Conheça melhor Neil Patel, o empreendedor de marketing que pode inspirar suas ideias (parte 1)
Você sabe quem é Neil Patel? Se você trabalha com marketing provavelmente já o conhece bem. Mas, se você tem uma empresa e está iniciando no mundo do marketing digital, precisa conhecer e se inspirar com os princípios de Neil Patel. Ele nasceu na Inglaterra, provindo de origem indiana e vive na Califórnia. Lançou seu primeiro site aos 16 anos.
Desde sempre foi empreendedor e nunca trabalhou em empresas de outras pessoas. É dono de serviços e softwares para marketing digital, como Crazy Egg, Kissmetrics, Hello Bar e Quick Sprout, além de uma agência de consultoria para empresas que querem aumentar suas vendas online. Possui seis escritórios pelo mundo, inclusive no Brasil. Entre seus clientes estão o Google, GM, eBay, Facebook, Airbnb e Viacom. Inclusive, Neil Patel tem grande interesse pelo mercado brasileiro, onde pretende ampliar fortemente seus negócios.
Recentemente, ele lançou um artigo que traz os princípios de Neil Patel na área de marketing. Em seus 18 anos trabalhando com marketing digital, Patel disse que vêm incrementando a lista de “Princípios de Neil Patel” de acordo com sua experiência. Ele comenta: “Muitos de vocês acham que eu sou inteligente, e que eu sou ótimo no marketing. Mas deixa eu estragar a brincadeira… Eu não sou inteligente e eu não sou ótimo no marketing. Na verdade, eu só estou fazendo as coisas há tempo suficiente para ter aprendido o que não fazer”. Então, conheça alguns dos princípios de Neil Patel para o marketing digital que você, empreendedor, pode aplicar para o sucesso do seu negócio:
A recessão pode ser favorável e nunca subestime os pequenos do mercado
Aposte tudo em períodos de recessão: Patel diz que quando a economia vai mal, os investimentos em marketing caem bastante. Portanto, o mercado é movido por ciclos. Assim, devemos otimizar nossas metas para ganhos à longo prazo. Ele diz que o marketing tende a ter um custo-benefício maior em períodos de recessão. Então, deve-se gastar mais, dobrar as apostas em períodos de recessão, para que se consiga ultrapassar a concorrência quando a recessão acabar.
Pequeno é o novo grande: Ele coloca que ajudar as pessoas pode fazer com que sua marca cresça a longo prazo. Não deve-se subestimar ninguém, pois as mídias sociais trouxeram poder equivalente a todos. Usando as mídias sociais, qualquer um pode impactar sua marca de maneira positiva ou negativa. Não devemos nos preocupar com o ROI (retorno sobre o investimento) a princípio. Ajudando a todos, suas ações geram o marketing positivo do boca-a-boca.
Contrate bons profissionais de marketing e cuide bem da sua marca
A melhor coisa que você pode fazer é construir uma marca: As pessoas conectam-se com marcas. Comece a construir sua marca desde o primeiro dia, independentemente de sua empresa ser pequena ou grande. Tente sempre melhorar a marca, pois assim construirá longevidade para seu marketing. Por exemplo: Quando as pessoas querem comprar tênis, elas nem sempre buscam no Google. Elas só pensam “Nike.” Quando as pessoas querem um cartão de crédito, elas pensam Visa ou Mastercard. Marcas tem muito poder.
Ideias existem aos montes, mas bons membros para a sua equipe, não: Você pode querer testar muitas ideias, mas se não tiver as melhores pessoas para colocá-las em prática, não vai chegar a lugar nenhum. Assim, não dê um passo maior que as pernas da sua equipe. Se você quiser que sua empresa cresça rápido, precisará de pessoas que comandem e liderem bem as suas iniciativas em marketing. Não contrate qualquer profissional de marketing. Demore o tempo que for preciso, mas tenha as pessoas certas para colocar seus projetos em prática da melhor maneira.
Gostou dos princípios de Neil Patel? Então aguarde nossos novos posts com mais ideias deste que é considerado um dos maiores empreendedores jovens do mundo do marketing digital. E você, tem alguma história interessante como empreendedor? Se deu certo ou errado, conte aqui pra gente!