Conheça as dicas de um expert para que seu canal no YouTube faça sucesso
Você ou sua empresa tem um canal no YouTube? Então, é claro que seria ótimo ter mais pessoas inscritas nele, não é mesmo?Confira então, 15 dicas testadas por Brian Dean para você também conseguir mais inscrições no YouTube.
Brian Dean, um dos maiores gurus do marketing digital, é um estudioso incansável dos rankings e algoritmos da plataforma. Brian diz que o teste é a melhor ferramenta de descoberta que existe quando se trata de obter bons rankings nas mídias sociais. E é assim, através de tentativas, erros e acertos que Brian desenvolve suas próprias estratégias e consegue alcançar sempre altas posições.
1. Seu foco deve ser qualidade e não quantidade
Podemos afirmar com certeza que você está cansado de ler em todos os lugares a seguinte afirmação “se você quiser conseguir mais inscrições no YouTube deve postar vídeos sempre.”
Brian Dean considera esse um conselho simplesmente…péssimo! Ele comenta que quando começou seu canal, seguiu à risca essa regra. E, teve bem pouca audiência. Além do mais, as raras pessoas que assistiram seu canal, nem ao menos fizeram inscrição.
Após a frustração inicial, Brian decidiu mudar o foco. Saiu do padrão de quantidade e focou sua atuação inteiramente em qualidade. Deu certo. Atualmente, em torno de 7000 mil pessoas inscrevem-se mensalmente no seu blog, o Backlinko.
2. Faça vídeos longos. Eles conseguem melhores posições
Surpreso? Sim, é isso mesmo. Quando falamos de vídeo SEO, saiba que os vídeos longos conseguem melhores posições no ranking das primeiras páginas do YouTube. Veja o seguinte gráfico, de um estudo feito pelo próprio Brian Dean:
A explicação para isso? O próprio YouTube confirmou publicamente que o tempo em que um usuário passa assistindo vídeos lá é um dos fatores determinantes da posição de um canal no ranking da plataforma.
Portanto, fica claro que a plataforma prioriza vídeos com maior tempo de duração, contanto que tenham poder suficiente de reter o usuário por mais tempo na plataforma.
3. Não deixe de fazer um trailer para o seu canal
Ter um trailer do seu canal, definitivamente ajuda você a conseguir mais inscrições no YouTube.
Se você ainda não sabe exatamente o que é trailer, o próprio YouTube explica: “o trailer funciona como uma prévia do que seu canal oferece para que os espectadores se inscrevam. Por padrão, não serão exibidos anúncios quando o trailer for reproduzido na página do canal no local reservado do trailer, a não ser que o vídeo inclua conteúdo reivindicado por terceiros. Isso ajuda a manter o usuário concentrado em conhecer e se inscrever em seu canal.”
Brian Dean recomenda que você inicie o trailer com o slogan do seu canal. Não tem um slogan? Então não deixe de criá-lo. O do canal o Brian é “”Rankings mais altos e mais tráfego”. Ele fala a frase nos primeiros 5 segundos do vídeo e o tempo total do trailer é de apenas 1 minuto.
Durante o trailer, você também pode fazer uma rápida edição dos “melhores momentos” dos principais vídeos do seu canal. Assim, o público já fica sabendo o que esperar assistir por lá.
O YouTube também dá mais algumas boas dicas sobre o que dizer no seu trailer:
- Imagine que o espectador nunca tenha ouvido falar sobre você;
- Seja breve;
- Prenda seus espectadores logo nos primeiros segundos;
- Não diga, mostre.
Detalhes que fazem seu canal conseguir mais inscrições no YouTube
4. Responda a todos os comentários
Esta é uma das maneiras mais fáceis de conseguir mais inscrições no YouTube. E é mais uma dica que o próprio YouTube nos dá.
A frase a seguir foi extraída do próprio tutorial do YouTube, e mostra uma correlação clara entre responder à comentários e número de inscritos: “Quando os criadores de conteúdo dedicam tempo para interagir com sua comunidade fiel, isso pode incentivar a participação do público e, em última análise, resultar em uma base de fãs maior”.
Já percebeu que a maioria dos YouTubers é “ocupado demais” para responder aos comentários? Então, aproveite esta boa possibilidade de conseguir mais inscrições.
