A percepção do consumidor determina o sucesso ou fracasso do seu negócio
Por mais que uma pessoa ainda não tenha comprado seus produtos, acredite: A percepção do consumidor pode fazer seu negócio ter bastante sucesso, ou então ser um fracasso. Cultivar uma boa percepção a respeito da sua marca é um bem extremamente valioso para as pequenas e médias empresas. Diversos fatores afetam a percepção do consumidor sobre uma empresa. Entre eles estão as mídias sociais, o atendimento ao cliente, avaliações online, entre outros.
Para definir melhor o que é a percepção do consumidor, veja 4 fatores capazes de criar reações positivas ou negativas nas pessoas.
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- Sensação: É como o produto ou serviço estimula os sentidos do cliente;
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- Atenção: Dentre tantos estímulos e propaganda das marcas, o quão eficaz é uma marca em cativar a atenção do público;
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- Interpretação: É como a marca faz com que as pessoas se sintam. A marca provoca bons ou maus sentimentos?
- Retenção da marca: de que forma o produto ou serviço permanecerá na mente do seu público por um longo tempo, mesmo se a marca não tenha uma campanha de marketing ou publicidade em curso no momento.
Entender o funcionamento destes fatores pode ajudar sua empresa a perceber o que de fato determina o sucesso (ou fracasso) de sua marca.
Como usar a percepção do consumidor para melhorar as vendas
Se você possui uma PME, é bastante importante construir uma percepção do consumidor positiva para a sua marca. Muitas vezes, as pequenas e médias empresas começam sem muito orçamento para uma campanha de marketing. Assim, é preciso construir uma boa imagem com os recursos que você possui. E, neste momento, não importa se as pessoas vão ou não comprar imediatamente de você. O objetivo é criar uma boa percepção geral. As vendas, serão reflexo deste seu esforço. Veja, então, 4 dicas de como melhorar a percepção do consumidor e fortalecer a sua marca:
1. Marketing de mídia social
As mídias sociais são valiosas ferramentas de marketing que podem gerar um ROI significativo quando bem gerenciadas. Porém, é importante manter o foco e optar pelas plataformas atendam melhor ao seu negócio.
2. Marketing no atendimento ao Cliente
Aqui vale a antiga piada: um cliente satisfeito contará a 2 pessoas sobre sua experiência com uma empresa. Um cliente insatisfeito contará a 50… Você talvez não consiga agradar a todo o mundo. Mas, lembre-se que atender bem ao cliente também inclui estabelecer limites sobre o que estes consumidores podem esperar de você, além de incorporar o feedback deles antes que surjam problemas maiores.
Mesmo sem muito orçamento você pode construir uma ótima percepção do consumidor
3. Envolvimento na Comunidade
Uma queixa comum entre os consumidores hoje é que as empresas que não interagem com sua comunidade específica durante a maior parte do ano, mas, de repente, surgem com campanhas publicitárias massivas e com maior visibilidade quando são financeira ou socialmente convenientes. Para evitar ser rotulado como “amigo interesseiro”, fique visível em sua comunidade e no círculo social de seus clientes durante todo o ano.
4. Marketing de Percepção Seletiva
É praticamente impossível para o consumidor prestar atenção a todos os anúncios pelos quais são bombardeados todos os dias. Por isso, a maioria das pessoas apaga da mente as mensagens de produtos que não lhes interessam naquele momento. Assim, adapte sua estratégia de marketing para colocar sua marca na frente dos consumidores potenciais.
As empresas que adequam sua estratégia de marketing para inserir seus produtos na frente dos prováveis clientes de maneira perspicaz, estão aplicando o marketing de percepção seletiva. Os resultados geralmente são muito bons. Por exemplo: se você tem um escritório de serviços contábeis para pequenas empresas, pode colocar anúncios em espaços de co-working locais.
Gostou das dicas? Então leia também como criar um plano de marketing para pequenos empreendedores. Mesmo tendo pouco capital, é perfeitamente possível melhorar a percepção do consumidor sobre sua marca e aumentar suas vendas de maneira progressiva e constante.