O caminho pós-clique deve ser natural e interessante ao leitor

A página de destino (landing page) pós-clique deve ser projetada como uma extensão natural do anúncio clicado. Cada elemento na página deve notificar o usuário de que ele chegou ao lugar certo e que aquilo que ele busca estará logo a seguir. Veja um exemplo de ação pós-clique da empresa Iperceptions, que utiliza muito bem os conceitos da otimização pós clique. Inicialmente, foram divulgados anúncios que promoviam o “Buyers kit” (kit do comprador) da empresa. Ao clicar no anúncio, o usuário seria levado para seguinte landing page:

As cores, títulos e imagens da landing page devem estar em harmonia com o anúncio clicado. Note também que o “Buyers kit” é o foco principal da página. Não há outros links ou informações que possam distrair o leitor. Após o usuário preencher seus dados, ele veria uma página de agradecimento onde é possível fazer o download do “Buyers kit”:

Note que muitas opções de contato são dadas na página de agradecimento, o que proporciona bem mais chances de conversão. Em outras palavras, através desta ação pós-clique, o usuário está bem mais propenso a tornar-se também um cliente da Iperceptions.

Existem 3 pilares que regem a otimização pós-clique

A criação de boas experiências de pós-clique está diretamente vinculada à 3 pilares básicos:

1- Criação escalonável: É a capacidade de criar rapidamente várias experiências pós-clique. Você pode personalizar e otimizar todas as páginas para diferentes segmentos de público ou buyer personasPor exemplo: Imagine que você tem um e-commerce e a Black Friday está chegando. Você quer oferecer 50% de desconto em 60 itens selecionados. Em vez de criar uma landing page poluída com os 60 itens, você pode desenvolver 60 landing pages diferentes. Cada uma seria dedicada a um item, podendo também serem segmentadas a clientes diferentes.

2- Otimização: No marketing pós-clique, otimização refere-se à melhoria dos componentes das experiências pós-clique através de pesquisas e testes. Assim, não deixe nunca de testar as melhores opções de landing pages e outros elementos pós-clique.

3- Personalização: Refere-se ao aumento da relevância do anúncio para um público-alvo específico. A criação das personas de marketing vai ajudar você a criar experiências de pós-clique cada vez mais pessoais.

É claro que anúncios e postagens são também excelentes estratégias para atrair a atenção do usuário e conseguir o tão importante clique. Mas, é a otimização pós-clique que vai garantir o sucesso de suas conversões. Então, comece já a focar mais seus esforços de marketing na otimização pós-clique. Você vai melhorar muito sua taxa de conversões e, consequentemente, aumentar de verdade seu número de clientes. E sua empresa? Já investe em otimização pós-clique? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!