5. Crie uma descrição diferenciada para seu canal
A maioria dos canais do YouTube não faz nada para de destacar. Se você criar uma “tagline”, ou seja, uma descrição única para aquilo que seu canal oferece, você dará um excelente passo para conseguir mais inscrições no YouTube.
A ideia é criar um diferencial para seu canal, tornando-o especial em seu nicho.
Por exemplo: O canal de Brian Dean ensina estratégias de marketing cujas quais as pessoas podem usar para expandir seus negócios.
Mas, se ele usasse descrições como “Eu ensino estratégias de marketing” ou “Eu ajudo você a expandir seus negócios” não funcionaria.
Existem milhares de outros canais no YouTube que prometem a mesma coisa, e da mesma forma.
Porém, ele conseguiu centrar sua descrição no foco principal do seu canal. A descrição (tagline) dele é:”Rankings mais altos e mais tráfego”. Ele também colocou essa tagline na imagem de apresentação do canal. Está funcionando bastante.
6. Incorpore os vídeos em seus blog posts
Seu blog é uma enorme fonte de visualizações e inscrições inexplorada. Alguém que está lendo o seu conteúdo em forma de texto, claramente tem interesse pelo seu material.
Isto significa que estas pessoas representam fortíssimas possibilidades para novas inscrições em seu canal no YouTube.
Portanto, se você produz vídeos e também tem um blog, promova seus vídeos incorporando-os em suas postagens. Os vídeos podem trazer informações que complementam ou explicam algo dito no texto.
Muitas vezes, a linguagem do vídeo, acaba sendo mais atraente do que o texto. Use esta relação a seu favor.
Faça seu canal ser relevante e único
7. Crie uma Power Playlist
Power playlists são listas de reprodução, mas que funcionam de uma forma melhor. A maioria das listas de reprodução do YouTube são organizadas por tópicos. Já as Power Playlists são organizadas por resultados. Veja o exemplo da Power Playlist do site do próprio Brian Dean:
Em vez de simples tópicos, os resultados da Power Playlist são muito mais diretos. Isso torna as pessoas muito mais propensas a assistir seus vídeos.
8. Adicione uma marca d’água de branding aos seus vídeos
Você sabe o que é uma marca d’água de branding? Nada mais é do que um botão de inscrição personalizado que o YouTube disponibiliza para ser incorporado a todos os seus vídeos.
Através desta marca d’água, os seus espectadores podem se inscrever diretamente no seu canal somente passando o cursor sobre ela. Este simples recurso, muitas vezes ignorado pelos YouTubers, pode ajudar muito e facilitar a sua tarefa de conseguir mais inscrições no Youtube.
9. Promova seu vídeos na tela final de cada vídeo
Tenha em mente que quanto mais vídeos as pessoas assistem, maior a probabilidade delas se inscreverem no seu canal. Porém, o que você tem feito para que as pessoas assistam 2, 5 ou até 10 vídeos seus?
Promover outros vídeos ao final de cada vídeo seu é uma boa ideia. E, como você deve fazer isso? Primeiro, disponibilize os 10 últimos segundos de seus vídeos especificamente para sua tela final. Em seguida, use o editor End Screen do YouTube para adicionar um link a um vídeo relacionado. E, pronto!
Retenha seus usuários por mais tempo no YouTube
10. Sempre tente aumentar o tempo de visualização dos seus vídeos
O tempo de visualização dos seus vídeos (watch time) é um fator de classificação de SEO do YouTube extremamente importante. E não é apenas isso. Vídeos com números altos de tempo de exibição são promovidos com maior frequência na página inicial da plataforma.
O YouTube também afirma que: “Quanto mais tempo você conseguir manter as pessoas assistindo o YouTube por causa de seu conteúdo, mais conteúdo seu poderá ser exibido.”
Mas, o que fazer para maximizar o tempo de exibição de seus vídeos? A dica do Bran é: use muitas interrupções de padrão. E o que é uma interrupção de padrão? É qualquer evento do vídeo capaz de alterar sua linearidade. Ou seja, é qualquer coisa que altere os padrões de pensamento da pessoa.
É por isso que os vídeos mais bem sucedidos do YouTube, trazem diversos tipos de interrupções de padrão. O objetivo deste recurso é tornar os vídeos mais dinâmicos. As interrupções de padrão podem ser: exibição de gráficos, cortes rápidos, piadas, etc.
Para ter um exemplo, confira este vídeo de Safiya Nygaard. Ela usa padrões de interrupção super simples, como mudanças no ângulo da câmera e gráficos:
11. Não esqueça de finalizar seus vídeos com um bom CTA
Você não sabe, ou não lembra o que é CTA? Então, refrescamos sua memória. Para conseguir uma conversão, muitas vezes você precisa criar uma maneira, uma estratégia para que o usuário da web complete uma ação desejada. Então você cria o chamado CTA (call to action, traduzindo, uma “chamada para a ação”).
Embora você possa associar este conceito apenas aos anúncios, é muito importante que seja criado um bom CTA para seus vídeos. Se você não disser o que seu espectador deve fazer após o final do seu vídeo, ele provavelmente vai clicar em um vídeo de outro canal.
Então, não pense duas vezes: ao fim dos seus vídeos, diga literalmente para que a pessoa inscreva-se no seu canal. Explique, diga para as pessoas clicarem no botão abaixo e lá realizarem a inscrição.
12. Promova seu canal em outras fontes
Em qualquer oportunidade que você tiver, promova seu canal. Seja em e-books, webinars, apresentações, anúncios, website. Não deixe de “vender” seu canal aonde quer que você esteja.
Jamais tente comprar seguidores
13. Otimize sua página inicial
Já é uma vitória quando alguém chega na página inicial do seu canal. Porém, isso ainda não garante que você vá conseguir mais inscrições no Youtube.
Quando um usuário chega à sua página, duas coisas podem acontecer: ele sai imediatamente, ou assiste seus vídeos e se inscreve no canal.
Brian Dean diz que, por experiência própria, uma página de canal otimizada pode aumentar seus inscritos de duas a cinco vezes mais,
Esta é a homepage antiga do canal dele. Com esse layout, Dean não obteve muito sucesso:
Após a otimização, a página inicial do canal ficou assim:
Podemos dizer que não há uma fórmula perfeita de organizar sua página inicial. Você deve se basear em bons exemplos e, com base nos seus resultados, escolher a melhor maneira de dispor as informações na sua homepage.
14. Cuidado com o áudio
Por se tratar de YouTube, é bastante comum que foquemos nossa atenção apenas à técnica e estética da parte visual do conteúdo.
Mas, a qualidade do áudio é essencial para que você mantenha sua audiência sempre em alta. Você já reparou no quão difícil é prestar atenção em um vídeo onde você não se consegue entender muita coisa?
Então, não deixe de testar a qualidade do seu áudio sempre. Certamente, a facilidade em ouvir o que você diz pode trazer muito mais inscritos para o seu canal.
15. Não caia na tentação da trapaça
Muita gente, ávida por conseguir mais inscrições no YouTube, acaba investindo dinheiro em práticas não recomendadas como comprar seguidores, e visualizações de vídeos para seus canais.
Nossa dica é: não faça isso de forma alguma. Além de antiética, a compra de seguidores não trará nenhum benefício real a longo prazo para você. É um investimento alto e inútil, pois você não estará construindo uma audiência real.
Ao contrário, a prática pode causar prejuízos a você e sua imagem na Internet de forma permanente.
Conseguir uma boa audiência no YouTube é resultado de muita prática, testes e a criação de uma conexão real com seu público. Quanto maior for a qualidade e a relevância do seu conteúdo, maior sua chance de sucesso. Assim, não espere resultados imediatos do dia para a noite.
Vá construindo sua identidade e otimizando suas práticas. Com bastante trabalho, e sem pressa, você certamente vai conseguir mais inscrições no YouTube.
Então, agora você já sabe como aprimorar sua estratégia para conseguir mais assinantes para seu canal no YouTube. É hora de colocar a mão na massa!
Ainda não está convencido que os vídeos podem realmente ajudar no marketing da sua empresa? Então entenda por que os vídeos são imprescindíveis na estratégia de marketing dos negócios.
Continue acompanhando o Blog da Control F5. Todos os dias trazemos informações fundamentais para ajudar sua empresa a crescer.